Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

  • O fenômeno mobbing entre os trabalhadores da universidade

    Justicia, Fernando Justicia; Benítez Muñoz, Juan L.; Fernández de Haro, Eduardo; Berbén, Ana G.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é realizar uma descrição do fenômeno mobbing -tormento e persecução no lugar do trabalho- no contexto da universidade. Há poucos trabalhos realizados sob este problema nos contextos de educação superior o que pode explicar a grande dificuldade para caracterizar o fenômeno no âmbito universitário. Neste artigo apresentamos os níveis de incidência entre a população universitária, os tipos de mobbing mais freqüentes e os efeitos produzidos nas vítimas com a finalidade de caracterizar e definir o problema. Ao mesmo tempo, tentamos conhecer a influência de determinadas variáveis tais como a idade, gênero ou o tempo de exposição ao fenômeno. Neste sentido, e em concordância com outros estudos realizados, encontramos diferenças estatísticas em função do gênero das vítimas. De igual forma, os dados apontam que a freqüência e duração da situação de persecução no trabalho afetam negativamente as vítimas provocando um agravamento dos efeitos derivados do mobbing.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del artículo es realizar una descripción del fenómemo mobbing -acoso laboral- en el contexto de la universidad. Los trabajos realizadossobre este problema no son muy prolíficos lo que puede explicar la gran dificultad para caracterizar el fenómeno en el ámbito universitario. En el presente trabajo presentamos los niveles de incidencia del acoso laboral entre la población universitaria, los tipos de acoso más frecuentes y los efectos producidos en las víctimas, con la finalidad de caracterizar y definir el problema. Al mismo tiempo, intentamos conocer la influencia de determinadas variables como la edad, género y tiempo de victimización. En este sentido, y de acuerdo con otros estudios realizados, encontramos diferencias estadísticas en función del género de las víctimas. Del mismo modo, los resultados apuntan que la frecuencia y duración del acoso laboral afectan negativamente a las víctimas provocando un empeoramiento de los efectos derivados del acoso.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to carry out a description of mobbing -workplace bullying- within the university context. There are few studies which have focused their interest in this problem into the higher educational sector and it can explain the great difficulties for characterizing and defining the phenomenon into the university context. In this work, we present results about incidence taxes, most frequent mobbing behaviours and the effects on victims in order to characterize and define the problem. At the same time, we try to know about the influence of specific variables as age, gender or time of exposition to mobbing. In this sense, and in agreement with other studies, we found statistical differences related to victims’ gender. In the same way, the results point out that frequency and duration of mobbing situations affects negatively to victim provoking an aggravation of the effects derived from mobbing.
  • Dispositivos de transformação do sofrimento em adoecimento numa empresa Dossiê - Psicologia E Trabalho

    Brant, Luiz Carlos; Minayo-Gómez, Carlos

    Resumo em Português:

    O dispositivo como mecanismo institucional alcança nova ordem e disposição para atingir um fim. Identificamos instrumentos transformadores do sofrimento em adoecimento. Entrevistamos trabalhadores, gestores e profissionais da saúde do setor de serviços, em Belo Horizonte. O mascaramento do sofrimento, a sustentação e regulação da morbidade e a construção da identidade de doente constituíram alguns dispositivos. Esses mecanismos articulavam-se com o desenvolvimento das neurociências. O sentido clássico da cura é substituído pela psiquiatrização, através de uma interpretação individualizante e medicalização abusiva. Concluiu-se que esses instrumentos inseriam-se na transição das "sociedades disciplinares" para as "de controle". Os dispositivos utilizados na gestão do trabalho, embora permitissem avanços profissionais, agudizavam o controle sobre o corpo, o domínio dos espaços da vida privada e a culpabilização dos trabalhadores pelo processo saúde-doença-cuidado, favorecendo a transformação do sofrimento em adoecimento.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del entendimiento del dispositivo como mecanismo institucional para alcanzar un fin, identificamos varios instrumentos transformadores del sufrimiento en padecimiento. Entrevistamos trabajadores, gestores e profesionales de salud de una empresa del sector de servicios de Belo Horizonte. El enmascaramiento del sufrimiento, la sustentación y regulación de la morbilidad y la construcción de la identidad de enfermo constituyeron algunos de los dispositivos, que están en consonancia con el desarrollo de las neurociencias. El sentido clásico da curación es substituido por la psiquiatrización, a través de una interpretación individualizante y de medicalización abusiva. Concluyese que esos instrumentos hacen parte de la transición de las "sociedades disciplinares" para las "de control". A pesar de que permiten avances profesionales, agudizan el control sobre el cuerpo, la dominación de espacios de la vida privada y la culpabilización de los trabajadores por el proceso salud-enfermedad-cuidado, favoreciendo la transformación del sufrimiento en padecimiento.

    Resumo em Inglês:

    The conception of device as an institutional mechanism reaches a new landing and attitude so that a specific purpose may be attained. Mechanisms that transform suffering into illness are identified. Workers, health professionals and managers in the service sector in Brazil, have been interviewed. The disguise of suffering, the maintenance and regulation of morbidity, and the construction of an identity as a diseased person constitute a set of devices. These mechanisms were articulated within the development of Neuroscience. The classical meaning of cure has been substituted by the "psychiatrization" through an individualizing interpretation and over-medicalization. These mechanisms have been inserted with the transition movement from ‘disciplinary societies’ to ‘control societies’. They even promoted firm control over the body, predominance in private life spaces and workers’ culpability for the health-illness-care process. Consequently, the transformation of suffering into illness is enhanced.
  • Sofrimento psíquico em trabalhadores de enfermagem de uma unidade de oncologia Dossiê - Psicologia E Trabalho

    Avellar, Luziane Zacché; Iglesias, Alexandra; Valverde, Priscila Fernandes

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa focalizou a realidade de trabalho de técnicos de enfermagem do setor de oncologia de um hospital de Vitória - ES. A nossa hipótese foi que o cenário de múltiplas demandas - com profissionais que vivenciam uma expectativa constante de situações de emergência e de concentração de pacientes graves, sujeitos a internações prolongadas, isolamento e mudanças súbitas no estado geral - contribui para a criação de um ambiente de trabalho que gera sofrimento psíquico no trabalhador. Para a coleta dos dados utilizamos a técnica de observação participante e entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados segundo metodologia qualitativa. Os resultados encontrados indicam que estes fatores combinados contribuem para a criação de um ambiente de trabalho que se caracteriza como estressante e gerador de uma atmosfera emocional comprometida, evidenciando a necessidade de se criarem espaços onde se possa falar dos mais variados sentimentos que decorrem da rotina de trabalho e causam sofrimento psíquico.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación enfocó la realidad del trabajo de los técnicos de enfermería de una unidad de oncologia de un hospital de la ciudad de Vitória, ES - Brasil. Nuestra hipótesis está basada en la situación que enfrentan los trabajadores que conviven constantemente cuadros de emergencias, aislamientos , cambios súbitos del estado general de los pacientes con posibilidades de internaciones prolongadas y concentración de pacientes graves, contribuyendo todo esto a un ambiente de trabajo que provoca sufrimiento psíquico en los técnicos de enfermería. La técnica utilizada para recopilar los datos que presentamos fue, la de observación- participante y entrevistas semi-estructuradas, analizadas según la metodología cualitativa. Los resultados indican que la combinación de estos factores produce un ambiente de trabajo estresante y generador de una atmosfera emocional comprometida y, que por tanto, precisa de crear espacios para expresar los más diversos sentimientos surgidos por la rutina de trabajo que provoca este sufrimiento psíquico.

