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Contribuições para identidade profissional do psicólogo escolar

Contributions to professional identity of the School Psychologist

RESENHA

Contribuições para identidade profissional do psicólogo escolar

Contributions to professional identity of the School Psychologist

Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira * * Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira é Psicóloga Escolar, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília

Marinho-Araújo, C. M. & Almeida, S. F. C. de (2005). Psicologia Escolar: Construção e Consolidação da Identidade Profissional. Campinas-SP: Editora Alínea, 121 p.

O livro "Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional", escrito pelas professoras doutoras Claisy Maria Marinho-Araújo e Sandra Francesca Conte de Almeida, apresenta uma possibilidade diferenciada de atuação em Psicologia Escolar.

A Psicologia Escolar é um campo de produção científica e de atuação profissional que se caracteriza pela inserção da Psicologia na escola, com o objetivo precípuo de promover o processo educativo. Contudo, por muito tempo, as discussões acerca da relação entre a Psicologia e a Educação, centraram-se em críticas às ações dos psicólogos escolares em relação às demandas e problemas da escola. Essas discussões têm tido muitos reflexos, entre os quais se destacam os questionamentos e críticas quanto à formação dos psicólogos escolares.

Apesar de diversas produções apontarem para a necessidade de se repensar a atuação e a formação em Psicologia, em virtude da natureza das questões que permeiam o contexto escolar, faltava à área um referencial que indicasse uma intervenção diferente daquela que, até então, era criticada.

Dessa forma, ancorando-se na necessidade de contribuir para a formação e a prática profissional daqueles que se comprometem com a qualidade dos processos que permeiam a ação educativa, o livro em análise apresenta-se como um importante referencial à Psicologia Escolar.

Para a elaboração desta obra as autoras empenharam-se em articular as contribuições teóricas da Psicologia Escolar com as questões relacionadas à formação, atuação e identidade do profissional desta área. Ao final, conseguem apresentar uma proposta de intervenção que, ao mesmo tempo, transforma a realidade social e marca a construção da identidade profissional dos psicólogos escolares.

O livro "Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional" está organizado em três grandes partes. A primeira delas - "Psicologia Escolar: história e conexões, fio e desafios" - se dedica a apresentar a relação histórica que se construiu entre a Psicologia e a Educação, e é composta por três capítulos. O capítulo um - "Encontros, Desafios e Impasses: a história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil" - trata da constituição da Psicologia enquanto ciência e do seu processo de aproximação com a Educação, apontando a especificidade da Psicologia Escolar enquanto área de atuação que tem um compromisso teórico-prático para com as questões escolares. O capítulo dois - "Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola" - discorre sobre a educação enquanto fenômeno social e o papel específico da escola diante da formação humana. O capítulo três - "Professor e Escola: trabalho e profissão" - se destina a apontar fatores envolvidos na formação e desempenho dos professores, sinalizando para o sofrimento psíquico vivenciado pelos docentes em decorrência das condições específicas do trabalho que desenvolvem.

A segunda parte do livro - "Psicologia Escolar: identidade em construção" - faz um resgate histórico da Psicologia Escolar e embasa a discussão de questões relacionadas à formação e identidade do psicólogo escolar. O capítulo quatro - "Memória e Atualidade" - retoma de forma mais aprofundada a conexão entre a Psicologia e a Educação, apontando para a consolidação da Psicologia Escolar enquanto um campo de articulação entre o conhecimento psicológico e a educação. O capítulo cinco - "Formação como Ação Formativa" - pauta-se em pesquisas desenvolvidas sobre a formação dos psicólogos escolares para sinalizar que, tanto a formação inicial deste profissional quanto a continuada, devem se basear nas especificidades que a atuação na escola exige.

A terceira e última parte do livro - "Psicologia Escolar e a Atuação profissional" - traz, num único capítulo, uma proposta de atuação em Psicologia Escolar, fundamentada em uma perspectiva institucional e preventiva, de forma que o capítulo seis - "Intervenção Institucional: possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar" - apresenta um modelo de atuação que se sustenta sobre quatro dimensões intrinsecamente relacionadas, quais sejam: o mapeamento institucional, o espaço de escuta psicológica, a assessoria ao trabalho coletivo e o acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem. Ao delinear as atividades e procedimentos que podem ser contemplados em cada uma das quatro dimensões, as autoras posicionam-se diante do compromisso de contribuir para a consolidação de uma identidade profissional coadunada com as demandas e necessidades de um contexto marcadamente contraditório e em constante transformação.

A proposta de intervenção para a atuação em Psicologia Escolar apresentada nesta obra aponta para o fato de que o ritmo das transformações que permeiam as práticas profissionais exige, do psicólogo escolar, um constante pensar e refletir, como subsídio imprescindível à consolidação de sua identidade profissional.

Diante de tantas contribuições, entende-se que o livro "Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional" assumiu uma responsabilidade social e ética frente ao desafio de capacitar o psicólogo que atua no contexto escolar, colaborando para o seu desenvolvimento profissional por meio de uma proposta de atuação preventiva em Psicologia Escolar, baseada em uma perspectiva institucional.

Àqueles que se dedicam a promover a articulação entre Psicologia e Educação, recomenda-se, sem dúvida, esta obra como uma rica oportunidade de se apropriar de novas formas de intervenção psicológica no contexto escolar.

Sobre a autora:

  • *
    Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira é Psicóloga Escolar, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      25 Out 2010
    • Data do Fascículo
      Jun 2008
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