Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Prezados leitores,

É com enorme satisfação que abrimos a edição 14.3 da Revista de Administração Contemporânea. Com os artigos deste número alcançamos a casa dos 470 publicados!

O primeiro artigo desta edição trata dos Impactos da Participação Privada no Sistema Prisional: Evidências a partir da Terceirização de Prisões no Paraná. Neste trabalho, Sandro Cabral e Sergio G. Lazzarini discutem os impactos decorrentes da participação de atores privados na prestação de serviços de prisões no Estado do Paraná, a partir de uma análise comparativa entre prisões gerenciadas integralmente pelo poder público e prisões terceirizadas no período de 2001 a 2006. De acordo com os referenciais teóricos utilizados, essas iniciativas implicariam a redução dos custos em detrimento da qualidade dos serviços. No entanto, os resultados obtidos apontam que as unidades prisionais terceirizadas não somente apresentam menores custos como também melhor desempenho.

Ainda na linha da administração pública, o segundo artigo - Relação entre Emendas Parlamentares e Corrupção Municipal no Brasil: Estudo dos Relatórios do Programa de Fiscalização da Controladoria-Geral da União - de Antonio Carlos de Azevedo Sodré e Maria Fernanda Colaço Alves mostra que a literatura recente indica relação significativa entre transferência intergovernamental de recursos orçamentários (via emendas parlamentares) e incidentes de corrupção nas instâncias locais de governo. Tendo estes estudos em vista, o artigo busca estudar as relações existentes entre emendas parlamentares e os episódios de corrupção municipal no Brasil. "A análise formal estatística, que utiliza uma série de variáveis de controle sociodemográficas e político-partidárias de interesse, sugere que, em média, municípios que recebem emendas parlamentares apresentam uma incidência 25% maior de episódios de corrupção".

No terceiro texto deste número, Cristiane Marques de Mello, João Marcelo Crubellate e Luciano Rossoni nos trazem interessante estudo da Dinâmica de Relacionamento e Prováveis Respostas Estratégicas de Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Administração à Avaliação da Capes: Proposições Institucionais a partir da Análise de Redes de Co-Autorias. Este texto tem como objetivo descrever e analisar as mudanças ocorridas na configuração estrutural das redes de co-autorias entre professores vinculados a Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Administração com base na teoria institucional. "Adotou-se um recorte longitudinal, abrangendo um período de seis anos, subdivididos em dois triênios: 2001-2003 e 2004-2006". Os resultados indicam um aumento na cooperação de co-autoria de um triênio para outro, supostamente indicando aumento da aquiescência dos programas em relação às exigências do órgão de avaliação.

Ainda tratando de redes, o quarto trabalho, O Campo de Estudo sobre Redes de Cooperação Interorganizacional no Brasil, de autoria de Alsones Balestrin, Jorge Renato Verschoore e Edgar Reyes Junior tem como objetivo trazer maiores evidências sobre as características do campo de estudos de redes de cooperação interorganizacionais no Brasil. A pesquisa de campo foi conduzida por meio de análise bibliométrica entre os anos 2000 e 2006. "Entre os principais resultados, destacam-se: (1) quatro teorias - estratégia, dependência de recursos, redes sociais e institucional - consolidam a base conceitual predominante na orientação dos estudos; (2) as pesquisas foram conduzidas, em sua grande maioria, por abordagens qualitativas e transversais; (3) as redes horizontais (simétricas), os antecedentes de necessidade de recursos materiais e imateriais, bem como os resultados de aprendizagem e de inovação apresentaram um maior interesse nos estudos brasileiros; (4) as teorias de estratégia, dependência de recursos, custos de transação, redes sociais e institucional possuem a maior centralidade geodésica relativamente às demais; 5) a teoria de redes sociais demonstrou forte centralidade de intermediação das teorias consideradas nesse estudo".