    Resumo em Inglês:

    Current research is focused on the working reality of nursing technicians of an oncology ward of a hospital in Vitória-ES, Brazil. A hypothesis was foregrounded in which a type of multiple demands scenario, or rather, professionals experiencing constant expectations of emergency situations, concentration of seriously ill patients prone to become interned for too long a period, isolation, sudden oscillations in their general conditions, would likely contribute towards the establishment of a working environment that generates psychological suffering on the part of the health professionals. Data collecting techniques consisted of participants’ observations and semi-structured interviews. Data were analyzed according to qualitative methodology. Results indicated that the combination of these factors produced a working environment characterized as stressful and prone to cause a biased emotional atmosphere. Consequently, the need for establishing spaces where one might talk on the most varied feelings caused by working routines and producing psychological suffering was enhanced.
  • Os sentidos do trabalho de limpeza e conservação Dossiê - Psicologia E Trabalho

    Diogo, Maria Fernanda

    Resumo em Português:

    À luz da perspectiva histórico-dialética, este artigo busca refletir sobre alguns sentidos de ser trabalhadora do setor de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços. O método de análise é progressivo-regressivo, destacando a objetivação das subjetividades e resgatando a particularidade no universal, numa dimensão que envolve passado, presente e futuro. Na gênese da busca desta profissão está, a necessidade econômica aliada à baixa escolaridade. Nos sentidos cotidianamente atribuídos ao trabalho destacaram-se aspectos desvalorizantes, contudo este demonstrou ser importante e central na vida destas mulheres. Sua positividade esteve associada ao sentido de "ser trabalhadora", ou seja, possuir um emprego amparado pela legislação trabalhista, deste prover o sustento familiar, e também, pelo trabalho propiciar contatos sociais extradomésticos amistosos. Quanto à dimensão de futuro, esta profissão foi sentida como pouco atrativa, e a mudança de emprego ocorre, na maioria dos casos, se surgir outra possibilidade de inserção profissional.

    Resumo em Espanhol:

    A la luz de la perspectiva histórico-dialéctica, este artículo busca reflexionar sobre algunos sentidos de ser trabajadora del sector de limpieza y conservación en una empresa prestadora de servicios. El método de análisis es progresivo-regresivo, destacando la objetivación de las subjetividades y rescatando la particularidad en lo universal, en una dimensión que envuelve pasado, presente y futuro. En la génesis de la búsqueda de esa profession está, la necesidad económica aliada al bajo nivel de escolaridad. En los sentidos cotidianamente atribuidos al trabajo se destacaron aspectos desvalorizantes, sin embargo éste se demostró importante y central en la vida de estas mujeres. Su positividad está en el sentido de "ser trabajadora", es decir, tener un empleo amparado por la legislación laboral y de este modo proveer el sustento familiar, y también en el hecho de que el trabajo brinda contactos sociales extra-domésticos amistosos. En cuanto a la dimensión de futuro, esta profesión fue sentida como poco atractiva, y ocurre el cambio de empleo, en la mayoría de los casos, si surge otra posibilidad de inserción profesional.

    Resumo em Inglês:

    Based on the historical and dialectic perspective, current essay reflects on the meaning of working in cleaning and conservation services in a service firm employing female labor. The progressive-regressive analysis highlights the objectification of subjects and recovers particularities within the universal factor, involving past, present and future dimensions. Choice has been motivated by economical need and poor schooling. Devaluating aspects have been enhanced within the meanings commonly given to this type of labor, even though it is important and central in the lives of these female laborers. Positiveness exists due to the fact of being a laborer, or rather, having a job backed by labor laws and thus providing for family maintenance. Job favors social and friendly contacts outside the home. With regard to the future, such a profession showed itself to be less attractive and a change of job surely occurs when another opportunity of professional insertion comes in the way.
  • Redefinindo o significado da atividade profissional para as mulheres: o caso das pequenas empresárias Dossiê - Psicologia E Trabalho

    Losada, Beatriz Lucas; Rocha-Coutinho, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo que investigou como pequenas empresárias do Estado do Rio de Janeiro percebem a atividade profissional, a maternidade e a conciliação trabalho-família. Nossos resultados apontam para o fato de que, se antes a maternidade definia a vida da mulher, agora, apesar de ser vista como essencial para a completa realização da mulher, ela parece já não ser suficiente para sua plena satisfação pessoal. Desenvolver uma atividade profissional é, para elas, não apenas fonte de sustento, mas, em especial, algo extremamente importante em suas vidas, e que se fez presente, inclusive, nos projetos e planos por elas traçados. Assim, estas duas esferas de atuação, a família e o trabalho, que, num primeiro momento, parecem mutuamente excludentes, acabam por ser vividas e assumidas concomitantemente no cotidiano, o que traz conseqüências importantes para a vida da mulher atual.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto presenta parte de los resultados de un estudio sobre como pequeñas empresarias de Rio de Janeiro perciben la actividad profesional, la maternidad y la conciliación entre casa y trabajo, entre otras cosas. Los resultados evidenciaron que, aunque la maternidad otrora definía la vida de una mujer, hoy ella ya no parece suficiente para su satisfacción personal. Para estas empresarias, desarrollar una actividad profesional constituye, no apenas fuente de sustento, sino, principalmente, algo de extrema importancia en sus vidas, algo que siempre estuvo presente, incluso, en sus proyectos y planos de vida. No obstante, la maternidad sigue siendo vista por ellas como esencial para la completa realización de una mujer. Así, estas dos esferas de acción, que, en un primer momento parecen mutuamente excluyentes, resultan por ser vividas y asumidas concomitantemente en lo cotidiano, algo que trae consecuencias importantes para la vida de la mujer de hoy.

