Acessibilidade / Reportar erro
Pandaemonium Germanicum, Volume: 26, Número: 50, Publicado: 2023
  • Pandaemonium Germanicum nº 50: palavras iniciais Palavras Iniciais

    Nowinska, Magdalena; Uphoff, Dörthe
  • Monumentalismo y relato: la tensión narrativa en Austerlitz de W. G. Sebald Artigo

    Banegas, Francisco Salaris

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En Austerlitz, la última novela de W. G. Sebald, existe una dinámica de los espacios que se proyecta hacia las formas de pensar –y cuestionar– la construcción del relato. El texto, cuyo núcleo narrativo central es la historia de Jacques Austerlitz, posee numerosas digresiones y excursos sobre historia de la arquitectura, en las que el personaje critica el monumentalismo de la era capitalista: allí se concreta un ocultamiento de la verdad que solo podrá terminarse cuando restituyamos las pequeñas unidades. De la misma manera, la narración articula impulsos antinarrativos –entrecruzamiento de voces, crisis lingüísticas, imágenes que el personaje no puede identificar– que socavan el grand récit épico y moldean un relato frágil, cuya principal fuerza es la declaración de su propia impotencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In Austerlitz, the last novel by W. G. Sebald, there is a dynamic of spaces that projects itself into the ways of thinking – and questioning – the construction of the story. The text, whose central narrative core is the story of Jacques Austerlitz, has numerous digressions and excurses on the history of architecture, in which the character criticizes the monumentalism of the capitalist era: a concealment of the truth that can only come to an end when we restore the small units. In the same way, the narrative articulates anti-narrative impulses (interweaving of voices, linguistic crises, images that the character cannot identify) that undermine the epic grand récit and shape a fragile tale, whose main strength is the declaration of its own impotence.
  • Agrupamentos, administração imagética e comicidade: o romance Herrn Kukas Empfehlungen de Radek Knapp Artigo

    Mathias, Dionei

    Resumo em Português:

    Resumo: A formação de grupos ocorre com base no princípio de inclusão e exclusão. Para essa finalidade, é necessário estabelecer linhas demarcatórias que definem os critérios de participação. Assim, o trabalho de imaginação de grupos tem um papel fundamental na construção desses limites, especialmente fazendo uso de estereótipos e comicidade. Radek Knapp problematiza esse conjuntos de comportamentos em seu romance Herrn Kukas Empfehlungen e convida a refletir sobre as lógicas demarcatórias. Em seu romance, numa viagem da Polônia à Áustria, seu protagonista Waldemar começa a ser confrontado com as modalidades de formação de grupo, aprendendo, num processo paulatino, a enxergar como as práticas simbólicas impactam na realidade diegética e motivam ações e comportamentos. Desse embate emerge uma série de situações cômicas, produzindo crítica social e revisões de visão de mundo. Nesse horizonte, portanto, este artigo deseja discutir três agrupamentos presentes no romance: o grupo do ocidente, o grupo dominante e o grupo de origem. O elemento que perpassa a caracterização dos três agrupamentos é o riso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The formation of groups takes place following the principle of inclusion and exclusion. For this purpose, it is necessary to establish demarcation lines that define the participation criteria. Thus, the effort of group imagination has a fundamental role in the construction of these boundaries, especially making use of stereotypes and comicality. Radek Knapp problematizes these sets of behaviours in his novel Herrn Kukas Empfehlungen and invites us to reflect on demarcation logics. In his novel, the protagonist Waldemar, on a trip from Poland to Austria, begins to be confronted with the modalities of group formation, learning, in a gradual process, to see how symbolic practices impact on the diegetic reality and motivate actions and behaviours. From this clash, a series of comic situations emerges, producing social criticism and revisions of world views. With this in mind, this article discusses three kinds of groups present in the novel: the group of the West, the dominant group and the group of origin. The element that can be identified in the characterization of the three groupings is the presence of laughter.
  • O palco na cidade: as resenhas teatrais do Prager Tagblatt na produção de Alfred Döblin Artigo

    Bitencourt, Gabriela Siqueira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as resenhas teatrais de Alfred Döblin, escritas para o jornal Prager Tagblatt, entre os anos 1921 e 1924, e reunidas posteriormente sob o título de Ein Kerl muß eine Meinung haben. Partindo sobretudo da primeira resenha, “Theater in Berlin”, pretendemos indicar a sua relevância no conjunto da obra de Alfred Döblin e destacar como as transformações urbanas e os acontecimentos sociais são incorporados textualmente. Procuraremos, também, demonstrar que essas resenhas constituem uma oportunidade para identificar elementos menos conhecidos pelo público brasileiro acerca da cena teatral berlinense daqueles anos, bem como para se observar o desdobramento de aspectos recorrentes da teoria de Döblin – a exemplo da questão do naturalismo – em sua crítica teatral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present Alfred Döblin’s theater reviews, written for the Prager Tagblatt newspaper between 1921 and 1924, and later published in book form under the title Ein Kerl muß eine Meinung haben. Focusing primarily on the first review, “Theater in Berlin,” we intend to indicate the relevance of these writings to Alfred Döblin’s oeuvre as a whole, highlighting how urban transformations and social events are incorporated textually. We will also try to demonstrate that these reviews provide an opportunity to identify elements less known to the Brazilian public regarding the Berlin theater scene of those years, as well as observe the unfolding of recurrent aspects of Döblin’s theory – such as the question of naturalism – in his theater criticism.

