Acessibilidade / Reportar erro

Além da Universidade:Educação e formação de professores - A ciência no cotidiano das instituições de ensino

Além da Universidade: Educação e formação de professores– A ciência no cotidiano das instituições de ensino

A organização de uma coletânea de depoimentos sobre Carolina Bori constitui uma das possíveis maneiras de se conduzir o leitor a representar sua biografia, levando-o a navegar pelos ambientes acadêmicos, científicos e educacionais desta nação. Assim, a leitura desta seqüência de fragmentos de memória, refletindo momentos distintos de vida, vem revelar suas múltiplas presenças: como pesquisadora, educadora, cientista e, sobretudo, exercendo atividades de liderança. No entanto, da diversidade dos depoimentos aqui agrupados, emerge um denominador comum: transcendendo ao momento, à oportunidade, neles projeta-se uma dimensão social perseguida com intenção e situada acima dos valores individuais. Evidencia-se que a atuação de Carolina Bori, em áreas e instituições voltadas para a formação de novos quadros, para a política educacional e de desenvolvimento científico-social, para a promoção da cultura científica, encontra-se permeada por uma constante preocupação no sentido de despertar e apoiar a responsabilidade de nossos intelectuais em relação às grandes questões sociais brasileiras.

Respondendo às demandas de assessoria frente a iniciativas formuladas para fazer face à problemática da educação brasileira, Carolina Bori abriu espaços inovadores, expandindo suas influências para além da Psicologia e para além da Universidade, mas a partir delas, como fica claro nos depoimentos a seguir. Nestes espaços, inventaram-se e implementaram-se programas de intervenção educacional que, consolidados, fundamentaram a emergência de uma escola científica voltada para a formação de professores, em todos os níveis.

A imagem desta escola, tendo como foco de análise o sujeito da aprendizagem e centralizando-se na construção científica criteriosa das estratégias de planejamento do processo de ensino, culminou por contribuir para o fortalecimento da presença de mais um elemento no cotidiano do sistema formativo brasileiro - a ciência e seu método de crítica. E, neste aspecto, a Carolina Bori deve ser creditada mais uma qualidade, a de pioneira. Os depoimentos que se seguem - de físicos, educadores, biólogos, e psicólogos das mais diversas orientações - testemunham a construção histórica deste percurso.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Nov 1998
  • Data do Fascículo
    1998
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br