    Resumo em Inglês:

    This article presents part of the results of a study that investigated how small entrepreneurs from Rio de Janeiro see professional activity, motherhood, and the conciliation of work and family, among other things. Ours results point to the fact that, although maternity used to define the life of a woman, nowadays it does not seem sufficient for their personal satisfaction. For these entrepreneurs, the development of a professional activity, despite bringing them financial support, is mainly a fundamental part of their lives, something that was always present in life projects and plans. Despite that, maternity continues to be seen as essential for the full realization of a woman. Thus, these two spheres of action, house and work, which, at a first glance, seem mutually excluding, end up by being lived and adopted concomitantly in daily life, something that brings important consequences for the life of women nowadays.
  • Avaliação familiar sistêmica: sua validade com crianças asmáticas e suas famílias

    Peçanha, Dóris Lieth; Lacharité, Carl

    Resumo em Português:

    Foi testada a validade de construto e a validade concorrente do protocolo de Avaliação Familiar Sistêmica (AFS). Os participantes foram crianças brasileiras, 11 com asma e 14 saudáveis (5 a 9 anos) e suas famílias intactas. Medidas incluíram o protocolo AFS, o Teste de Desenho Colorido da Família com as crianças (TDCF), e uma entrevista semi-estruturada com os pais (EP). Comparações entre as famílias de crianças asmáticas e as saudáveis evidenciaram diferenças significativas em todas as dimensões familiares da AFS. As dimensões mais afetadas nas famílias de crianças asmáticas foram o processo de individuação familiar, conflitos, integração familiar e coesão, papéis, e qualidade da liderança dentro da família. Foi encontrada uma correlação significativa entre a AFS e as duas medidas independentes. Os resultados apóiam a validade de construto e a validade concorrente da AFS.

    Resumo em Espanhol:

    La validez de constructo y la validad coexistente do protocolo de Evaluación Familiar Sistémica (EFS) fue establecida. El estudio fue realizado en Brasil con familias intactas, y observó 11 niños con asma y 14 saludables, con edades de 5 a 9 años. Las medidas analizadas incluyeron el EFS, el Test del Dibujo Coloreado de la Familia aplicado a los niños (TDCF), y una entrevista semi-estructurada aplicada a los padres (EP). Las comparaciones entre las familias de niños asmáticos y saludables apuntaron diferencias significativas en todas las dimensiones familiares de la EFS. En las familias de niños asmáticos las dimensiones más afectadas fueron el proceso de la individuación dentro de la familia, los conflictos familiares, la integración familiar y la cohesión, los papeles y la calidad de liderazgo dentro de la familia. Se encontró una correlación significativa entre el EFS y las dos medidas independientes. Los resultados prueban la validez del constructo y la validad coexistente del EFS.

    Resumo em Inglês:

    The construct and concurrent validity of the Systemic Family Assessment (SFA) system was tested. Participants were 11 asthmatic and 14 healthy Brazilian children (aged 5 to 9) along with their intact families. Measures included the SFA, the Family Colored Drawing Test with children (FCDT), and a semi-structured interview with parents (PI). Comparisons between families of asthmatic and healthy children yielded significant differences for all family dimensions of the SFA. The most affected dimensions for families of asthmatic children were the individuation process within the family, family conflicts, family integration and cohesion, roles, and quality of leadership within the family. Significative correlation between the SFA and the two independent measures were found. Results support the construct and concurrent validity of the SFA.
  • A constituição do sujeito na psicanálise lacaniana: impasses na separação Artigos

    Bruder, Maria Cristina Ricotta; Brauer, Jussara Falek

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste em uma pesquisa teórica a respeito da constituição do sujeito no âmbito da psicanálise lacaniana. A vertente clínica que motiva esta pesquisa é o atendimento de crianças com problemas graves (psicose, autismo, deficiência mental, etc.) e suas mães, e das dificuldades encontradas num momento privilegiado de seu tratamento, em que ocorreria a separação estrutural entre ambas. Há dois modos pelos quais se constitui o sujeito: segundo o Estádio do Espelho e segundo a topologia da alienação e separação. Ambos são apresentados. Ao explicar a alienação, o estudo enfoca o surgimento do sujeito no inconsciente, distinto do eu, que é essencialmente imaginário. Este surgimento é apresentado de acordo com a leitura lacaniana do cogito ergo sum de Descartes. Os impasses encontrados na clínica quando da separação - especialmente o surgimento de sintomas físicos na mãe - são considerados e analisados à luz das teorias vigentes.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo consiste en una investigación teórica respecto a la constitución del sujeto en el ámbito del psicoanálisis lacaniano. La vertiente clínica que motiva esta investigación es la atención a niños con problemas graves (psicosis, autismo, deficiencia mental, etc.) y sus madres, y las dificultades encontradas en un momento privilegiado de su tratamiento, en el que ocurriría la separación estructural entre ambas. Hay dos modos por los que se constituye el sujeto: según el Estadio del Espejo y según la topología de la alienación y separación. Ambos son presentados. Al explicar la alienación, el estudio enfoca el surgimiento del sujeto en el inconsciente, distinto del yo, que es esencialmente imaginario. Este surgimiento está presentado de acuerdo con la lectura lacaniana del cogito ergo sum de Descartes. Los impases encontrados en la clínica cuando de la separación - especialmente el surgimiento de síntomas físicos en la madre - son considerados y analizados a la luz de las teorías vigentes.

    Resumo em Inglês:

    A theoretical research on the constitution of the subject in Lacanian Psychoanalysis is provided. The clinical aspect which motivates current research is the dealing with children bearing serious problems (psychosis, autism, mental disability, etc) and with their mothers, coupled to difficulties encountered at a specific moment in the treatment, or rather, when the structural separation between mother and child occurs. There are two ways through which the subject constitutes itself: the mirror phase and the topology of alienation and separation are both carefully presented and investigated. Although alienation is analyzed, the study focuses on the emergence of the subject within the unconscious, as distinct from the ego which is essentially imaginary. Emergence is given according to the Lacanian reading of Descartes’s Cogito, ergo sum. Impairments in the clinical treatment when separation occurs - especially the emergence of physical symptoms in the mother - are taken into account and analyzed in the light of the above-mentioned theories.
  • A trofolaxes grupal: transtornos narcísicos e reconstruções vinculares Artigos

