Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

  • A análise psicossocial do jovem delinqüente: uma revisão da literatura Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Laranjeira, Carlos António

    Resumo em Português:

    A assiduidade e generalização do discurso social confirmam a exacerbação crescente do número de transgressões cometidas por jovens, classificadas como Delinqüência Juvenil. Delineou-se como objectivos: investigar a produção científica em periódicos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs e PsycINFO, sobre o conceito de delinqüência juvenil, no período de 1995-2005, e analisar as questões relacionadas com o âmago deste fenômeno, visto à luz das interpretações sociológicas e psicológicas. Foram identificados 30 artigos, dos quais foram selecionados 23 e foram localizados 20. A análise da literatura, permite discriminar os comportamentos delinqüentes normativos dos patológicos, analisando-os segundo os modelos de controle social, da identidade/subcultura e da teoria psicanalítica. Reforça-se a necessidade de intervenção profiláctica primária, partindo do reconhecimento de fatores de risco que tornam determinados grupos vulneráveis. E finalmente expõem-se algumas das principais estratégias de tratamento, abrindo espaço a propostas de investigação futura.

    Resumo em Espanhol:

    La asiduidad y generalización del discurso social confirman la exacerbación creciente del número de transgresiones cometidas por jóvenes, clasificadas como Delincuencia Juvenil. Como objetivos, se marcaron los siguientes: investigar la producción científica en periódicos indexados en las bases de datos Medline, Lilacs y PsycINFO, sobre el concepto de delincuencia juvenil, en el período de 1995-2005, y analizar las cuestiones relacionadas con el fondo de este fenómeno, visto a la luz de las interpretaciones sociológicas y psicológicas. Se identificaron 30 artículos, de los cuales 23 fueron seleccionados y 20 fueron localizados. El análisis de la literatura permite distinguir los comportamientos delincuentes normativos de los patológicos, analizándolos según los modelos de control social, de la identidad/subcultura y de la teoría psicoanalítica. Se refuerza la necesidad de una intervención profiláctica primaria, partiendo del reconocimiento de factores de riesgo que convierten en vulnerables determinados grupos. Y, finalmente, se exponen algunas de las principales estrategias de tratamiento, abriendo espacio a futuras propuestas de investigación.

    Resumo em Inglês:

    The frequency and generalization of social speech confirm the ever increasing number of youth transgressions classified as juvenile delinquency. To investigate the scientific results published in journals indexed in Medline, Lilacs and PsycINFO databases concerned with the concept of juvenile delinquency between 1995 and 2005 as well as to analyse the questions related to the core of such a phenomenon under a sociological and psychological point of view were set out as the main objectives of this study. Thirty articles were identified, of which 23 were selected and 20 were located. The study of this literature allowed us to distinguish a normative conduct from a pathological delinquent behaviour examined according to current models of social control, identity/subculture and psychoanalytical theories. The need for primary prophylactic intervention based on the recognition of risk factors, which render certain groups vulnerable, was also reinforced and some of the main treatment strategies were presented in the end thus creating new opportunities for future research propositions.
  • Análise psicossocial do posicionamento de adolescentes com relação à violência policial Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Torres, Ana Raquel Rosas; Faria, Margareth Regina G. Veríssimo de; Guimarães, Juliany Gonçalves; Martignoni, Thalita Vargas Leite

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi investigar os posicionamentos de estudantes do ensino médio, residentes na periferia de Goiânia, com relação ao uso de ações extrajudiciais pela polícia objetivando resolver um crime. Partimos do pressuposto que essas tomadas de posição estariam ancoradas em sistemas de crenças e atitudes sociais que regulariam nossas relações cotidianas. Assim, utilizamos as crenças e atitudes relacionadas com os Direitos Humanos, com a Democracia e com o Autoritarismo para analisar essas ancoragens. Participaram deste estudo 140 estudantes do ensino médio de uma escola pública da periferia de Goiânia. Os resultados demonstram a importância das atitudes e crenças com relação aos Direitos Humanos e à Democracia para a posição com relação às ações extrajudiciais. Esses resultados são discutidos ressaltando-se a importância de uma educação onde esses valores sejam incluídos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue el investigar los posicionamientos de estudiantes de la educación secundaria, residentes en la periferia de la ciudad de Goiânia (Brasil), con relación al uso de acciones extrajudiciales por la policía, con el objetivo resolver un crimen. Partimos de la suposición que esas tomas de posición estarían ancladas en sistemas de creencias y actitudes sociales que regularían nuestras relaciones cotidianas. De ese modo, utilizamos las creencias y actitudes relacionadas a los derechos humanos, a la democracia y al autoritarismo para analizar tales anclajes. Participaron de este estudio 140 estudiantes de la educación secundaria de una escuela pública de la periferia de la ciudad de Goiânia (Brasil). Los resultados demuestran la importancia de las actitudes y creencias con relación a los derechos humanos y a la democracia para la posición con relación a las acciones extrajudiciales. Esos resultados son discutidos resaltándose la importancia de una educación donde esos valores sean incluidos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to investigate high school students' positioning towards the use of violence by the police in order to solve a crime. Our starting point is that this positioning is anchored on systems of social beliefs and attitudes which regulate our daily relationships. Thus, we used social beliefs and attitudes related to Human Rights, Democracy and Authoritarianism in order to investigate those anchorages. The participants were 140 students high school students from a public school located in the perifery of Goiânia (Brazil). The results showed the importance of social beliefs and attitudes related to Human Rights and Democracy in order to understand students positioning related to police violence. These results are discussed stressing the importance of a kind of educational system where those values are included.
  • Uma análise semiótico-sistêmica de diferentes ecologias desenvolvimentais da juventude Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Iriart, Mirela Figueiredo Santos; Bastos, Ana Cecília de Sousa

    Resumo em Português:

    Este estudo se propôs a descrever e analisar diferentes contextos da juventude em Salvador: uma escola pública, um projeto Social (ONG) e um Centro de atendimento sócio-educativo para adolescentes em conflito com a lei, quanto (a) às possibilidades de participação, (b) aos mecanismos de inclusão oferecidos/construídos e (c) aos posicionamentos atribuídos/assumidos pelos jovens. Foram entrevistados coordenadores e educadores e realizados grupos focais com 7 a 16 adolescentes. Cada contexto foi analisado a partir da noção de redes de significações onde os sujeitos co-constroem sentidos e posicionamentos. Os contextos foram descritos, metaforicamente, como Rede Continente; Rede Vazada e Rede Aprisionadora e apontaram para diferentes formas de inserção e níveis de participação. Os níveis de permeabilidade dos contextos se constituem numa instância mediadora que realiza e ativa o processo de inclusão-exclusão social. Observou-se uma demanda dos jovens pela ampliação das oportunidades de inserção e de participação social e política, considerando-se suas desigualdades.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se propone describir y analizar diferentes contextos de la juventud en Salvador (Bahía-Brasil): una escuela pública, un proyecto social (ONG) y un Centro de Atención Socio-Educativa para adolescentes en conflicto con la ley, en lo que concierne a) las posibilidades de participación, b) los mecanismos de inclusión ofrecidos/construidos y c) los posicionamientos atribuidos/asumidos por los jóvenes. Fueron entrevistados coordinadores y educadores y realizados grupos focales con un número de 7 a 16 adolescentes. Cada contexto fue analizado a partir de la noción de redes de significados donde los sujetos co-construyen sentidos y posicionamientos. Los contextos fueron descritos metafóricamente como Red Continente; Red Ahuecada y Red Encerradora, y apuntaron diferentes formas de inserción y niveles de participación. Los niveles de permeabilidad de los contextos se constituyen en una instancia mediadora que realiza y activa el proceso de inclusión-exclusión social. Se ha observado una demanda de los jóvenes por la ampliación de las oportunidades de inserción y de participación social y política, tomando en cuenta sus desigualdades.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to describe and analyze different adolescence contexts in Salvador: a public school, a social project (NGO) and a socio-educational center for adolescents, in conflict with the law, as far as (a) participation possibilities, (b) inclusion mechanisms offered/constructed and (c) the position taken/assumed by the adolescents in the different contexts. Each context was analyzed as signification nets where processes of co-construction meanings were taking place, while each subject took different positioning. The coordinator and the educators were interviewed and focal groups were organized with 7 to 16 adolescents. The three contexts were described metaphorically as continent net, hollow net, imprisoning net and pointed to different ways of participation and social insertion, among the adolescents. The permeability of the contexts was taken as a mediation category to social inclusion-exclusion. The research points out to the youths demands for social and political participation, enlarging their possibilities of social insertion, considering the differences and iniquities of this group.
  • Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Pratta, Elisângela Maria Machado; Santos, Manoel Antonio dos