    Resumo em de:

    Zusammenfassung: Ziel dieses Artikels ist es, die Theaterrezensionen Alfred Döblins – zwischen 1921 und 1924 für die Zeitung Prager Tagblatt geschrieben und später unter dem Titel Ein Kerl muß eine Meinung haben zusammengetragen – zu präsentieren. Ausgehend vor allem von der ersten Rezension, „Theater in Berlin”, beabsichtigen wir, die Relevanz dieser Schriften innerhalb des Gesamtwerks Alfred Döblins aufzuzeigen und hervorzuheben, wie Veränderungen des städtischen Raums und gesellschaftliche Ereignisse in die Texte miteinbezogen wurden. Weiterhin streben wir an zu zeigen, dass die Rezensionen die Möglichkeit bieten, verschiedene, dem brasilianischen Publikum weniger bekannte Aspekte der Berliner Theaterszene dieser Jahre zu identifizieren, sowie die Erläuterung von in der Theorie Döblins wiederkehrenden Konzepten – am Beispiel der Debatte um Naturalismus – in seiner Theaterkritik zu beobachten.
  • A marionete como imagem da ilustração em Heinrich von Kleist: um retorno ao Über das Marionettentheater (1810) Artigo

    Silva, Lucas

    Resumo em Português:

    Resumo: Propomos uma leitura do conto Über das Marionettentheater (1810) a partir da ideia de que ele pode ser lido pela dimensão da ilustração, marcada pela comunicação entre texto e imagem. A dimensão visual do texto de Kleist mostra que, embora de existência verbal, a marionete se constitui como uma imagem ativa, ao redor da qual o texto se organiza e cria novas imagens para o exercício da reflexão. Para tanto, utilizamos Renée R. Hubert (1988) sobre a importância desse texto para os desenhistas do século XX com a ilustração surrealista e na leitura de Carina Z. Silva (2018; 2019) do paradoxo em Kleist. Buscamos contribuir com o entendimento de Kleist como um artista que dialoga com as artes plásticas a partir da própria natureza de sua obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We propose reading the short story Über das Marionettentheater (1810) through the dimension of illustration, a dimension marked by the communication between text and image. The visual dimension of Kleist’s text shows that, although of verbal existence, the puppet is an active image around which the text organizes itself, creating new visualities for the exercise of reflection. To this end, we use Renée R. Hubert’s (1988) study on the importance of this text for 20th century surrealist illustrators and Carina Zanelato Silva’s (2018; 2019) reading of the paradox in Kleist. We seek to contribute to understanding Kleist as an artist whose work dialogues with the visual arts.
  • O destino imóvel: um poema francês de Rilke e o princípio da reflexão Artigo

    Santos, Paulo Roberto Licht dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Um poema francês de Rilke, publicado em 1926 com o ciclo de poemas Vergers, é traduzido aqui em duas versões similares, mas não idênticas. O poema e sua dupla tradução dão origem a duas perguntas: (1) por que a recepção dos poemas franceses de Rilke tem sido mais restrita ou circunscrita que a de seus poemas alemães? (2) por que duas traduções diferentes do mesmo poema? Tomado como princípio da reflexão, o poema com sua dupla tradução simultânea deve abrir caminho para compreender as duas questões, seu eventual parentesco e, de modo mais geral, a convergência entre crítica e criação. O conceito crítico de reflexão como retorno a si e abertura para o outro e o conceito (metáfora) de espaço de indeterminação são os marcos mais visíveis do caminho traçado a cada volta pela própria reflexão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A French poem by Rilke, published in 1926 with the Vergers cycle of poems, is translated here in two similar but not identical versions. The poem and its double translation give rise to two questions: (1) why has the reception of Rilke’s French poems been more restricted or circumscribed than that of his German poems? (2) why two different translations of the same poem? Taken as a principle of reflection, the poem with its simultaneous double translation should open the way to understanding the two questions, their possible kinship and, more generally, the convergence between criticism and creation. The critical concept of reflection as a return to oneself and an opening to the other and the concept (metaphor) of a space of indeterminacy are the most visible landmarks of the path traced at each turn by reflection itself.
  • Entre Europa y Sudamérica: una biografía de Hans-Adalbert von Maltzahn Reseña

    Giovannini, Gustavo
  • Schneider, Sylk. Viagem de Goethe ao Brasil. Uma jornada imaginária Resenha

    Santos, Rafael Rocca dos
Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br