Acessibilidade / Reportar erro

Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento 1 1 Uma versão preliminar e reduzida deste estudo foi apresentada no Seminário “Comportamento, cognição e ensino: pesquisa básica e aplicações potenciais ao ensino de pessoas com deficiência intelectual”, realizado pelo Instituto Apae de São Paulo em parceria com o Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE) nos dias 1º e 2 de junho de 2012. Parte do material que tratava especialmente das implicações para a educação especial foi publicada na Revista de Deficiência Intelectual, ano 2, número 3, 2012. A preparação deste manuscrito contou com apoio do CNPq (processo#573972/2008-7) e Fapesp (processo#08/57705-8), ambos para o Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE) coordenado pela Dra. Deisy G. de Souza (UFSCar).

Affection et comportement social dans le planification d’enseignement : le rôle des conséquences du comportement

Afecto y comportamiento social en la planificación de la enseñanza: la Importancia de las consecuencias del comportamiento

Resumo

Nosso objetivo neste ensaio é refletir sobre a necessidade de uma visão integrada do desenvolvimento da cognição e do afeto para o planejamento acadêmico. O estudante a todo tempo manipula e transforma o ambiente ao seu redor. Relações sociais que se desenvolvem nesse contexto envolvem unidades comportamentais entrelaçadas em que indivíduos ora atuam sobre o ambiente, transformando-o, ora funcionam como aspectos críticos do ambiente em que outros atuam. Este texto aponta a necessidade de identificar relações entre o sujeito que se comporta e seu ambiente social. Um recurso prático para lidar com questões do campo do afeto e da cognição no ensino envolve identificar e lidar com as consequências sociais do comportamento. Críticas da noção de reforço para a análise do comportamento humano são debatidas levando em conta a necessidade de explorar melhor a complexidade do comportamento humano em contextos sociais.

Palavras-chave:
análise do comportamento; comportamento social; afeto; aprendizagem

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br