    Resumo em Português:

    A família tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, sendo, portanto, passível de vários tipos de arranjos na atualidade. Entretanto, as funções básicas desempenhadas pela instituição familiar no decorrer do processo de desenvolvimento psicológico de seus membros permanecem as mesmas. Frente a esta realidade, a adolescência e as relações familiares nesta etapa do ciclo vital têm sido foco de numerosos estudos. Esta investigação objetivou apresentar uma sistematização dos resultados obtidos através de um estudo bibliográfico envolvendo os descritores: família e adolescência. A literatura consultada salienta que as transformações ocorridas na sociedade, na estrutura familiar e na forma como os pais foram educados provocaram dificuldades referentes à educação dos filhos, principalmente na adolescência. Além disso, a iniciação sexual precoce e o problema da drogadição têm preocupado os pais. Conclui-se pela necessidade de mais investigações referentes à questão familiar na adolescência, que focalizem temas como sexualidade e abuso de substâncias psicoativas.

    Resumo em Espanhol:

    La familia ha pasado por innumerables transformaciones, principalmente estructurales, a lo largo de las últimas décadas, siendo, por lo tanto, en la actualidad, pasible de múltiples tipos de soluciones. Sin embargo, las funciones básicas de la institución familiar a lo largo del proceso de desarrollo de sus miembros siguen iguales. Frente a esta realidad, la adolescencia y las relaciones familiares en esta fase han sido foco de numerosos estudios. Esta investigación tuvo como objetivo presentar una sistematización de los resultados obtenidos a través de un estudio bibliográfico desarrollando dos temas: familia y adolescencia. La literatura consultada señala que las transformaciones ocurridas en la sociedad, en la estructura familiar y la forma cómo los padres fueron educados, provocaron dificultades en lo que se refiere a la educación de los hijos, principalmente en la adolescencia. Además de eso, la iniciación sexual precoz y la drogadicción preocupan a los padres. Se concluye que hacen falta más investigaciones referentes a la problemática familiar en la adolescencia, considerando principalmente temas como drogadicción y sexualidad.

    Resumo em Inglês:

    The family has been undergoing uncountless changes along the last decades, specially regarding its structure. Thus, nowadays, it has become subject to various kinds of adjustments. However, the basic functions of the family institution, the process of the psychological development of its members, remain the same. In view of this reality, adolescence and family relations have been the focus of a number of studies. The purpose of this research was to present a systematization of the results obtained through a bibliographic study involving two themes: family and adolescence. The referenced literature points out that the changes which occurred in the society, in the family structure and, in the way parents were raised have caused difficulties as regards the children's education, specially in the adolescence. Moreover, the early sexual initiation and drug addiction problem have been a concern to parents. It was concluded that more research should be conducted on family issues and adolescence, taking into consideration issues such as sexuality and substance abuse.
  • A depressão na adolescência Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Monteiro, Kátia Cristine Cavalcante; Lage, Ana Maria Vieira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho relata o fenômeno da depressão na adolescência resgatando uma visão de psicopatologia que discute a teoria psicanalítica e a psiquiatria biológica. Nesta faz-se uso do termo depressão e da promessa de cura através dos ajustes dos déficits neuro-hormonais que as medicações se propõem a compensar. A psicanálise promove uma diferenciação entre os termos depressão e melancolia, e correlaciona o conceito de depressão com os lutos pela perda da estrutura infantil. Finalmente, consideram-se quatro aspectos na caracterização do conceito de depressão na adolescência: (1) nem toda manifestação de tristeza ou alteração no comportamento é uma manifestação patológica; (2) é constitutiva do psiquismo e da estruturação do sujeito; (3) funciona como uma defesa do psiquismo, visando proteger o humano; e (4) deve ser concebida como um luto, no sentido psicanalítico do termo que, após um lapso de tempo, necessita ser superado e a libido reinvestida em outros objetos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo relata el fenómeno de la depresión en la adolescencia, rescatando una visión psicopatológica que discute la teoría psicoanalítica y la psiquiatría biológica. En ésta se hace uso del término depresión y de la promesa de cura a través de los ajustes de los déficit neurohormonales que las medicinas se proponen compensar. El psicoanálisis promueve una diferenciación entre los términos depresión y melancolía, y correlaciona el concepto de depresión con los lutos por la pérdida de la estructura infantil. Por fin, se consideran cuatro aspectos en la caracterización del concepto de depresión en la adolescencia: (1) ni toda manifestación de tristeza o alteración del comportamiento es una manifestación patológica; (2) ella es constitutiva del psiquismo y de la estructuración del sujeto; (3) funciona como defensa del psiquismo, visando proteger el humano; y (4) debe ser concebida como un luto - en el sentido psicoanalítico del término - que, tras un período de tiempo, necesita ser superado, con la libido teniendo que ser reinvertida en otros objetos.

    Resumo em Inglês:

    This work analyzes depression in adolescence from a perspective of psychopathology which discusses psychoanalysis theory and biological psychiatry. Within this context, it is used the term of depression and the promise of cure through the adjustment of neuro-hormonal deficits which are expected to be offset by medications. Psychoanalysis fosters a differentiation between the terms depression and melancholia and correlates the depression concept with the the mourning due to the children's structure loss.Finally, four aspects are considered in characterizing the depression concept during the adolescence: (1) not all sadness manifestations or behavior changes are pathological; (2) it is part of psychism and individual structure; (3) it functions as a defense of psychism so as to protect the human being (4) it should be conceived as a mourning in the psychoanalyst meaning of the term which, after a certain time period, needs to be surpassed and libido embedded in other objects.
  • O consumo de maconha na adolescência e as conseqüências nas funções cognitivas Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Rigoni, Maisa dos Santos; Oliveira, Margareth da Silva; Moraes, João Feliz Duarte de; Zambom, Luis Fernando

