Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Prezados Leitores,

O editorial deste volume 4 da 14ª edição da Revista de Administração Contemporânea, RAC, se inicia com a manifestação, tanto dos editores como de toda a equipe dos Periódicos ANPAD, de profundos sentimentos de perda e tristeza, decorrentes do falecimento do fundador dessa revista e Presidente da ANPAD, Professor Clóvis Luiz Machado-da-Silva.

Por grande coincidência, a edição da BAR, Brazilian Administration Review, (outro periódico da ANPAD) relativa ao trimestre de julho, agosto e setembro e que é publicada concomitantemente a esta Edição da RAC (referente a Julho/Agosto), se inicia com um artigo intitulado The Meanings of the Death of the Founder: The Constructionist Approach. No artigo, os autores Mozar José de Brito, Sabrina Soares da Silva e Mayara Maria de Jesus Muniz, em minha livre tradução, assim concluem: "A análise dos resultados da pesquisa leva à conclusão de que a morte do fundador de uma organização será sempre marcada por uma rede de significados intersubjetivamente construídos, que serve como referência para a reprodução da história da organização e dos feitos heróicos daquele que foi o pioneiro na sua construção".

Para os estudiosos da Cultura Organizacional, os heróis são aqueles que personificam as forças e valores aparentes da organização. Não há dúvidas de que Clóvis foi e será um dos heróis que mais fortemente personificaram os valores da ANPAD, tendo contribuído muito fortemente para a institucionalização desses valores, assim como para seus ritos, normas e mesmo mitos, narrativas e história.

Quem não viveu essa história pode até imaginar que possa haver algum exagero nessas afirmações. Quem a viveu, porém, há de concordar: o Professor Clóvis Machado-da-Silva teve, tem e terá influência indelével na cultura da ANPAD e, por consequência, em toda a área de Administração no País.

Seu gosto pelo trabalho e pela qualidade do que fazia levou-o a uma produção científica de grande relevância e, principalmente, a formar, enquanto professor e orientador, várias das lideranças científicas que hoje atuam nesta área no Brasil, principalmente no campo dos estudos organizacionais.

O amor pelo que fazia tornou-o obstinado no trabalho, o que é reconhecido por muitos. O que poucos sabem, porém, é que isso não o tornou aquilo que usualmente se chama de um workaholic, uma vez que era pessoa muito feliz e realizada também nas relações familiares e de amizade. Essa era a fonte do bom humor que tornava suas brincadeiras uma constante, mesmo nas mais sisudas assembléias.

Ao meu amigo Clóvis fica a minha singela homenagem!

Estou certo de que ele, se aqui estivesse, estaria feliz com esta edição da RAC que, por muitas razões, é uma edição especial. É particularmente rica e interessante, com oito artigos de alta qualidade, uma excelente seção de documentos e debates, um caso de ensino, duas resenhas e duas notas bibliográficas.

O primeiro artigo, O Desenvolvimento de Competências Organizacionais em Diferentes Modelos Gerenciais de Subsidiárias de Empresas Multinacionais Brasileiras, de Felipe Mendes Borini e Maria Tereza Leme Fleury busca entender quais são os modelos gerenciais para desenvolver diferentes tipos de competências em empresas multinacionais brasileiras. "A premissa principal que sustenta o artigo é que as multinacionais brasileiras necessitam desenvolver competências não locais em suas subsidiárias, como forma de competir em igualdade de condições com multinacionais já estabelecidas no mercado global. O artigo se baseia em uma pesquisa survey realizada com sessenta e seis subsidiárias estrangeiras de trinta multinacionais de origem brasileira".

A seguir, em As Quatro Faces de RH: Analisando a Performance da Gestão de Recursos Humanos em Empresas no Brasil, Betania Tanure, Paul Evans e Vera L. Cançado buscam analisar o desempenho do RH em empresas brasileiras, a partir do modelo das Quatro Faces da GRH, o executor, o construtor, o parceiro de mudança e o navegador. Para tal, foram utilizados dados secundários de uma survey com 173 presidentes das 500 maiores empresas no Brasil e um estudo de caso realizado em uma grande empresa financeira.

O terceiro artigo, intitulado A Relação entre Aglomeração Produtiva e Crescimento: A Aplicação de um Modelo Multinível ao Setor Industrial Paulista, de Eliane Pereira Zamith Brito, Luiz Artur Ledur Brito, Elvio Corrêa Porto e Marcelo Erdei Szilagyi analisa a relação da aglomeração de firmas de mesma atividade econômica na taxa de crescimento do emprego local, a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) no Estado de São Paulo no período de 1996 a 2005.