No artigo seguinte, Fotografias de Família pela Ótica das Sucessoras: um Estudo Sobre uma Organização Familiar, Fernanda Tarabal Lopes e Alexandre de Pádua Carrieri analisam os vínculos entre indivíduo e organização que caracterizam sua permanência ou expurgo de empresas familiares. Por meio das histórias de vida dos sujeitos, os autores buscaram compreender os vínculos estabelecidos entre as filhas que permanecem no negócio da família e a que abandona a empresa, através do entendimento do não-vínculo. Para tanto utilizam uma abordagem psicanalítica, aliada às teorias sobre o vínculo social. "Os resultados demonstraram que a permanência / assujeitamento ou o expurgo do indivíduo não se relaciona apenas a questões organizacionais, mas também àquelas oriundas do âmbito familiar, de ordem psicológica".

O sexto trabalho, Fatores Promotores e Inibidores do Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação em uma Situação de Fusão: o Caso de uma Rede Varejista, de Christiane Maria Leite Pereira e Jairo Simião Dornelas, busca identificar fatores promotores e inibidores do alinhamento estratégico da tecnologia da informação com a estratégia empresarial em uma situação de fusão de empresas em ramo varejista. "A singularidade do estudo de caso remonta ao fato de que, embora a estrutura organizacional da empresa adquirente seja muito maior do que o da empresa adquirida, o perfil de gestão de tecnologia da informação da empresa adquirida é muito mais estruturado do que o da empresa adquirente, configurando um interessante cenário para a pesquisa".

No penúltimo artigo, Roberto Coda e Maria Filomena Fontes Ricco nos trazem o trabalho intitulado Estilos de Comportamento de Profissionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). "Essa pesquisa visa identificar padrões de comportamento no trabalho de profissionais que atuam em organizações de C,T&I, intencionando, dessa forma, fornecer subsídios para a contratação, desenvolvimento e alocação de profissionais, hoje denominados trabalhadores do conhecimento". Os resultados indicam haver predominância, nas organizações alvo do estudo, dos estilos de mobilização Especialista e Competidor, e um decréscimo de representatividade dos estilos de mobilização Mantenedor e Conquistador, o que, segundo os autores, os caracteriza como grupo diferenciado, com padrões comportamentais específicos.

Por fim temos o artigo Doutores em Ciências Contábeis: Análise sob a Óptica da Teoria do Capital Humano de Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Edgard Bruno Cornachione Junior e Gilberto de Andrade Martins. O propósito desta pesquisa é identificar e analisar as avaliações e percepções dos doutores em Ciências Contábeis, titulados pela FEA/USP, sobre as influências do doutorado nos seus desenvolvimentos e responsabilidades sociais. "Os resultados evidenciam que o Doutorado em Ciências Contábeis tem encontrado sua principal clientela entre homens casados que desenvolvem suas atividades no mercado. Titulam-se, em média, aos 42 anos e, ao ingressarem, buscavam seguir ou aprimorar a carreira de pesquisador, além da obtenção de melhor nível de renda. E, nesse último ponto, alcançaram pleno êxito. Os efeitos da titulação sobre os rendimentos são bastante acentuados".

Na seção Casos de Ensino em Administração, temos o trabalho intitulado Afinal, Quantas Empresas tem esta Cidade? de Rosane Rivera Torres e Andréa Leite Rodrigues.

Nas Resenhas Bibliográficas apresentam-se Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Base Tecnológica de Antonio Valério Netto, por Sandra Tornieri e O Lado Oculto das Mudanças: a Verdadeira Inovação Requer Mudança de Percepção, de Luc de Brabandere por Edemilson Messias dos Santos.

Já nas notas bibliográficas, temos Análise do Discurso em Estudos Organizacionais. De Alexandre de Pádua Carrieri, Luiz Alex Silva Saraiva, Thiago Duarte Pimentel e Pablo Alexandre Gobira de Souza-Ricardo, por Cláudio Júnio Patrício e Comunicação e Inovação: Reflexões Contemporâneas, de Mônica Pegurer Caprino (org.), por Péricles Fontanella.

A todos, uma excelente leitura!

Rogério H. Quintella

Editor Geral

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Maio 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2010
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br