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva comparar o desempenho nas funções cognitivas de 30 usuários de maconha e de 30 não usuários. Os instrumentos usados foram uma entrevista estruturada; Screening Cognitivo (WISC-III e WAIS-III); WCST e Figuras Complexas de Rey. A amostra foi de 60 adolescentes, idades entre 14 e 17 anos, e escolaridade mínima de 5ª série do Ensino Fundamental. Observou-se que houve diferença estatisticamente significativa no desempenho dos dois grupos em todos os testes neuropsicológicos aplicados; no subteste Código e no WCST, o grupo de usuários denotou desempenho mais prejudicado. Concluiu-se que a maconha pode afetar funções cognitivas de adolescentes usuários.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo el de comparar el desempeño en las funciones cognitivas de 30 usuarios de marihuana y de 30 no usuarios. Los instrumentos usados fueron una entrevista estructurada; Screening Cognitivo (WISC-III y WAIS-III); WCST y Figuras Complejas de Rey. La muestra fue de 60 adolescentes, con edad entre 14 y 17 años y escolaridad mínima de 5 º año de la educación primaria. Se observó que hubo diferencia estadísticamente significativa en el desempeño de los dos grupos en todos los testes neuropsicológicos aplicados; en el sub-test código y no WCST, el grupo de usuarios obtuvo desempeño más perjudicado. Se concluyó que la marihuana puede afectar funciones cognitivas de adolescentes usuarios.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the study was to compare the cognitive function performance between a group of 30 cannabis users and a group of 30 non-users. The instruments used were a structured interview; Cognitive Screening (WISC - III and WAIS-III); WCST and Rey Complex Figure Test. The sample was 60 adolescents, aged from 14 to 17 from 5th grade on. The results showed that was statistically significant difference in the performance of the two groups in every neuropsychological test applied, and, in the Digit Symbol and in the WCST subtests, the users' group showed more impaired performance. The findings in this study it can be concluded that cannabis may affect the cognitive functions of adolescents.
  • Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Camargo, Brigido Vizeu; Barbará, Andréa; Bertoldo, Raquel Bohn

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste trabalho são diagnosticar a estrutura da representação social da aids de adolescentes, e examinar a relação desta representação com o conhecimento científico sobre a aids. Participaram 262 estudantes do ensino médio da rede pública de Florianópolis. Utilizou-se um questionário auto-aplicado, um teste de evocação livre e um teste de conhecimento científico sobre o HIV/Aids. Realizaram-se análises estruturais empregando os programas informáticos Evocation e Similitude 2000. Os dados evidenciaram que a representação da aids é composta pelos elementos centrais: doença, morte, medo, sofrimento e preconceito, elementos já constatados por estudos anteriores; acrescidos de dois novos elementos: prevenção e responsabilidade. Mais da metade dos alunos (55%) não foi considerada cientificamente bem informada sobre o HIV/Aids. Pode-se verificar o poder da prevenção da aids, caracteristicamente pragmática, na mentalidade destes alunos, na medida em que eles enfatizam a dimensão afetiva da representação, em detrimento do conhecimento biomédico e científico da doença.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de este trabajo son los de diagnosticar la estructura de la representación social del SIDA de adolescentes y de examinar la relación de esta representación con el conocimiento científico sobre el Sida. Participaron 262 estudiantes de secundaria de la red pública de Florianópolis (Brasil). Se utilizó un cuestionario autoaplicado, un test de evolución libre y un test de conocimiento científico sobre HIV/ SIDA. Se realizaron análisis estructurales empleando los programas informáticos Evolución y Similitud 2000. Los datos evidenciaron que la representación del SIDA está compuesta por los elementos centrales: enfermedad, muerte, miedo, sufrimiento y prejuicio, elementos ya encontrados por estudios anteriores; sumados a dos nuevos elementos: prevención y responsabilidad. Más allá de la mitad de los alumnos (el 55%) no fue considerada científicamente bien informada sobre el HIV/SIDA. Se puede verificar el poder de la prevención del SIDA, característicamente pragmática, en la mentalidad de estos alumnos, en la medida en que ellos enfatizan la dimensión afectiva de la representación en detrimento del conocimiento biomédico y científico de la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    The goals of this study were to diagnose the structure of adolescents' social representation about aids and to examine the relationship of that representation with students' scientific knowledge about aids. A total of 262 students from a public high school in Florianópolis (Brazil) took part in the study. A self-applied questionnaire, and a scientific knowledge test about HIV/aids were used. Structural analyses employing the software Evocation and Similitude 2000 were carried on. Data revealed that the representation of aids is composed by the central elements: disease, death, fear, suffering and prejudice, which were also found in previous studies; joined by two new elements: prevention and responsibility. More than half of the students (55%) was not considered scientifically well informed about HIV/aids. Aids prevention power, characteristically pragmatic, can be verified in the mentality of students, insofar as they emphasize the representation's affective dimension, and less the biomedical and scientific knowledge about the disease.
  • Adolescência, sexualidade e mídia: uma breve revisão da literatura nacional e internacional Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Miguel, Raquel de Barros Pinto; Toneli, Maria Juracy Filgueiras

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo identificar a produção existente acerca dos temas adolescência, sexualidade e mídia. Para tanto foram realizados levantamentos em bases de dados internacionais e nacionais, utilizando termos descritores relacionados ao assunto. Nas referências encontradas foram identificados os temas mais investigados por seus autores, estando entre eles: papel informativo da mídia, o conteúdo sexual veiculado pela mídia, sua influência na sexualidade do adolescente e relação entre mídia e a preservação do paradigma dominante. Os veículos midiáticos mais explorados nos estudos são a televisão e as revistas. Foi possível também identificar autores de relevância, tanto no âmbito nacional quanto internacional, bem como livros e periódicos de referência na área. Constatou-se a exígua produção acerca desta temática, principalmente quando comparado ao número de trabalhos abordando os temas adolescência e sexualidade, em especial em âmbito nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo identificar la producción existente respecto a los temas adolescencia, sexualidad y medios de comunicación. Para ello, fueron realizados levantamientos en bases de datos internacionales y nacionales, utilizando términos descriptivos relacionados al asunto. En las referencias encontradas fueron identificados los temas más investigados por sus autores. Entre ellos están: rol informativo de los medios, el contenido sexual transmitido por los medios, su influencia en la sexualidad del adolescente y la relación entre los medios y la preservación del paradigma dominante. Los medios más explorados en los estudios fueron la televisión y las revistas. Fue posible también identificar autores de relevancia, tanto en el ámbito nacional como en el internacional, bien como libros y revistas de referencia en el área. Se constató la escasa producción sobre esta temática, principalmente cuando comparada al número de trabajos que abordan los temas adolescencia y sexualidad, en especial en el ámbito nacional.

    Resumo em Inglês:

    This study had as objective identify to the existing production concerning the subjects adolescence, sexuality and media. To carry it out, surveys in international and national databases had been done, using related describing terms to the subject. In the joined references the subjects more investigated by its authors had been identified, being between them: informative rule of the media, the sexual content propagated by the media, its influence in the sexuality of the adolescent and relation between media and the preservation of the dominant paradigm. The media vehicles more explored in the studies are the television and the magazines. It was possible also to identify authors of relevance, as much in international as the national scope, as well as books and periodics that are reference in the area. It was evidenced the lack of production about of this thematic one, mainly when compared with the number of works approaching the subjects adolescence and sexuality, in special in national scope.
  • Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais Dossiê - Psicologia E Adolescência

    Gomes, Gizelle Regina; Caramaschi, Sandro

    Resumo em Português:

    Participaram do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.

    Resumo em Espanhol:

    Participaran del estudio 180 jóvenes (90 varones y 90 mujeres) con edades entre 15 y 17 años, alumnos de la educación secundaria, pertenecientes a diversas clases sociales. Fueron comparados géneros de clases socio-económicas respecto a valores de belleza y de inteligencia que los jóvenes se atribuyen a sí mismos y, en una situación hipotética y de forma mutuamente exclusiva, cuál de estas cualidades fueron más valorizadas por sí mismos y por posibles compañeros. Los resultados mostraron que los jóvenes de clase alta se atribuyen mayores notas a la inteligencia; a adolescente de ambos sexos, pertenecientes a la clase baja les gustaría tener un nivel mayor de inteligencia en detrimento de la belleza, mientras que los adolescentes de clases altas prefieren el equilibrio entre belleza e inteligencia. Las mujeres jóvenes valorizan más la inteligencia de sus compañeros que los varones, los cuales valorizan más la belleza en sus compañeras.