Na sequência, Lucilio Linhares Perdigão de Morais e Ana Paula Paes de Paula nos apresentam Identificação ou Resistência? Uma Análise da Constituição Subjetiva do Policial. Este trabalho objetiva discutir aspectos da construção da subjetividade de policiais, investigando as temáticas da ideologia nas organizações e da formação da identidade profissional, com o objetivo de compreender como estes elementos se relacionam na esfera da subjetividade do indivíduo, de sua socialização e adesão ao discurso organizacional.

O quinto trabalho de pesquisa, intitulado A Produção Científica Sobre Cultura Organizacional em Organizações Públicas no Período de 1997 a 2007: um Convite à Reflexão, de Lindomar Pinto da Silva e Élvia Fadul. "Este trabalho analisa a produção científica sobre cultura organizacional em organizações públicas no Brasil, no período de 1997 a 2007. A pesquisa privilegiou os periódicos brasileiros mais conhecidos na comunidade acadêmica e os encontros promovidos pela ANPAD neste período".

O antepenúltimo artigo, Ser ou não Ser Favorável às Práticas de Diversidade? Eis a Questão, de Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira e Darcy Mitiko Mori Hanashiro, aborda as práticas de diversidade nas organizações brasileiras, discutindo as atitudes de dois grupos diante dessas práticas: os Dominantes e os Diversos. Acreditam as autoras que o entendimento dessas atitudes venha a contribuir para o avanço em direção a uma teoria de diversidade.

A seguir, Luciedi Temporal Gomes Esper, Sérgio Fernando Loureiro Rezende, Ângela França Versiani, Humberto Elias Garcia Lopes, Liliane de Oliveira Guimarães e Roberto Gonzalez Duarte apresentam o trabalho de pesquisa intitulado Relações de Poder e Mudanças Pós-aquisição Internacional na Rede de Relacionamentos da Adquirida. Nesse trabalho, embasados na perspectiva de redes industriais e na literatura de canais de distribuição, os autores analisam poder e mudanças pós-aquisição internacional, verificando como a variável 'poder' influencia "mudanças pós-aquisição internacional na rede de relacionamentos da adquirida".

No último artigo, O impacto da conexidade no comportamento do consumidor em relação aos programas de televisão, Valter Afonso Vieira e Jucelia Appio buscam verificar as propriedades psicométricas da escala de conexidade com programas de TV no comportamento do consumidor.

Na sequência, na Seção de DOCUMENTOS E DEBATES temos uma interessantíssima discussão a partir do texto de Gláucia Maria Vasconcellos Vale e Humberto Elias Garcia Lopes, intitulado Cooperação e Alianças: Perspectivas Teóricas e suas Articulações no Contexto do Pensamento Estratégico. Este importante e contemporâneo trabalho tem uma primeira réplica no texto de Sandro Cabral e Sérgio Lazzarini - Por uma maior (e melhor) integração das perspectivas teóricas do pensamento estratégico. Uma segunda réplica, por Jorge Ferreira da Silva e Ângela da Rocha. A Estrutura Intelectual da Produção Científica de Alianças Estratégicas: Impressionismo ou Realismo? - aprofunda a discussão que se conclui com a tréplica - Riscos e Desafios do Pesquisador no País das Maravilhas: Reflexões sobre Trajetórias de Investigações em Alianças Estratégicas dos mesmos autores do documento inicial.

Já em CASOS DE ENSINO traz o trabalho intitulado Os Formadores de Opinião na Alimentação Infantil, de Luciene Nascimento de Almeida, José Roberto Ribas e Adilson dos Santos Leandro.

Na seção de RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS apresentam-se Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos de Ana Cristina Limongi França por Karinne Nogueira Galinari e Magnus Luiz Emmendoerfer e Managing: desvendando o dia a dia da gestão, de Henry Mintzberg por Rita de Cássia Fucci Amato e Edmundo Escrivão Filho.

Por fim, temos NOTAS BIBLIOGRÁFICAS sobre Gestão de Idéias para Inovação Contínua, de José Carlos Barbieri, Antonio Carlos Teixeira Álvares e Jorge Emanuel Reis Cajazeira, por Ligia Fiedler e Inovação: Estratégias e Comunidades de Conhecimento, de Marly Monteiro de Carvalho, por Edimeri Frá.

A todos, uma boa leitura e, ao meu amigo Clóvis, meu público reconhecimento e admiração!

Rogério H. Quintella

Editor Geral

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Ago 2010
  • Data do Fascículo
    Ago 2010
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br