    Ávila, Lazslo Antonio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta um conceito derivado da Biologia do Conhecimento aplicado metaforicamente aos grupos humanos. Trofolaxes denomina o processo de comunicação química utilizado por determinados animais, os insetos sociais, para comunicar uns aos outros as necessidades de sua comunidade, seja em termos de defesa, seja de alimentação ou de reprodução. Aplicada aos grupos, a noção de trofolaxes permite entender determinados mecanismos de regulação grupal pelos quais, através principalmente da linguagem, os indivíduos conseguem produzir a identidade grupal, as fronteiras delimitadoras do grupo e os elementos da dinâmica que possibilitam as interações interindividuais. Se aos insetos, a trofolaxes permite a comunicação, as alterações ontogenéticas e a adaptação filogenética, para os grupos humanos, a trofolaxes simbólica implica na possibilidade da geração da ontogênese específica das distintas psiques, necessárias ao convívio humano.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo presenta un concepto derivado de la Biología del Conocimiento aplicado metafóricamente a los grupos humanos. Trofolaxis denomina el proceso de comunicación química utilizado por determinados animales, los insectos sociales, para comunicar unos a los otros las necesidades de su comunidad, sea en términos de defensa, de alimentación o de reproducción. Aplicada a los grupos la noción de trofolaxis permite entender determinados mecanismos de regulación grupal, por los cuales, a través principalmente del lenguaje, los individuos consiguen producir la identidad grupal, las fronteras delimitadoras del grupo, y los elementos de la dinámica que posibilitan las interacciones inter-individuales. Si a los insectos, la trofolaxis permite la comunicación, las alteraciones ontogenéticas y la adaptación filogenética, para los grupos humanos, la trofolaxis simbólica implica en la posibilidad de la geración de la ontogênesis específica de las distintas psiques, necesarias a la convivencia humana.

    Resumo em Inglês:

    Current essay discusses a concept from Biology of Knowledge and metaphorically applied to human groups. Trophallaxis refers to the chemical communicational process used by certain animals, such as social insects, to communicate the needs of their communities in terms of defense, feeding or reproduction. When applied to groups, trophallaxis explains certain mechanisms of group regulations in which, mainly through language, individuals may produce the group identity, the group’s restricting borders and the dynamic elements that permit inter-individual interactions. If trophallaxis permits communication, ontogenetic alterations and phylogenetic adaptation in insects, symbolic trophallaxis in human groups makes possible the generating of specific ontogenesis of distinct psyches, required for human relationships.
  • Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural Artigos

    Tuleski, Silvana Calvo; Eidt, Nadia Mara

    Resumo em Português:

    A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.

    Resumo em Espanhol:

    La psicología histórico-cultural asume que el factor biológico determina la base de las reacciones innatas de los individuos. Sobre esta base se constituye todo el sistema de reacciones adquiridas, siendo éstas determinadas, más por la estructura del medio cultural del niño, que por las disposiciones biológicas. Si es por medio del proceso de apropriación de la cultura que cada hombre adquiere las capacidades humanas, la comprensión actual respecto a los trastornos de aprendizaje puede ser reconfigurada, demostrando que mediaciones adecuadas y consistentes pueden tener carácter revolucionario para el aprendizaje, al hacer presente el talento cultural cuando el talento biológico no se revela como esperado.

    Resumo em Inglês:

    Historical and Cultural Psychology foregrounds that the biological factor determines the basis of the individuals’ innate reactions. The entire system of acquired reactions, determined more on the structure of the child’s environment than on biological presuppositions, is constituted on this basis. If all human beings acquire their capacities through the process of cultural appropriation, current understanding on learning disabilities may be re-designed. It may be shown that adequate and consistent mediations may be revolutionary when they concretize the cultural talent in the case that the biological talent fails to reveal itself as expected.
  • Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho Artigos

    Gardinal, Elaine Cristina; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    A qualidade das relações estabelecidas na escola de educação infantil pode afetar o aprendizado. O objetivo do estudo foi investigar associações entre comportamento e desempenho nesse contexto, levando em conta o sexo da criança. Participaram 68 meninos e 65 meninas, com idades entre 5 e 7 anos, alunos de escolas públicas. Os professores responderam a uma escala avaliando a relação do aluno com a tarefa, os colegas e o professor. O desempenho foi avaliado por meio de uma sondagem de leitura e escrita. De acordo com os resultados, os professores avaliaram o comportamento das meninas mais positivamente. Para ambos os sexos, comportamentos nos três domínios - relação com a tarefa, com os colegas e o professor, nesta ordem - correlacionaram-se com medidas de desempenho. O desempenho escolar foi mais fortemente associado aos comportamentos interpessoais no grupo masculino. Discutem-se possíveis explicações para a maior vulnerabilidade dos meninos a dificuldades relacionais sugerida pelos resultados.

    Resumo em Espanhol:

    La calidad de las relaciones establecidas en la escuela de educación infantil pode afectar el aprendizaje. El objetivo del estudio fue el de investigar asociaciones entre comportamiento y desempeño en ese contexto, llevando en cuenta el sexo del niño. Participaron 68 niños y 65 niñas, con edades entre los 5 y los 7 años, alumnos de escuelas públicas. Los profesores respondieron a una escala evaluando la relación del alumno con la tarea, los colegas y el profesor. El desempeño fue evaluado por medio de un sondeo de lectura y escritura. De acuerdo con los resultados, los profesores evaluaron el comportamiento das niñas más positivamente. Para ambos sexos, comportamientos en los tres dominios - relación con la tarea, con los colegas y el profesor, en este orden - se correlacionaron con medidas de desempeño. El desempeño escolar fue más fuertemente asociado a los comportamientos interpersonales en el grupo masculino. Se discuten posibles explicaciones para la mayor vulnerabilidad de los niños a dificultades relacionales, sugerida por los resultados.

    Resumo em Inglês:

    The type of relationships a child establishes in kindergarten can affect his/her learning. The main purpose of this study was to investigate associations between relational behavior and achievement in that context, taking children’s sex into account. Sixty-eight boys and 65 girls from public schools participated in the study. Their ages ranged from 5 to 7 years. Teachers filled out a scale assessing children’s behaviors in relation to classroom tasks, teacher, and peers. Achievement was assessed by means of an evaluation of pre-reading skills. Results showed that girls were assessed more positively than boys. For both sexes, achievement measures correlated with behaviors related to tasks, peers, and teacher, in this order of strength. Achievement was more strongly related with interpersonal behaviors for boys than for girls. Some alternative explanations for boys’ greater susceptibility to relational difficulties are discussed.
  • A construção do sujeito narrador: pensamento discursivo na etapa personalista Artigos

    Smith, Vivian Hamann; Sperb, Tânia Mara

    Resumo em Português:

    A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais. Neste trabalho, conceitos de Wallon sobre o desenvolvimento e a linguagem na etapa personalista são utilizados como base teórica para discutir as contribuições de estudos sociointeracionistas contemporâneos sobre narrativas. O estudo do desenvolvimento da narrativa possibilita acompanhar o processo de incorporação, pela criança, de elementos dos outros e da cultura, ao mesmo tempo em que ela se diferencia como indivíduo, colocando-se como narradora e avaliando aquilo que conta. A apropriação de formas convencionais de contar histórias contribui para a organização e sofisticação do pensamento discursivo e da imaginação criadora, possibilitando que a criança desenvolva recursos cognitivos e afetivos para interagir com um mundo multidimensional, complexo e em constante processo de mudança.