    Resumo em Inglês:

    The study sample comprised 180 adolescents aged 15 to 17 years, being 90 males and 90 females, attending high school and with different socioeconomic backgrounds. Genders and socioeconomic backgrounds were compared as to the values of beauty and intelligence assigned by adolescents to themselves. In a hypothetical and mutually exclusive manner, these characteristics were assessed to check which were the most valued for themselves and possible partners. The results demonstrated that boys with high socioeconomic background assigned higher intelligence scores for themselves. Adolescents of both genders from low socioeconomic background would like to have a higher level of intelligence instead of beauty, whereas adolescents from high socioeconomic background prefer a balance between beauty and intelligence. The girls assigned more value to intelligence in their partners than the boys, which assigned more value to beauty in their partners.
  • O bebê imaginado na gestação: aspectos teóricos e empíricos Artigos

    Ferrari, Andrea Gabriela; Piccinini, Cesar A.; Lopes, Rita Sobreira

    Resumo em Português:

    Com base na literatura, discute-se neste artigo a construção do bebê imaginado feita pela mãe durante a gestação. São apresentados relatos de quatro gestantes que no início do estudo se encontravam no terceiro trimestre gestacional. Elas foram entrevistadas, no final da gestação e no terceiro e oitavo mês de vida do bebê. Nestas entrevistas abordavam-se os sentimentos e expectativas sobre a maternidade e sobre o bebê. A partir da teorização psicanalítica analisaram-se os relatos das gestantes sobre o bebê imaginado no qual a mãe investe a sua libido no intuito de constituir espaço subjetivo para receber o bebê da realidade. A partir deste estudo sugere-se que o bebê imaginado tem um importante impacto para a futura interação mãe-bebê.

    Resumo em Espanhol:

    Con base en la literatura, se discute en este artículo la construcción del bebé imaginado hecha por la madre durante el embarazo. Se presentan relatos de cuatro embarazadas que al inicio del estudio estaban en el tercer trimestre gestacional. Las entrevistas se hicieron al final del embarazo, en el tercer y octavo mes de vida del bebé. En estas entrevistas se abordaban los sentimientos y expectativas sobre la maternidad y sobre el bebé. A partir de la teoría psicoanalítica, se analizaron los relatos de las embarazadas sobre el bebé imaginado, en el que la madre invierte su libido con el objetivo de constituir un espacio subjetivo para recibir al bebé de la realidad. A partir de este estudio se sugiere que el bebé imaginado tiene un impacto importante para la futura interacción madre-bebé.

    Resumo em Inglês:

    Based on the literature, the mother's construction of the imagined baby during pregnancy is discussed. Reports of pregnant women who were in the third trimester of pregnancy at the beginning of the study are presented. They were interviewed at the end of pregnancy and in the baby's third and eighth month. In these interviews the feelings and expectations concerning motherhood and the baby were explored. Based on psychoanalytic theory we analyzed the pregnant women's reports concerning the imagined baby in whom the mother invests her libido in order to constitute a subjective space to receive the baby of reality. From this study it is suggested that the imagined baby has an important impact on the future mother-infant interaction.
  • Um estudo do nicho de desenvolvimento de um grupo de crianças em uma comunidade rural Artigos

    Ruela, Sanya Franco; Moura, Maria Lucia Seidl de

    Resumo em Português:

    Este trabalho adota uma perspectiva de desenvolvimento situado no contexto, empregando a noção de nicho de desenvolvimento, definido a partir de três subsistemas: ambiente físico e social, práticas de cuidado e psicologia dos cuidadores. Seu objetivo foi investigar as idéias e práticas de um grupo de mães e o ambiente físico e social que elas propiciam a seus filhos, em uma comunidade rural do Estado do Rio de Janeiro. Seis mães foram observadas com seus bebês em suas casas, e preencheram um inventário específico. A idade das mães variou de 19 a 32 anos e seu nível educacional de fundamental a médio. Os bebês tinham entre 1 e 21 meses. Em geral, os resultados sugerem, como previsto pelo modelo, uma interação entre os componentes do nicho. Explicitam, também, concepções de maternidade e desenvolvimento reveladas pelos membros dessa comunidade, e permitem considerações sobre o nicho de desenvolvimento das crianças estudadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo adopta una perspectiva del desarrollo situado en el contexto, empleando la noción del lugar de desarrollo que se compone a partir de tres subsistemas: ambiente social y físico, prácticas de cuidado, y la psicología de los cuidadores. El objetivo fue el de investigar las ideas y las prácticas de un grupo de madres, y el ambiente físico y social que ofrecen a sus niños en una comunidad rural del estado de Río de Janeiro. Seis madres fueron observadas con sus bebés en sus casas y llenaron un inventario específico. La edad de las madres variaba de 19 a 32 años, y su nivel educacional de la primaria a la secundaria. Los bebés tenían entre 1 y 21 meses. Por lo general los resultados sugieren, según lo previsto por el modelo, una interacción entre esos componentes. También indican conceptos de maternidad y desarrollo revelados por los miembros de esa comunidad y permiten consideraciones sobre el lugar de desarrollo de los niños estudiados.

    Resumo em Inglês:

    This study adopts a perspective of development as contextually situated, employing the notion of developmental niche that is composed of three sub-systems: social and physical environment, care practices, and the psychology of the caregivers. The aim of the study was to investigate the ideas and practices of the mothers, and the physical and social environment they offer to their children in a rural community of the State of Rio de Janeiro. Six mothers were observed at home with their children and filled a specific inventory. Mothers age varied from 19 to 32 years, and their educational level ranged from elementary to high school. Babies had from 1 month to 21 months. In general, the results suggest, as predicted by the model, an interaction between those components. They also indicate conceptions of maternity and development shared by members of this community, and allow considerations about the developmental niche of the children studied.
  • A relação entre a brincadeira de faz-de conta e o desenvolvimento de habilidades na aquisição de uma teoria da mente Artigos

    Alves, Ana Claudia da Silva; Dias, Maria das Graças Bompastor Borges; Sobral, Avany Bernardino Corrêa

    Resumo em Português:

    Neste artigo estuda-se a relação entre algumas operações básicas no desenvolvimento de uma teoria da mente, como ferramenta de interação, e habilidades que baseiam a brincadeira de faz-de-conta. Entende-se por teoria da mente o conjunto de habilidades que permitem à criança compreender, fazer referências e considerar estados mentais próprios e dos outros e diferenciá-los, operando socialmente a partir desta compreensão. Por brincadeira de faz-de-conta entende-se um setting de ação lúdica em que a criança opera num domínio imaginário, que não se limita nem corresponde à realidade concreta. Com base em alguns pressupostos já abordados na literatura sobre a relação entre o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas e a aquisição uma teoria da mente, discute-se a observação e analise de uma interação comunicativa entre uma criança (3,9 anos) e sua mãe. Evidencia-se que os jogos de faz-de-conta constituem-se como setting para a flexibilização do pensamento e surgimento de habilidades primordiais no desenvolvimento de uma teoria da mente.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta un análisis de la relación entre operaciones básicas para el desarrollo de una teoría de la mente y algunas competencias que dan bases al juego de simulacro. Definimos teoría de la mente como un conjunto de habilidades que le permite al niño comprender, mencionar y considerar los propios estados mentales, así como los de los otros, accionando socialmente por medio de esta comprensión. Como juegos de simulacro definimos un setting de acción lúdica en el cual el niño opera en un dominio imaginario, que no se limita, ni corresponde a la realidad concreta. Con base en algunas premisas anteriormente exploradas en la literatura sobre la relación entre el desarrollo de habilidades socio-cognitivas y la adquisición de una teoría de la mente, discutimos la observación y análisis de una interacción comunicativa entre un niño (3,9 años) y su madre. Las evidencias presentadas demuestran que los juegos de simulacro se constituyen como setting para la flexibilización del pensamiento y también para el surgimiento de competencias importantes para el desarrollo de una teoría de la mente.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the relationship between some basic operations of the development of a theory of mind, as an interactional tool, and abilities that base the make-believe play. Theory of mind is understood as a conjunct of abilities that equips a child to comprehend, make references, and also consider own and other's mental states, differentiating them and socially operating through this comprehension. Make-believe play is understood, in this study, as a setting of playful action in which a child operates in an imaginary dominion, that it is neither limited to the concrete reality nor equivalent to it. Based in some assumptions, previously approached by many authors, about the relationship between the development of sociocognitive abilities and the acquisition a theory of mind, the observation and analysis of a communicative interaction between a 3.9-year-old child and his mother is discussed. Through some evidences, it is demonstrated that make-believe games constitute a setting that promotes flexibility of thinking and the appearance of some abilities meanly important to the development of a theory of mind.
  • "Crianças 'impossíveis': quem as quer, quem se importa com elas?" Artigos

    Maia, Maria Vitória Campos Mamede; Zamora, Maria Helena Rodrigues Navas; Vilhena, Junia de; Bittencourt, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Este artigo articula a prática clínica com a teoria winnicottiana sobre comportamento anti-social. Entendendo o ato anti-social como um pedido de socorro e implicitamente uma esperança de ser esse pedido atendido por quem o percebe, analisamos o caso de uma criança com queixa de agressividade extrema e falta de limites a partir desse prisma. Winnicott postula que a base da tendência anti-social resulta de uma experiência inicial boa que foi perdida e o aspecto essencial desta é a criança ter alcançado a capacidade de perceber que a causa do desastre foi devido à falha do ambiente. Cabe ao terapeuta, nesses casos, sobreviver às investidas da criança e reconstruir com ela ritmo, fidedignidade e confiança - sentimentos perdidos por ela ao longo desse processo de desapossamento.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo articula la práctica clínica a la teoría winnicottiana sobre comportamiento antisocial. Entendiendo el acto antisocial como un pedido de socorro e, implícitamente, una esperanza de que ese pedido sea atendido por quien lo percibe, analizamos el caso de un niño con queja de agresividad extrema y falta de límites a partir de ese prisma. Winnicott postula que la base de la tendencia antisocial resulta de una experiencia inicial buena que fue perdida y que el aspecto esencial de ésta es que el niño haya alcanzado la capacidad de percibir que lo del desastre se debió a la falla del ambiente. Cabe al terapeuta, en esos casos, sobrevivir a las investidas del niño y con él reconstruir ritmo, fidedignidad y confianza - sentimientos perdidos por él a lo largo de ese proceso de desposesión.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the clinical practice critically analyzed in the light of a winnicott's theory about antisocial behaviour.Accepting the child's antisocial behaviour as a request for help as well as a hope to be assisted by any one who notice it, this article analizes a case of an extremely agressive child who also had no limits in his relationships.Winnicott's theory postulates that the antisocial behaviour is the result of an early good experience which was lost; later on the child perceives that his agressiveness is due to the enviroment's fault by deprivating him of good experiences. The therapist must survive and re-establish the rythm and the child's lost feelings which resulted from that de-deprivation process.
  • Concepções e práticas sócio-educativas promotoras de autonomia no ensino fundamental Artigos

    Sônego, Roselaine Vieira; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan

    Resumo em Português:

    A pesquisa investigou relações entre práticas sócio-educativas e desenvolvimento da autonomia, avaliando níveis de entendimento inter-pessoal segundo Selman. A coleta de dados conduzida em duas escolas, uma particular e outra pública, utilizou observação naturalística e um questionário semi-estruturado, aplicados a docentes e a alunos de ensino fundamental. Na escola particular os resultados indicam: maior homogeneidade de níveis no entendimento inter-pessoal dos alunos, relacionados a concepções e às práticas sócio-educativas dos docentes e maior equilíbrio entre as estratégias de negociação e experiências inter-pessoais compartilhadas. Na escola pública houve maior colaboração entre as crianças. Nas duas escolas, a concepção docente sobre suas práticas foi positiva com atribuição elevada ao ensino de valores morais, porém com justificativas ainda unilaterais. Níveis superiores de adoção de perspectiva social correlacionaram-se inversamente com a freqüência de pronunciamentos coercitivos e heterônomos. Os dados confirmam a importância do desenvolvimento da autonomia discente na escola condicionada a intervenções de professores.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo investigó relaciones entre prácticas socioeducativas y desarrollo de la autonomía , evaluando niveles de entendimiento interpersonal según Selman. La colecta de datos, conducida en dos escuelas - una privada y una pública - utilizó observación naturalística y un cuestionario semiestructurado, aplicados a docentes y alumnos de la educación primaria fundamental. En la escuela privada los resultados indican: mayor homogeneidad de niveles en el entendimiento interpersonal de los alumnos relacionados a concepciones y a las prácticas socioeducativas de los docentes y mayor equilibrio entre las estrategias de negociación y experiencias interpersonales compartidas. En la escuela pública hubo mayor colaboración entre los niños. En las dos escuelas, la concepción docente sobre sus prácticas fue positiva, con asignación elevada a la enseñanza de valores morales, pero con justificativas todavía unilaterales. Niveles superiores de adopción de perspectiva se correlacionaron inversamente con la frecuencia de pronunciamientos coercitivos y heterónomos. Los datos confirman la importancia del desarrollo de la autonomía discente en la escuela condicionada a intervenciones de profesores.

    Resumo em Inglês:

    The research investigated the relations between practices partner and the development of autonomy, evaluating dynamic of interpersonal agreement, by Selman. The colecta data instruments were the naturalistic study and a half questionnaire structuralized, composed of 7 categories, for application to teachers, and 4 categories, for pupils applied in the field on a private and a public schools. The data, pointing in the school A: to a more homogeneous relation between the your practice and educative procedures partner with the perceptions and levels of interpersonal agreement of the pupils; one high importance for the education of moral values, but its justifications had tends the unilateralism; bigger balance enter the shared strategies of negotiation and experiences in interpersonal dynamic in the school A; a bigger sense of cooperation enter the children of school B; in both the schools the superior levels of perspective adoption had evidenced minor frequency of coercive and heteronomic uprisings. The data show it's necessary interventions of the teachers, guided for the autonomic development of children in basic education.
  • Práticas de educação: relato de mães usuárias de um serviço público de saúde Artigos

