Acessibilidade / Reportar erro

O Sonho da Docência: Fantástico Tear 1 1 Editor responsável: Alexandre Filordi de Carvalho. https://orcid.org/0000-0003-4510-9440 2 2 Normalização bibliográfica: William Terence Dunne – williamdunne777@gmail.com 3 3 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ 303430/2018-4); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pró-Reitoria de Pesquisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

The Teaching Dream: Fantastic Loom

Resumo

O texto inicia com um procedimento onírico. Compartilha várias questões sobre a categoria conceitual e analítica acerca do sonho da Docência. Antes, de modo aforismático, numa sequência de quadros que se sucedem, situa o fundo comum de estudos já desenvolvidos, em seu terreno trópico ou curiológico: lá onde conceitos, sentidos, proposições e teses — sobre Docência, Arquivo, Currículo, Didática, Aula, EIS AICE, Tradução, Professor, Poesia — mergulham no discurso onírico e nele se enrodilham como gavinhas. Apresenta então pontos de sonho, em sua historicidade, áreas de saber, problematizações e acionamentos, por parte da pesquisa educacional, além de suas relações com a escrileitura e com a morte. Configura, assim, o estágio atual da pesquisa oneirocrítica; a qual, em rede, colhe meteoros e come poeira do deserto. Ao mesmo tempo em que aponta a prudência de, na atualidade, gravar o seguinte epitáfio coletivo: É sinistro como executamos crueldades contra a nossa própria docência.

Palavras clave
Sonho; Docência; Arquivo; Aula; A-traduzir

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br