    Resumo em Espanhol:

    La narrativa es una forma de pensamiento discursivo que permite al niño preescolar construir progresivamente un sentido de sí propio mientras se sitúa en un mundo de relaciones y prácticas sociales. En este trabajo conceptos de Wallon sobre el desarrollo y el lenguaje en la etapa personalista son utilizados como base teórica para discutir las contribuciones de estudios sociointeraccionistas contemporáneos sobre narrativas. El estudio del desarrollo de la narrativa posibilita acompañar el proceso de incorporación, por el niño, de elementos de los otros y de la cultura, al mismo tiempo en que él se diferencia como individuo, colocándose como narrador y evaluando lo que cuenta. La apropriación de formas convencionales de contar historias contribuye para la organización y sofisticación del pensamiento discursivo y de la imaginación creadora, posibilitándole al niño desarrollar recursos cognitivos y afectivos para interaccionar con un mundo multidimensional, complejo y en constante proceso de cambio.

    Resumo em Inglês:

    Narrative is a kind of discoursive thought that allows the preschooler child to progressively construct a sense of self, while she situates herself in a world of relationships and social practices. In this paper, Wallon’s concepts on development and language in the personalist stage are taken as a theoretical framework to discuss contributions of contemporary sociointeractionists studies on narrative. The study of narrative development permits that children’s process of incorporation of others and cultural elements may be followed, at the same time as they differentiate themselves as individuals who narrate and evaluate what is told. The appropriation of conventional forms of telling stories contributes to the discoursive thought organization and sophistication and of creative imagination. This appropriation enables children to develop cognitive and affective resources to interact with a multidimensional world that is complex and changeable.
  • O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico Artigos

    Dell' Agli, Betânia Alves Veiga; Brenelli, Rosely Palermo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tuvo por objetivo el de investigar, en un contexto psicogenético, las posibilidades de ser introducido un juego de reglas en el diagnóstico psicopedagógico, con el fin de evaluar la construcción de la noción de clasificación. Participaron de esa investigación 40 alumnos de ambos sexos, con edades entre los 4 y 17 años, que estaban en la Educación Infantil (Jardín II y pre-primaria) y Enseñanza Fundamental (3er y 8º años) de dos escuelas públicas, siendo 10 de cada nivel evolutivo: colección figural, colección no figural, inclusión jerárquica de clase y razonamiento combinatorio. Fueron aplicadas las pruebas de clasificación espontánea, inclusión jerárquica de clases y combinación de fichas de varios colores y cuatro partidos con el juego "Descubra el Animal". Los resultados obtenidos evidenciaron que el juego utilizado fue eficaz para auxiliar en el diagnóstico psicopedagógico de la noción de clasificación.

    Resumo em Inglês:

    This work has the aim of investigating, in a psychogenetic context, the possibilities of a game of rules to be introduced in the psycho-pedagogical diagnosis with the purpose of evaluating the construction of classification awareness. Forty students of both genders with ages between 4 and 17 years old attending primary (kindergarten and 1st grade) and elementary (3rd to 8th grade) public schools have participated on this research, 10 in each developing level: figural collection, non-figural collection, hierarchical inclusion of classes and logical thinking. Spontaneous classification tests were applied, along with hierarchical inclusion of classes, matching cards of various colors and four matches with the game "Find out the Animal". The results point out that the game utilized was effective to help on psycho-pedagogical diagnosis for the classification.
  • Vinte anos do MST: a psicologia nesta história Artigos

    Domingues, Eliane

    Resumo em Português:

    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completou vinte anos em 2004. Ao longo de sua existência vem despertando o interesse de pesquisadores de diversas áreas, principalmente da Educação e da Sociologia. No entanto, ainda existem poucos trabalhos na Psicologia sobre o MST. Mapear a produção científica geral sobre o MST e analisar a produção específica da Psicologia sobre esta temática é o que se propôs esta pesquisa. Com esse objetivo, foi realizada uma busca online no banco de teses da Capes, abrangendo o período de 1987 a 2004. Todos os resumos encontrados foram impressos e categorizados. Através dos resumos foram identificadas as teses e dissertações desenvolvidas em programas de pós-graduação em Psicologia, as quais, por sua vez, foram lidas em sua totalidade, buscando-se identificar as questões orientadoras, principais resultados e conclusões das pesquisas. Destaca-se a necessidade de estudos sobre a infância, desterritorialização e sofrimento psíquico e saúde mental no campo.

    Resumo em Espanhol:

    El movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) ha cumplido veinte años en 2004. A lo largo de su existencia viene despertando el interés de los investigadores de diversas áreas, principalmente, de la Educación y Sociología. Sin embargo, aun existen pocos trabajadores en la Psicología sobre el MST. Mapear la producción científica general sobre el MST y analizar la producción específica de la Psicología, sobre esta temática es lo que se ha propuesto con esta encuesta. Con ese objetivo ha sido realizada una búsqueda online en el banco de tesis de la CAPES, abarcando el período de 1987 a 2004. Todos los resúmenes encontrados fueron impresos y puesto en categorías. A través de los resúmenes fueron identificadas las tesis y disertaciones desarrolladas en Programas de Postgrado en Psicología que, por su vez, fueron leídas en su totalidad, buscando identificar las cuestiones orientadoras, principales resultados y conclusiones de las pesquisas. Se destaca la necesidad de estudios sobre la infancia, desterritorialización y sufrimiento psíquico y salud mental en el campo.

    Resumo em Inglês:

    The Landless Peasants’ Movement (MST) in Brazil commemorated twenty years in 2004. Throughout its lifetime, it has aroused the interest of researchers hailing from different areas, mainly from those involved in Education and Sociology. Few researches on the movement are extant within Psychology. The mapping of general scientific production on the Movement and an analysis of the specific production within Psychology are the objects of current research. An online search was undertaken at the CAPES data bank with regard to the 1987-2004. All abstracts were printed and classified. Whereas the abstracts revealed the theses and dissertations developed in postgraduate programs for Master’s degree in Psychology, the dissertations were read to identify pre-oriented subject matter in the researches, their main results and their conclusions. The need for further studies concerning childhood, de-territorialization, psychic suffering and mental health conditions in the rural area is emphasized.
  • A questão social da terra como desafio para a psicologia Artigos

    Lopes, José Rogério

    Resumo em Português:

    O artigo discute os processos de problematização da questão social da terra na sociedade brasileira, de forma a questionar seus desdobramentos atuais para os estudos em Psicologia. A partir da noção de "espaço de coexistência", o autor elabora uma reflexão que objetiva identificar oposições conceituais concernentes à análise da questão social da terra e suas implicações para o entendimento das modernas lutas sociais, no campo. Nesse contexto, indica perspectivas para pensar os modelos de racionalidade e subjetividade em disputa nesses processos e os desafios epistemológicos e metodológicos que se colocam para a atuação dos psicólogos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute los procesos de problematización de la cuestión social de la tierra en la sociedad brasileña, con la intención de cuestionar sus discusiones actuales para los estudios en Psicología. A partir de la noción de "espacio de coexistencia", el autor elabora una discusión que tiene por objeto identificar oposiciones conceptuales concernientes al análisis de la cuestión social de la tierra y sus implicaciones para el entendimiento de las modernas luchas sociales en el campo. En este contexto, indica perspectivas para pensar los modelos de racionalidad y subjetividad en disputa en esos procesos, así como los desafíos epistemológicos y metodológicos que se colocan para la actuación de los psicólogos.