    Oliveira, Débora Silva de; Rabuske, Michelli Moroni; Arpini, Dorian Mônica

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou as práticas educativas maternas a partir do relato oral de mães de crianças até 12 anos, obtido por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas. Objetivou-se identificar as dificuldades enfrentadas na educação dos filhos e as práticas educativas maternas. Os relatos maternos foram submetidos à análise de conteúdo temática categorial, e revelaram que as dificuldades apontadas foram o ciúme e os conflitos relacionados às regras familiares. As práticas educativas maternas observadas foram as estratégias indutivas; de distração; de evitação dos conflitos e as de força coercitiva. Os parâmetros para o uso dessas estratégias foram as influências familiares, as experiências com o primeiro filho e a busca pela melhor maneira de agir. Constatou-se a atribuição de importância a estes parâmetros para a qualificação do cuidado parental, contudo as mães relataram fazer uso de estratégias de força coercitiva, caracterizando situações de violência física e/ou psicológica nas relações com os filhos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó las prácticas educativas maternas a partir del relato oral de madres de niños até 12 años, obtenido por medio de entrevistas individuales semiestructuradas. Fue objetivo el identificar las dificultades enfrentadas en la educación de los hijos y las prácticas educativas maternas. Los relatos maternos fueron sometidos al análisis de contenido temática categorial y revelaron que las dificultades señaladas fueron los celos y los conflictos relacionados a las reglas familiares. Las prácticas educativas maternas observadas fueron las estrategias inductivas, de distracción y de evitación de los conflictos y las de fuerza coercitiva. Los parámetros para el uso de esas estrategias fueron las influencias familiares, las experiencias con el primer hijo y la búsqueda por la mejor manera de accionar. Se constató la atribuición de importancia a estos parámetros para la calificación del cuidado parental. Sin embargo, las madres relataron hacer uso de estrategias de fuerza coercitiva, caracterizando situaciones de violencia física y/o psicológica en las relaciones con los hijos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated mother's parental practices, having as starting point the oral self-report of mothers of children aged up to 12 years old, obtained through semi-structured individual interviews. Its aim was to identify the difficulties faced during the rearing of children, as well as mother's parental practices. Mother's self-reports were submitted to content analysis, considering thematic categories, and revealed that the difficulties pointed out during the rearing of children were jealousy, and conflicts related to family rules. The mother's parental practices observed in this study were inductive strategies, of entertainment, of conflict avoidance and of coercive tone. The parameters regarding the use of those strategies were family influences, experiences concerning the rearing of the first child and effort to find the best way of proceeding. The importance attributed to those parameters related to the qualification of parental care was noted. However, the mothers reported use of strategies of coercive tone, which implies physical and/or psychological violence on their relashionships with child.
  • Avaliação da eficácia adaptativa de mulheres e homens inseridos num programa de fertilização in vitro Artigos

    Corrêa, Káthia Regina Ferreira D'Campos; Vizzotto, Marília Martins; Cury, Alexandre Faisal

    Resumo em Português:

    Objetivo: avaliar a eficácia adaptativa de homens e mulheres inseridos em programa de fertilização in vitro (PFIV). Método: Foram avaliados 57 casais inférteis, de Centro de Reprodução Humana, no período de março a outubro de 2002. Questionário foi empregado para avaliar os dados sócio-demográficos. A Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO) foi utilizada para o diagnóstico da adaptação. Para a análise estatística foram utilizados os testes T Student e Qui-quadrado. Adotou-se nível de significância de 5%. Resultados: apesar das dificuldades, homens apresentaram melhor adaptação do que as mulheres, segundo itens da EDAO. No diagnóstico, 64.9% dos homens e 52.6% das mulheres foram classificados nos grupos "Adaptação Ineficaz Leve" e "Adaptação Ineficaz Severa", respectivamente (p=0.000). Verificou-se que 20.2 % dos sujeitos estavam em crise, sendo 8,8 % dos homens e 31,6 % das mulheres (p=0.002). Concluiu-se que os homens possuíam melhor eficácia adaptativa em relação às mulheres durante PFIV. Sugere-se acompanhamento psicológico preventivo e intervenções específicas, para os momentos de crise.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo tuvo como objetivo evaluar la eficacia adaptativa de hombres y mujeres inseridos en el Programa de Fertilización In Vitro (PFIV). Fueron evaluados 57 parejas infértiles, del Centro de Reproducción Humana, en el período de marzo a octubre de 2002. Fue utilizada una encuesta para evaluar los datos sociales-demográficos. La Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO) fue utilizada para el diagnóstico de la adaptación. Para el análisis estadístico fueron utilizados los testes T de Student y Chi-Cuadrado. Se adoptó el nivel de significancia del 5%. Se observó como resultado que, pese a las dificultades, los hombres presentaron mejor adaptación, comparados a las mujeres, según ítemes da EDAO. En el diagnóstico, el 64.9% de los hombres y el 52.6% de las mujeres fueron clasificados en los grupos "Adaptación Ineficaz Leve" y "Adaptación Ineficaz Intensa", respectivamente (p=0.000). Se verificó que el 20.2% de las personas estaban en crisis, siendo el 8,8 % de los hombres y el 31,6 % de las mujeres (p=0.002). Se concluyó que los hombres tenían mejor eficacia adaptativa que las mujeres durante el PFIV. Se sugiere seguimiento psicológico preventivo e intervenciones específicas, para los momentos críticos.

    Resumo em Inglês:

    Objective: to evaluate the adaptive efficacy of men and women inserted in an in vitro fertilization program (IVFP). Methods: Fifty-seven couples were evaluated, being 57 infertile women and their respective fertile partners, from March to October of 2002, from a Center of Human Reproduction. Questionnaire was employed to elicit socio-demographic data. The Operationalized Adaptive Diagnostic Scale (EDAO) was used for the diagnosis of adaptation. Statistical analysis was performed using T test and qui-square test. A significance level of 5% was adopted. Results: Regardless presenting few difficulties, men showed a better adaptation than women. Regarding the diagnosis, 64.9% men and 52.6% were classified in "Light Ineffective Adaptation" and "Severe Ineffective Adaptation", respectively (p=0.000). It was observed that 20.2% of the subjects were in crisis: 8.8% of the men and 31.6% of the women (p=0.002). Conclusions: Men had a better adaptive efficacy compared to the women during IVFP. It was suggested the need for preventive psychological attendance, and specific interventions during the crisis.
  • Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais Artigos

    Alencar, Eunice M. L. Soriano de

    Resumo em Português:

    É o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características sócio-emocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades desse aluno nas distintas esferas - intelectual, social e emocional.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo principal abordar características socio-emocionales del superdotado. Se nota que esta dimensión, a pesar de su importancia, viene recibiendo menor atención que las habilidades cognitivas y necesidades educativas del superdotado. Se discuten, entre otros aspectos, la asincronía entre distintas dimensiones del desarrollo, el perfeccionismo, la hipersensibilidad, el subrendimiento y se presentan los factores asociados a ellos, así como estudios respecto a distintas características socio-emocionales del superdotado. El artículo se finaliza resaltando la necesidad de orientación al superdotado y a su familia y de un sistema educativo que reconozca y atienda a las necesidades del superdotado en sus distintas esferas - intelectual, social y emocional.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of the article is to describe socio-emotional characteristics of the gifted. It is noted that, in spite of its importance, this dimension has received less attention than the cognitive abilities and educational needs of gifted children in the literature of the field. Among other aspects, the asynchronous development, perfectionism, high levels of sensibility, underachievement are discussed, describing factors related to these aspects, as well as studies focusing several socio-emotional characteristics of the gifted. The article finalizes highlighting the need of counseling to the gifted and their families and an educational system that recognizes and attends the gifted needs in the several spheres - intellectual, social and emotional.
  • Mascaras da violência: fendas na relação especular Artigos

    Guerra, Alba Gomes; Carvalho, Glória Maria Monteiro de

    Resumo em Português:

    À luz de um caso clínico, o clássico caso das irmãs Papin, a violência - suportada pela ilusão de onipotência - na trajetória constitutiva da subjetividade, foi sumariamente discutida. Tomamos como fundamento para essa discussão, algumas idéias lacanianas, no que trata da relação especular. Nesse sentido, apontou-se para um confronto entre o efeito de espelho e o efeito de corte, confronto que seria constitutivo da subjetividade e que fora realçado pela via do fracasso, através do caso focalizado, mostrando, com maior nitidez, uma dimensão singular da violência.

