Acessibilidade / Reportar erro

Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos

Psychology, professional preparation of the psychologist and the school: contemporary challenges

Psicología, formación de psicólogos y la escuela: desafíos contemporáneos

A atuação do psicólogo na educação cresce nos últimos anos, em instituições educativas e no atendimento à queixa escolar, mas ainda é comum, em diversos cursos de graduação, psicólogos se formarem sem ter tido contato direto com uma escola. Esse fato reduz os fenômenos escolares a questões meramente psicológicas e, sobretudo, patológicas, e coexiste com práticas apoiadas na compreensão dos elementos que constituem a subjetividade em sua relação com os processos educativos. Discutimos, a partir do relato de experiência docente, aspectos que são fundamentais para uma proposta de formação do psicólogo que tem como referência a inserção do estudante de psicologia em espaços educativos por meio de visitas a instituições e de estágios na área. Essa proposta desdobra-se em duas modalidades: a disciplina Problemas de Aprendizagem e o estágio Intervenção clínica em processos de aprendizagem. Tal inserção cria a possibilidade de o futuro psicólogo contactar-se com o cotidiano escolar e deparar-se com determinações que vão além da imediata relação dual psicólogo-usuário.

Formação do psicólogo; psicologia escolar; fracasso escolar


Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br