    Resumo em Inglês:

    Processes in the problematization of the social issue of land in Brazilian society are discussed in an attempt to question its current unfolding within psychological studies. Based on the notion of "co-existential space", reflections are envisaged to identify the conceptual oppositions concerning the analysis of the social issue of land and its implications for the understanding of modern social struggles in the countryside. Current essay points towards certain perspectives within models of rationality and subjectivity that contend these processes, coupled to epistemological and methodological challenges facing psychologists.
  • "Fazem um PSF lá de cima...": a case study Artigos

    Traverso-Yépez, Martha; Bernardino, Jhoseanne Magalhães; Gomes, Lílian Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetiva mapear a implantação da mais recente unidade do Programa Saúde da Família de um bairro da periferia de Natal, aprofundando-se nos problemas e dificuldades identificados junto aos membros das quatro equipes que a conformam. Por meio da observação participante, do diálogo direto e de grupos focais com os membros das equipes, tem sido possível a criação de um espaço de construção conjunta de conhecimentos. Orientadas pela perspectiva da Psicologia Social, entendida como uma ferramenta de reflexão crítica e principalmente autocrítica sobre o universo simbólico que permeia as práticas de saúde, mostraremos e discutiremos ações e posicionamentos que são verdadeiros dilemas no dia-a-dia, tentando destacar a teia de interdependências envolvida. Esperamos contribuir para uma melhor compreensão da complexidade que envolve a atenção primária à saúde no Brasil, bem como propiciar possibilidades de formas de ação diferenciadas nesse campo.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tiene como objetivo mapear la implantación de la más reciente unidad del "Programa Saúde da Familia" de un barrio de la periferia de Natal (capital del estado brasileño de Río Grande del Norte), profundizándose en los problemas y dificultades identificados junto a los miembros de los cuatro equipos que la conforman. Por medio de la observación participante, del diálogo directo y de grupos focales con los miembros de los equipos, fue posible la creación de un espacio de construcción conjunta de conocimientos. Orientadas por la perspectiva de la Psicología Social, entendida como una herramienta de reflexión crítica y principalmente autocrítica sobre el universo simbólico que permea tales prácticas, mostraremos y discutiremos acciones y posicionamientos que son verdaderos dilemas en el día a día, buscando destacar la red de interdependencias envuelta. Esperamos contribuir para una mejor comprensión de la complejidad que envuelve la atención primaria a la salud en el Brasil, como propiciar posibilidades de formas de acción diferenciadas en ese campo.

    Resumo em Inglês:

    The establishment of a recently inaugurated health unit on the outskirts of Natal RN, Brazil, is analyzed by outlining the problems and difficulties, identified and discussed with professionals of four health teams working at the unit. A space of joint construction of knowledge has been introduced by participant observation, direct dialogue and focal groups with team members. Through the perspective a social psychology, considered as critical and self-critical reflective tool with regard to the symbolic structure of health practices, the activities and positioning concerning dilemmas and difficulties faced by health professionals in their daily work will be shown. Interdependency network involved will be thus highlighted. A better comprehension on the complexity that involves primary health care in Brazil and alternative possibilities of action in the field are expected through current contribution.
  • Psicoterapia e bioética: aproximando conceitos, aperfeiçoando práticas Artigos

    Ludwig, Martha Wallig Brusius; Redivo, Luciana Balestrin; Jorge, Hericka Zogbi; Müller, Marisa Campio

    Resumo em Português:

    O presente artigo traz alguns questionamentos sobre a aproximação entre Psicologia, psicoterapia, formação e Bioética. Esta discussão surge por esta última disciplina estar em evidência nos tempos atuais, em virtude dos avanços tecnológicos da ciência como um todo. Desta forma, considera-se pertinente falar em Bioética em todas as especialidades que, de algum forma, têm o ser humano como centro. A Psicologia, por trabalhar com pessoas, representa uma especialidade capaz de concorrer grandemente para a solução dos dilemas encontrados na Bioética e contribuir com essa área do saber. A partir daí, da mesma forma, procura-se entender como os princípios bioéticos podem ser transpostos para o processo psicoterapêutico. O artigo propõe reflexões sobre questões como dilemas éticos que podem surgir no trabalho do psicólogo, o uso do Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) no processo psicoterápico, a formação profissional e outras. Pretende-se, no artigo, tornar presentes alguns questionamentos pouco trabalhados, fazendo uma contribuição reflexiva, mas não determinante.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trae algunos cuestionamientos sobre la aproximación entre psicología, psicoterapia, formación y bioética. Esta discusión surge debido a esta última disciplina estar en evidencia actualmente, en virtud de los avances tecnológicos de la ciencia en su totalidad. De este modo, se considera pertinente hablar de bioética en todas las especialidades que, de alguna forma, tiene el ser humano en su centro. La psicología, por trabajar con personas, representa una especialidad de gran contribución para los dilemas encontrados en la bioética, lo que puede contribuir para esa área del saber. Desde ese lugar, se busca entender como los principios bioéticos pueden ser transpuestos para el proceso psicoterapéutico. El artículo propone reflexiones como: dilemas éticos que pueden surgir en el trabajo del psicólogo, el uso del Término de Consentimiento Libre y Aclarado (TCLA) en el proceso psicoterápico, la formación profesional y otros. Se pretende, con este artículo, presentar algunos cuestionamientos poco trabajados, haciendo una contribución reflexiva, pero no determinante.

