Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE ESCUTA, AFETO E APRENDIZAGEM: O PSICODRAMA NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

ON LISTENING, AFFECTION, AND LEARNING: THE PSYCHODRAMA IN CLINICAL PSYCHOPEDAGOGY

SOBRE ESCUCHA, AFECTO Y APRENDIZAJE: EL PSICODRAMA EN LA PSICOPEDAGOGÍA CLÍNICA

RESUMO

Este artigo buscou discutir as relações entre psicopedagogia clínica e psicodrama, de modo a promover discussões que articulam os aspectos teóricos com uma prática. Surgiu, então, a seguinte questão norteadora: como a abordagem do psicodrama, enfocando a tríade escuta-afeto-aprendizagem, pode contribuir para o atendimento de estudantes com dificuldades de aprendizagem na psicopedagogia clínica? Com o objetivo geral de aprofundar a compreensão da interação entre a escuta ativa, o vínculo afetivo e o processo de aprendizagem, este estudo procurou responder a essa questão, destacando a importância da representação de papéis durante as sessões psicodramáticas. Dessa forma, este trabalho contribui para o avanço da psicopedagogia clínica, salientando a relevância do psicodrama como uma abordagem eficaz que visa não apenas à aprendizagem, mas também ao desenvolvimento emocional e à superação das dificuldades enfrentadas pelos aprendentes.

PALAVRAS-CHAVE
Psicodrama; Psicopedagogia; Afeto; Escuta; Aprendizagem

Federação Brasileira de Psicodrama Rua Barão de Itapetininga, 37 conj. 402 , cep: 01042-001 - São Paulo - SP / Brasil, tel: +55 (11) 3673 3674 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbp@febrap.org.br