Acessibilidade / Reportar erro

A presença de obras1 1 Este artigo assume a forma “freireano”, por ser essa a grafia adotada no grupo de estudo do qual as autoras fazem parte e por conta do campo da Educação em Ciências que tem aderido a essa denominação. freireanas nos cursos de Pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório 2 2 Editor responsável: Adriana Varani. https://orcid.org/0000-0002-7480-4998 3 3 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha - verah.bonilha@gmail.com 4 4 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Resumo

O presente estudo busca investigar e discutir a presença das obras freireanas nos currículos dos cursos de Pedagogia, públicos e presenciais, do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa, de caráter quantitativo e de cunho exploratório, identificou um total de 28 obras de autoria de Paulo Freire, distribuídas em 92 disciplinas de cursos de Pedagogia presenciais de 7 instituições públicas. As disciplinas observadas são voltadas, especialmente, a discussões da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular. Dentre elas, constatou-se que as obras mais utilizadas pelos cursos investigados são a Pedagogia da autonomia e a Pedagogia do oprimido, presentes, principalmente, como indicações básicas em disciplinas obrigatórias. Portanto, considera-se que as obras de autoria de Paulo Freire vêm sendo bastante indicadas pelas disciplinas dos cursos de Pedagogia analisados.

Palavras-chave
currículo; obras freireanas; Paulo Freire; Pedagogia

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br