    Resumo em Inglês:

    Issues on the link between Psychology, therapy, training and Bioethics are provided and discussed. Current discussion is justified due to the fact that Bioethics has become an important subject in the context of contemporary technological and scientific improvements as a whole. It is thus essential to discuss Bioethics in all its specialties, taking the human being as its focus and center. Since Psychology deals with human beings, it may be highly contribute towards the solution of dilemmas in Bioethics and its importance may be highlighted within this area. Consequently, the manner bioethical principles may be transposed to the psychotherapeutic process is of paramount importance. Current essay reflects on the ethical dilemmas that the psychologist may face, on the use of the Term of Free and Clear Consent (TCLE) in the psychotherapeutic process, professional training, among others. It shall also shed some light on less discussed issues for reflective, albeit not determinant, contributions.
  • O tratamento odontológico como gerador de ansiedade Artigos

    Possobon, Rosana de Fátima; Carrascoza, Karina Camillo; Moraes, Antonio Bento Alves de; Costa Jr, Áderson Luiz

    Resumo em Português:

    A situação de tratamento odontológico é potencialmente ansiogênica para todos os envolvidos. Do ponto de vista do paciente, aspectos clínicos - em especial os invasivos, tais como a injeção da anestesia - e aspectos relacionados aos comportamentos do profissional podem gerar ansiedade e respostas de esquiva ao tratamento. Para o cirurgião-dentista, a necessidade de lidar com a ansiedade do paciente, que requer, muitas vezes, estratégias diferenciadas de manejo do comportamento, além de toda a exigência pela perfeição técnica e atualização de conhecimentos clínicos, pode tornar estressante sua rotina de trabalho. A situação se agrava na medida em que a formação do profissional de odontologia seja deficiente na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a relação profissional-paciente e estratégias de manejo de comportamentos.

    Resumo em Espanhol:

    La situación de tratamiento odontológico es potencialmente ansiogénica para todos los involucrados. Del punto de vista del paciente, aspectos clínicos - en especial los invasivos, tales como la inyección de la anestesia - y aspectos relacionados a los comportamientos del profesional pueden generar ansiedad y respuestas de elusión al tratamiento. Para el cirujano dentista, la necesidad de lidiar con la ansiedad del paciente, que requiere, muchas veces, estrategias diferenciadas de manejo del comportamiento, además de toda exigencia por la perfección técnica y actualización de conocimientos clínicos, pueden volver estresante su rutina de trabajo. La situación se agrava a medida que la formación del profesional de odontología sea deficiente en la adquisición de conocimientos teóricos y prácticos sobre la relación profesional-paciente y estrategias de manejo de comportamientos.

    Resumo em Inglês:

    Dental treatment causes anxiety in patients and professionals. In the case of patients, the clinical aspects, mainly invasive factors, such as local anesthesia, and, in the case of professionals, their behavior may produce anxiety with their evasive answers. The need to deal with the patient’s anxiety requires complex procedures of the dentists. Coupled to the dentist’s own anxiety for technical preciseness and permanent clinical knowledge acquisitions, the dentist’s routine turns into a physically and emotionally stressing procedure. Such a situation may worsen when the professional training of the dentist is somewhat deficient in knowledge acquisition on the doctor-patient relationship and in behavior management techniques.
  • Reversão dos efeitos da história de incontrolabilidade sob contingências de variação comportamental Artigos

    Motta, Karina de Guimarães Souto e; Abreu-Rodrigues, Josele; Sanabio-Heck, Elisa Tavares

    Resumo em Português:

    A exposição a eventos incontroláveis produz dificuldade na aprendizagem de novos comportamentos. O presente estudo investigou o papel da instrução e da exposição à controlabilidade na reversão dos efeitos da história de incontrolabilidade. No treino, estudantes universitários foram expostos à controlabilidade (grupo CC) ou à incontrolabilidade (grupos IC, ICi, II, IIi). Na "terapia", os grupos CC, IC e ICi foram expostos à controlabilidade, enquanto os grupos II e IIi continuaram expostos à incontrolabilidade. Os grupos ICi e IIi receberam uma instrução de incontrolabilidade/controlabilidade. No teste, todos os grupos foram expostos a controlabilidade. Os participantes expostos apenas à incontrolabilidade (grupos II e IIi) apresentaram maior persistência do responder do que aqueles expostos à "terapia" (grupos IC e ICi), os quais não diferiram dos participantes expostos apenas à controlabilidade (Grupo CC), a despeito da instrução. O procedimento de "terapia", portanto, foi mais efetivo do que a instrução para reverter os efeitos da história de incontrolabilidade.

    Resumo em Espanhol:

    La exposición a eventos incontrolables produce dificultad en el aprendizaje de nuevos comportamientos. El presente estudio investigó el rol de la instrucción y de la exposición a la controlabilidad en la reversión de los efectos de la historia de incontrolabilidad. En el entrenamiento, estudiantes universitarios fueron expuestos a la controlabilidad (grupo CC) o a la incontrolabilidad (grupos IC, ICi, II, IIi). En la "terapia", los grupos CC, IC y ICi fueron expuestos a la controlabilidad, mientras que los grupos II y IIi siguieron expuestos a la incontrolabilidad. Los grupos ICi y IIi recibieron una instrucción de incontrolabilidad/controlabilidad. En el test, todos los grupos fueron expuestos a la controlabilidad. Los participantes expuestos sólo a la incontrolabilidad (grupos II y IIi) presentaron mayor persistencia del responder, comparados a aquellos expuestos a la "terapia" (grupos IC y ICi), los cuales no se distinguieron de los participantes expuestos sólo a la controlabilidad (Grupo CC), pese a la instrucción. El procedimiento de "terapia", por lo tanto, fue más efectivo que la instrucción para revertir los efectos de la historia de incontrolabilidad.

    Resumo em Inglês:

    Pre-exposure to uncontrollable events interferes with subsequent learning of new behaviors. The present study investigated the role of instructions and of the exposure to controllability in reversing the effects of a history of uncontrollability. During training, college students were exposed to controllability (CC Group) or to uncontrollability (IC, ICi, II and Iii groups). During "therapy", the CC, IC and ICi groups were exposed to controllability while the II and IIi groups remained exposed to uncontrollability. An instruction on uncontrollability/controllability was given to the ICi and IIi groups. During testing, all groups were exposed to controllability. The participants exposed only to uncontrollability (II and IIi groups) showed greater response persistence than those exposed to "therapy" (IC and ICi groups) that did not differ from those exposed only to controllability (CC Group). The "therapy" procedure, then, was more effective than instructions in reversing the effects of a history of uncontrollability.
  • WISC-III e WAIS-III na avaliação da inteligência de cegos Artigos

    Nascimento, Elizabeth do; Flores-Mendoza, Carmen Elvira

    Resumo em Português:

    Diante da escassez de pesquisas nacionais e de testes psicológicos destinados a avaliar pessoas cegas, desenvolveu-se um estudo psicométrico com as escalas verbais dos testes WISC-III e WAIS-III. Após as adaptações de alguns estímulos e das instruções, os testes foram aplicados em crianças (N = 120) e adultos (N = 52) residentes em Belo Horizonte. Os resultados indicaram que as escalas verbais modificadas apresentam uma boa consistência interna (alfa> 0,80). Além disso, a investigação da validade fatorial identifica a presença clara de apenas um componente. Este componente explica 81% e 64% para o WISC-III e WAIS-III, respectivamente. Conclui-se que as adaptações a que se procedeu não afetaram a estrutura fatorial das escalas. Deste modo, os profissionais poderão utilizar as escalas modificadas para avaliar a inteligência de pessoas cegas.

