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Representação Social e Identidade do(a) Profissional de Psicologia no Brasil

Social Representation and Identity of Psychologists in Brazil

Representación Social e Identidad del Profesional de la Psicología en Brasil

Resumo

Esta pesquisa buscou conhecer as concepções de profissionais de psicologia no Brasil em relação à sua identidade profissional e à especificidade da intervenção psicológica, explorando nuances da representação social em torno da sua própria atuação. Empregou-se método misto, de cunho exploratório e descritivo, tendo como amostra 670 psicólogos e psicólogas brasileiros(as) de diferentes faixas etárias e regiões do país. Foi aplicado questionário virtual contendo questões fechadas sobre dados sociodemográficos e questões abertas sobre a identidade profissional. O material produzido com as respostas foi submetido à análise de conteúdo, com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontam que a identidade profissional das(os) participantes aparece muito associada ao modelo clínico de intervenção, tendo como enfoque o cuidado diante do adoecimento psíquico, ainda que diversos elementos indiquem um gradativo movimento em prol de materializar o compromisso social da profissão no atendimento às demandas emergentes do país.

Palavras-chave:
Identidade; Profissional; Representação Social; Psicólogo

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