    Resumo em Espanhol:

    A la luz de un caso clínico, el clásico caso de la hermanas Papin, la violencia - soportada por la ilusión de omnipotencia - durante la trayectoria constitutiva de la subjetividad, fue sumariamente discutida. Tomamos como fundamento para esa discusión, algunas ideas lacanianas, en lo que se refiere a la relación especular. En este sentido, se apuntó para un enfrentamiento entre el efecto de espejo y el efecto de corte, enfrentamiento este que sería constitutivo de la subjetividad y que fue realzado por la vía del fracaso, a través del caso en cuestión, mostrando, con mayor nitidez, una dimensión singular de la violencia.

    Resumo em Inglês:

    In the light of a clinical case, the classic case of the Papin Sisters, the violence - based on the omnipotence illusion - in its subjectivity constitutive trajectory, is, herein, briefly discussed. As bases for discussion, we take lacanian conceptions, concerning the specular imaging. Therein, a confrontation is brought about, between the mirror effect and the cut effect, and such a confrontation being constitutive of subjectivity, enhanced via failure, through the focused case, which shows, more clearly, a singular dimension of violence.
  • Uma análise das duas revoluções cognitivas Artigos

    Vasconcellos, Silvio José Lemos; Vasconcellos, Cristiane Teresinha de Deus Virgili

    Resumo em Português:

    Desde os anos cinqüenta, o enfoque cognitivo tem assumido um papel fundamental na pesquisa psicológica. Revolução Cognitiva é a designação do movimento intelectual que iniciou uma nova área de estudos conhecida como ciência cognitiva. De outra forma, um novo movimento chamado de segunda revolução cognitiva enfatiza a importância das práticas discursivas para os processos mentais humanos. O principal objetivo deste trabalho é caracterizar e comparar as duas revoluções cognitivas. Com base numa revisão da literatura e em uma discussão histórica sobre ambos movimentos, os autores consideram o impacto da primeira revolução cognitiva, bem como as limitações da segunda revolução cognitiva. O propósito desta análise não é contestar a importância dos enfoques discursivos e construtivistas. Em contrapartida, os autores afirmam que tais processos são insuficientes para caracterizar uma segunda revolução no âmbito das ciências cognitivas.

    Resumo em Espanhol:

    Desde los años cincuenta, el enfoque cognitivo asumió un rol fundamental en la investigación psicológica. Revolución Cognitiva es la designación del movimiento intelectual que inició una nueva área de estudios conocida como ciencia cognitiva. De otra forma, un nuevo movimiento llamado de segunda revolución cognitiva enfatiza la importancia de las prácticas discursivas para los procesos mentales humanos. El principal objetivo de este trabajo es caracterizar y comparar las dos revoluciones cognitivas. Con base en una revisión de la literatura y en una discusión histórica sobre ambos movimientos, los autores consideran el impacto de la primera revolución cognitiva, bien como las limitaciones da segunda revolución cognitiva. El propósito de esta análisis no es el de controvertir la importancia de los enfoques discursivos y construtivistas. En contrapartida, los autores afirman que tales procesos son insuficientes para caracterizar una segunda revolución en el ámbito de las ciencias cognitivas.

    Resumo em Inglês:

    Since the 1950s, cognitive approaches have assumed a fundamental role in psychological research. Cognitive revolution is a name for an intellectual movement that began a new area of research known as cognitive science. One the other hand, a new movement called second cognitive revolution enphasizes the importance of discurse for the mental processes. The main objective this work is to characterize and to compare the two cognitive revolutions. Based on a review of literature an based on a historical discussion about both movements the authors consider the impact of the first cognitive revolution as well as the limitations of the second cognitive revolution. The purpose of this analysis is not contest the importance of discursive and constructive approaches. On the other hand, the authors affirm that these processes are insufficient to characterize a second revolution related to cognitive sciences.
  • Reich e o movimento de higiene mental Artigos

    Albertini, Paulo; Siqueira, Flávia Zanni; Tomé, Luciano Aparecido; Machado, Tânia Lisboa

    Resumo em Português:

    Este estudo visa investigar se a atuação do psicanalista dissidente Wilhelm Reich no cenário científico-cultural da primeira metade do século passado permite associá-lo ao movimento de higiene mental. A fim de cumprirmos tal objetivo, duas direções de pesquisa foram assumidas. A primeira envolveu escritos sobre as origens e as orientações definidoras da moderna saúde pública, do higienismo e, em especial, do movimento de higiene mental. A segunda diz respeito a um levantamento na obra reichiana - artigos, livros, capítulos de livros, cartas e entrevistas - de forma a observar: a) referências diretas ao movimento de higiene mental; b) análises ou relatos de ações do autor vinculadas a esse movimento; c) uso de linguagem característica de tal movimento. Como conclusão, foram formuladas linhas de entendimento sobre a participação de Reich no cenário científico-cultural da primeira metade do século passado, no que tange à associação desse autor com o movimento de higiene mental.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo el de investigar si la actuación del psicoanalista disidente Wilhelm Reich en el escenario científico-cultural de la primera mitad del siglo pasado permite asociarle al movimiento de higiene mental. Para cumplir con ese objetivo, la investigación ha tomado dos direcciones: por la primera se ocupa de escritos sobre los orígenes y las orientaciones definidoras de la moderna salud pública, del higienismo y, en especial, del movimiento de higiene mental. Por la segunda se hace una lectura de la obra reichiana - artículos, libros, capítulos de libros, cartas y entrevistas - de manera a observar: a) referencias directas al movimiento de higiene mental; b) análisis o relatos de acciones del autor relacionadas a ese movimiento; c) uso de lenguaje característico del movimiento. Como conclusión, se formularon líneas de entendimiento sobre la participación de Reich en el escenario científico-cultural de la primera mitad del siglo pasado, en lo que respecta a la asociación de ese autor con el movimiento de higiene mental.

    Resumo em Inglês:

    This essay takes two different research directions in order to investigate if the actions of the dissident psychoanalyst Wilhelm Reich, in the cultural-scientific scenario of the first half of the twentieth century, allow us to associate him to the mental hygiene movement. One of the research directions is a review of some writings about the origins and the defining orientations of modern public health care, hygienism and especially the mental hygiene movement. The second one concerns a referring to Reich's work - articles, books, chapters, letters and interviews - aiming to observe: a) direct references to the mental hygiene movement; b) analyses or accounts of the author's actions linked to this movement; c) usages of its characteristic vocabulary. As a conclusion, understanding guidelines about Reich's participation in the cultural-scientific scenario of the first half of the twentieth century, regarding to the mental hygiene movement, were formulated.
  • Agenciamentos coletivos de enunciação em o homem que copiava Artigos

    Rocha, Décio

    Resumo em Português:

    Neste artigo, procedemos ao debate do conceito de produção de subjetividade segundo formulação de Guattari (1985). Com base numa leitura do filme O homem que copiava, de Jorge Furtado, argumentamos a favor de uma abordagem que privilegie os agenciamentos coletivos de enunciação, em substituição à concepção de um sujeito individualizado da enunciação. Para tal fim, partimos da articulação entre saber e poder, numa ótica foucaultiana, para, a seguir, tematizar a distância entre cópia e invenção; finalmente, o debate se centra na questão da subjetividade, enfatizando-se o que denominamos "técnica de mosaico", a qual deverá corresponder à fragmentação do sujeito como alternativa a uma ótica que privilegie um modelo de sujeito cartesiano.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo hacemos el debate del concepto de producción de subjetividades según la formulación de Guattari. Con base en una lectura de la película brasileña O homem que copiava, de Jorge Furtado, argumentamos en favor de un abordaje que privilegie los agenciamientos colectivos de enunciación, em sustitución a la concepción de un sujeto individualizado. Para tal fin, partimos de la articulación entre saber y poder en una óptica foucaultiana, para, enseguida, tematizar a distancia entre copia e invención. Finalmente, o debate se centra en la cuestión de la subjetividad, enfatizando la denominada "técnica de mosaico", la cual deberá corresponder a la fragmentación del sujeto como alternativa a una ótica que privilegie un modelo de sujeto cartesiano.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we intend to promote a debate on the concept of subjectivity production as it is proposed by Guattari (1985). On the basis of some considerations about Jorge Furtado's film "O homem que copiava", we support the pertinence of the concept of collective disposals of enunciation in substitution to the concept of an individual subject of enunciation. Our discussion starts with Foucault's approach to the articulation between knowledge and power; secondly, we discuss the difference between copy and invention; finally the debate focuses on subjectivity, putting forward what we have called a "technique of mosaic", which will correspond to the fragmentation of the subject as an alternative to a Cartesian approach to the matter.
  • Análise dos itens do mayer-salovey-caruso emotional intelligence test: escalas da área estratégica Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto; Primi, Ricardo; Freitas, Fernanda Andrade de; Dantas, Marilda Aparecida

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou analisar os itens da Área Estratégica do Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intellligence Test - MSCEIT, a fim de investigar a consistência interna dos sub-testes, a correlação item-total e a correção das respostas dos itens do instrumento. Para tanto, fizeram parte deste estudo 522 participantes com idade média de 23,78, tendo variado entre 16 e 65 anos (DP = 7,543). Dentre esses, 281 (F=53,3%) eram do sexo feminino e 238 (F=45,2%) do masculino. A aplicação do instrumento se deu de forma coletiva, tendo sido realizada por diferentes aplicadores, treinados para a tarefa, e foi realizada em universidades e empresas do interior do estado de São Paulo, com duração média de 45 minutos. Os resultados indicaram que no geral, os sub-testes apresentaram níveis de consistência interna aceitáveis considerando os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, embora alguns problemas tenham sido encontrados; e que o método de correção por consenso, de alguma forma, dificulta a criação de itens difíceis.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo el de analizar los ítems del Área Estratégica del Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intellligence Test - MSCEIT, con el fin de investigar la consistencia interna dos subtests, la correlación ítem-total y la corrección de las respuestas de los ítems del instrumento. Para ello, tomaron parte de este estudio 522 participantes, con edad promedio de 23,78 años, teniendo variado entre 16 y 65 años (DP = 7,543). De ésos, 281 (F=53,3%) eran del sexo femenino y 238 (F=45,2%) del masculino. La aplicación del instrumento se dio de forma colectiva, habiendo sido realizada por diferentes aplicadores, entrenados para la tarea, y fue realizada en universidades y empresas del interior del Estado de São Paulo (Brasil), con duración media de 45 minutos. Los resultados indicaron que, por lo general, los subtests presentaron niveles de consistencia interna aceptables, se considerando los modelos estándar establecidos por el Conselho Federal de Psicología (Brasil), aunque algunos problemas hayan sido encontrados; y que el método de corrección por consenso, de alguna forma, dificulta la creación de ítems difíciles.

    Resumo em Inglês:

    The items of the subtests of the strategic area of the Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intellligence Test - MSCEIT, were analyzed to find the best key for each item. The participants were 522 aged from 16 to 65 (M=23,8 and SD = 7,5), and 281 (F=53,3%) male and 238 (f=45,2%) female. The data were collected collectively with different trained examiners in universities and in corporations located in the outside capital area of the state of São Paulo. The test section duration was on average 45 minutes. Results showed acceptable internal consistency reliabilities using the standards set by the Brazilian Psychology Federal Council althouth some problems have been found concerning the consensous method of scoring that make it difficult to construct hard items.
  • A implicação pessoal: um instrumento psicossocial para compreender a relação população-objeto

    Gurrieri, Chloé; Wolter, Rafael Pecly; Sorribas, Estelle

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar a implicação pessoal como instrumento para uma melhor compreensão das relações entre um objeto e uma determinada população. Este estudo tem duas variáveis independentes, a nacionalidade (franceses e brasileiros) e a religião (católicos e pessoas sem religião). A medida usada neste estudo foi a implicação dos participantes relativa a um objeto fictício (uma distribuição de refeições feita pela Igreja). Os resultados mostram que as duas variáveis independentes (religião e nacionalidade) não influenciam da mesma maneira as três dimensões da implicação pessoal (a proximidade, a valorização do objeto, e a capacidade percebida de ação). A partir dos resultados discutimos o interesse desta medida para uma melhor compreensão dos fenômenos sociais.

    Resumo em Francês:

    Le but de cet article est de présenter l'implication personnelle en tant qu'outil permettant une meilleure compréhension des relations entre un objet et une population. Dans cette étude, nous avons pris en compte deux variables indépendantes : la nationalité Brésilienne ou Française) et la religion (catholique ou sans religion). La mesure utilisée a été l'implication des participants par rapport à un objet fictif (une distribution de repas effectuée par l'Eglise). Les résultats indiquent que nos deux variables indépendantes (appartenance nationale et religieuse) n'ont pas le même effet sur chacune des dimensions de l'implication (la proximité, la valorisation de l'objet et la possibilité perçue d'action). Au vu de ces résultats, on a discuté l'intérêt de cette mesure pour une meilleure compréhension des phénomènes sociaux.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es el de presentar la implicación personal como instrumento para una mejor comprensión de las relaciones entre un objeto y una determinada población. Este estudio tiene dos variables independientes: la nacionalidad (franceses y brasileños) y a religión (católicos y personas sin religión). La medida usada para el estudio fue la de la implicación de los participantes relativo a una situación ficticia (una distribución de comidas hecha por la Iglesia). Los resultados muestran que las dos variables independientes (religión y nacionalidad) no influencian de la misma manera las tres dimensiones de la implicación personal (la proximidad, a valorización del objeto, y la capacidad percibida de acción). A partir de los resultados, se discute el interés de esta medida para una mejor comprensión de los fenómenos sociales.

    Resumo em Inglês:

    Personal involvement for a better understanding of the relationship between an object and a population is provided. Analysis implies in two independent variables, namely, nationality (French and Brazilian) and religion (Catholics and people without any religion). Parameter consisted of the participants' involvement with regard to a fictitious object (meals distributed by church people). Results show that independent variables (religion and nationality) failed to affect similarly the three dimensions of personal involvement (closeness, valorization of object and the act's perceived capacity). Interests on this issue were discussed for a better understanding of social phenomena.
  • Histórias da psicologia no Ceará: entrevista com Gercileni Campos Entrevista

    Cavalcante Junior, Francisco Silva; Sousa, André Feitosa de
  • Psicologia, educação e a formação da personalidade humana Resenhas

    Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de; Barboza, Marcos Ayres
  • A formação do psicólogo Resenhas

    Boarini, Maria Lucia
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br