    Resumo em Espanhol:

    Frente a la escasez de investigaciones nacionales asi como la ausencia de tests psicológicos que evaluen personas ciegas, se ha desarrollado un estudio psicometrico com la escalas verbales del WISC-III y WAIS-III. Posteriormente a las adaptaciones de algunos estímulos y de las instrucciones, las escalas fueron aplicadas a una muestra de niños (n=120) y de adultos (n=52) residentes en la ciudad de Belo Horizonte-Brasil. Los resultados indican que las escalas verbales modificadas presentan una alta fiabilidad (alpha >0,80) asi como la presencia clara de un unico componente responsable por 81% y 64% de la variancia del WIC-III e WAIS-III respectivamente. Se ha concluido que las modificaciones efectuadas no han comprometido la estructura factorial de las escalas verbales. Por tanto, los profesionales psicólogos pueden utilizar las escalas modificadas para la evaluación de la inteligencia de personas portadoras de ceguera.

    Resumo em Inglês:

    Owing to the almost lack of a national research on psychological testing for the evaluation of blind people, a psychometric study has been developed with the WISC-III and WAIS-III verbal scales. After adaptations in stimuli and instructions, scales were applied to 120 children and 52 adults in Belo Horizonte MG Brazil. Results show that modified verbal scales had a good internal consistency (alpha > 0.80) and the factorial analysis clearly indicated the presence of a single principal component. Actually it explains a total of 81% and 64% for WISC III and WAIS III respectively. Since adaptations do not affect the factorial structure of the above-mentioned scales, professionals may use the modified scales to measure the intelligence of blind people.
  • Intervenção em grupo: experiência com mães de crianças com câncer Relatos De Experiência

    Campos, Elisa Maria Parahyba; Rodrigues, Avelino Luiz; Machado, Patricia; Alvarez, Margareth

    Resumo em Português:

    Neste trabalho tentamos demonstrar a possibilidade de uma intervenção que, mesmo sem ter objetivos psicoterapêuticos em uma concepção mais estrita, produziu efeitos equivalentes aos da psicoterapia, uma vez que propiciou aos participantes a possibilidade de entrar em contacto com seu mundo interno e de lançar mão de recursos até então desconhecidos para eles. Este tipo de percepção deu aos participantes mais instrumentos para lidar com a situação difícil que representa uma criança portadora de câncer. Ao relatar experiência realizada com um grupo de mães de crianças submetidas a transplante de medula óssea, além da apresentação de uma forma peculiar de intervenção que se mostrou efetiva, e do aprendizado resultante da experiência, propomos ao leitor a possibilidade de reproduzir este modelo em outros tipos de grupos e instituições.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo buscamos demostrar la posibilidad de una intervención que, aunque sin objetivos psicoterapéuticos en una concepción más estricta, produjo efectos equivalentes a los de la psicoterapia, una vez que propició a los participantes la posibilidad de entrar en contacto con su mundo interno y de lanzar mano de recursos desconocidos hasta entonteces para ellos. Este tipo de percepción les dio a los participantes más instrumentos para manejar la situación difícil que representa un niño con cáncer. Al relatar la experiencia realizada con un grupo de madres de niños sometidos a trasplante de médula ósea, además de la presentación de una forma peculiar de intervención que se mostró efectiva y del aprendizaje resultante de la experiencia, proponemos al lector la posibilidad de reproducir este modelo en otros tipos de grupos e instituciones.

    Resumo em Inglês:

    The possibility of a psychosocial intervention, without any strict psychotherapeutic goals, albeit with similar results as those from Psychotherapy, is presented. It has actually given participants the possibility of contacting their inner world and of utilizing resources hitherto unknown to them. Participants provided instruments for the improvement of their abilities to deal with difficult situations in the care of children with cancer. This paper describes an experience with a group of mothers whose children underwent bone marrow transplants, a special type of effective psychosocial intervention, and a learning case from such an experience. The reproduction of such a model on other groups and institutions is recommended.
  • Avaliação de programas preventivos: relato de experiência Relatos De Experiência

    Löhr, Suzane Schmidlin; Pereira, Ana Carina Stelko; Andrade, André Luiz Monezi; Kirchner, Luziane de Fátima

    Resumo em Português:

    A análise criteriosa de um projeto permite refiná-lo identificando seus aspectos dificultadores e facilitando a inclusão de estratégias efetivas para correção dos problemas. Alguns autores sugerem que a avaliação de programas preventivos seja feita considerando-se as etapas: análise do problema, delineamento do programa, realização de teste-piloto, realização de teste avançado, disseminação ou ampliação para outros contextos. O presente artigo, observando as referidas etapas, procurou avaliar um projeto preventivo que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 6 a 8 anos. Constatou-se que o projeto analisado tem vários aspectos positivos: promove mudanças sutis no comportamento das crianças e sensibiliza os pais para que estimulem condutas pró-sociais. Por outro lado, permitiu detectar que a não-utilização de uma estratégia efetiva de recrutamento e retenção dos participantes pode comprometer a transformação deste projeto em um programa.

    Resumo em Espanhol:

    El análisis riguroso de un proyecto permite refinarlo, identificando aspectos dificultadores del mismo y facilitando la inclusión de estrategias efectivas para corrección de los problemas. El presente artículo procuró evaluar un proyecto preventivo que busca estimular el desarrollo de habilidades sociales en niños de 6 a 8 años. El análisis fue hecho tomando por base las etapas: análisis del problema, delineamiento del programa, realización de test piloto, realización de test avanzado, diseminación o ampliación para otros contextos. Se constató que el proyecto analizado tiene varios aspectos positivos: promueve cambios sutiles en el comportamiento de los niños y sensibiliza a los padres y profesores para que estimulen conductas pre-sociales. Por otro lado, permitió detectar que la no utilización de una estrategia efectiva de reclutamiento y retención de los participantes puede comprometer la transformación de este proyecto en un programa.

    Resumo em Inglês:

    A critical analysis of a project allows refining it by identifying the aspects that make it difficult in order to facilitate the inclusion of effective strategies for the correction of the problems. Some authors suggest that the evaluation of preventive programs is made, considering the stages: analysis of the problem, delineation of the program, accomplishment of test-pilot, accomplishment of advanced test, dissemination or enlargement for other contexts. The objective of this paper is to evaluate a preventive project that aim to stimulate the development of social abilities in children from 6 to 8 years old. It was observed that the analyzed project has some positive aspects: it promotes subtle changes in the behavior of the children and sensitizes the parents in order to stimulate pro-social behaviors. On the other hand, it allowed to detect that a non use of an effective strategy of recruitment and retention of the participants can compromise the transformation of this project in a program.
  • A loucura no leito de procusto Resenhas

    Costa, Paulo José da
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br