Acessibilidade / Reportar erro

Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa1 1 Normalização, preparação e revisão textual: Andressa Picosque (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Resumo

Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.

Palavras-chave
diário de aula; experiência educativa; problematização; acontecimento

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br