Acessibilidade / Reportar erro

Liderança radical: como renovar seu entusiasmo pelo trabalho e dar um salto em sua carreira

RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS

Priscila de Andrade Alves

(ADM/Unb)

LIDERANÇA RADICAL - COMO RENOVAR SEU ENTUSIASMO PELO TRABALHO E DAR UM SALTO EM SUA CARREIRA. Steve Farber. Rio de Janeiro: Editora Sextante/GMT, 2006. 160 p. ISBN: 8575422464.

A capacidade de liderança não se baseia somente em organizar pessoas em torno de um propósito comum, e sim, de tornar possível um ambiente em que elas possam ambicionar mudar o mundo. Nos dias de hoje, a liderança se tornou mais rótulo do que atitude, já que para alguns vestir-se de forma elegante, falar jargões administrativos, ser carismático e comunicativo é ser um líder. Mas a obra mostra que atitudes como: enfrentar seus medos, ter amor pelo que faz e pelas pessoas que trabalham com você, aprender com os erros e fracassos, ter audácia e energia nas realizações é ser verdadeiro líder.

O texto leva-nos a refletir sobre ações e comportamentos limitados freqüentemente vistos, mas nem sempre corrigidos. Além disso, mostra que a vontade de realizar algo significativo que possa mudar o mundo para melhor é mais importante do que bater metas. Fatores como: amor, energia, audácia e prova resumem o conceito de liderança radical. Amor para com os trabalhadores, clientes, negócios e colaboradores. Energia para estar sempre disposto a trabalhar assiduamente, enfrentando todos os obstáculos diante de si. Audácia para tomar decisões e atitudes relevantes capazes de promover mudanças positivas. Prova para demonstrar a sua capacidade e competência aos outros e a você mesmo.

A obra divide-se em oito capítulos, os quais são representados por dias da semana, dias estes vividos pela personagem, que no decorrer da história acaba ensinando ao leitor lições não só para obter liderança efetiva no trabalho, mas perceber que as relações no mundo do trabalho progridem sempre que o líder dá atenção às necessidades de todos os que estão relacionados com a empresa.

No capítulo I (terça-feira), através de um diálogo entre personagens, o conceito de liderança defendido pela obra é apresentado e discutido. O que antes se achava que lutar por aquilo em que você acredita era o verdadeiro propósito de um líder pôde ser resumido em apenas quatro simples palavras que explicam tudo. Além disso, a personagem principal começa a refletir que o mais importante de se dedicar ao trabalho não é a remuneração pelo esforço, e sim, tentar fazer a diferença.

No capítulo II (quarta-feira), apresenta-se uma discussão sobre empowerment, isto é, autonomia e poder de decisão, mostrando que, muitas vezes, só são usadas frases de efeito e novos jargões para dar um ar de autoridade, mas que na verdade pessoas que se utilizam dessas frases são impostoras, pois não têm a capacidade de tomar alguma atitude significativa. Neste capítulo também é explicado o significado de uma experiência de 'AMD' (Ai Meu Deus) e a necessidade das pessoas de senti-la, pois ela é um indicador interno e natural de todo ser humano de que ele está fazendo ou está prestes a fazer algo verdadeiramente importante, como, por exemplo: realizar uma apresentação para um grupo de executivos de uma empresa que é um importante cliente em potencial, e por isso está morrendo de medo.

No capítulo III (quinta-feira), a partir de uma conversa entre as personagens, é mostrada a importância do amor no ambiente de trabalho, pois é ele que promove a motivação das pessoas e melhora as relações entre elas. Discute-se nessas páginas também que o amor é a principal motivação do líder radical, já que, sem a missão e o comprometimento do seu coração, não haverá nenhum bom motivo para abraçar uma causa e assumir riscos.

No capítulo IV (sexta-feira) é mostrado como devem ser aplicadas as quatro palavras que exemplificam o conceito de liderança radical: cultive amor, produza energia, inspire audácia e apresente provas. Já o capítulo V (sábado) trata da necessidade de um líder de realizar algo que possa mudar o cenário em que vive como, por exemplo, o da sua empresa, dos seus colaboradores, da sua indústria e o da sua família.

No capítulo VI (domingo), a personagem principal, Steve, percebe que está apaixonado pelo seu trabalho depois de ter ajudado uma amiga a melhorar sua relação com seu sócio e com seus funcionários e ter-lhe feito perceber que ela é uma profissional exemplar. A partir daí, ele concluiu que reuniria toda sua energia e audácia para encarar a vida e todos os compromissos com seus clientes baseado no firme propósito de mudar o mundo.

No capítulo VII, a amiga de Steve, Janice, realiza um discurso para todos seus funcionários, admitindo seus erros e defeitos como profissional, prometendo mudanças e elogiando o trabalho daqueles que a serviam em prol do crescimento da empresa. Ou seja, foi uma verdadeira demonstração de amor pelo que Janice realizou, graças aos conselhos do consultor de liderança e seu amigo Steve.

No capítulo VIII, Steve transmite a uma turma de executivos todos os ensinamentos sobre liderança adquiridos durante os dias da semana que se passaram, desafiando-os a realizar algo capaz de mudar o mundo, pois é através dessas atitudes significantes e da capacidade de voltar suas energias para um desenvolvimento próprio que as pessoas se podem afirmar como líderes de um determinado meio.

O livro Liderança Radical foi organizado por Steve Farber, presidente da Extreme Leadership (empresa dedicada ao desenvolvimento de Líderes Radicais) e reconhecido pela sua capacidade de ajudar executivos a abraçar práticas de liderança de vanguarda.

Destinado tanto a estudantes de graduação de administração quanto a profissionais especializados nessa área, ele poderia ser utilizado como livro de consulta para todo administrador que pretende liderar um grupo na sua carreira. Desta maneira, a obra cumpre o papel a que se propõe, ou seja, promove melhor entendimento de como ser um competente líder e quais as atitudes a serem tomadas para que isso ocorra com sucesso.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Fev 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br