Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2019
  • Catalogação de metadados: descrição de metadados de negócio a partir dos princípios e objetivos bibliográficos Articles

    Brandt, Mariana Baptista; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório; Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa; Zafalon, Zaira Regina

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa os princípios e os objetivos bibliográficos postulados ao longo do tempo nas discussões sobre catalogação pela perspectiva da gestão de metadados de negócio. Discute as definições de metadados e metadados de negócio e aborda as atividades de descrição bibliográfica e de gestão de metadados. Nos objetivos e nos princípios bibliográficos são encontradas diretrizes para a atividade de descrição, fundamental para a realização de gestão de metadados de negócio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article analyses the bibliographic principles and objectives postulated throughout the years in the discussions about cataloging seen from the business metadata management. It discusses the definitions of metadata and business metadata and approaches the activities of bibliographic description and metadata management. In the bibliographic objectives and principles guidelines are found for the activity of description, which is fundamental for the business metadata management.
  • Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de informação: o caso de uma empresa portuguesa do setor imobiliário Articles

    Maravilhas, Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho analisamos uma empresa de mediação imobiliária, procurando situar a sua atividade nas cinco forças competitivas de Porter. Procedemos ao seu enquadramento sintético, histórico e sócio-económico, e à descrição sumária do setor de atividade onde a empresa atua. Descrevemos alguns instrumentos que permitem identificar as necessidades de informação da empresa na atividade desenvolvida, assim como o papel fundamental da informação como fomentadora de vantagens competitivas. Descrevemos a informação como fator de importância estratégica para qualquer organização e como recurso cuja gestão influencia o bom desempenho das organizações. A gestão de informação inserida na estratégia empresarial revela ser um fator chave na obtenção de vantagens competitivas para a organização. Salientamos a importância do envolvimento da gestão ao mais alto nível de forma a possibilitar o efetivo envolvimento de toda a organização. Para desempenhar convenientemente a sua função, o gestor de informação deve ter à sua disposição toda a informação interna relevante, pois só conhecendo de forma aprofundada a organização poderá encontrar as melhores soluções de informação. Para concluir, algumas chamadas de atenção para os elementos a considerar na elaboração da estratégia de informação a implementar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we analyze a Real Estate company, seeking to locate their activities in Porter’s five competitive forces. We proceed with its framing, historical and socio-economic, and brief description of the activity sector in which the company operates. We describe some tools to identify the information needs of business activity developed, as well as the role of information as a promoter of competitive advantages. We describe the information as a factor of strategic importance for any organization and as a resource whose management influences the performance of organizations. The information management embedded in business strategy proves to be a key factor in achieving competitive advantage for the organization. We emphasize the importance of the involvement of management at the highest level in order to enable the effective involvement of the entire organization. To carry out effectively its function, the information manager must have at its disposal all the relevant internal information because only by knowing in depth the organization can find the best information solutions. To conclude, a few reminders to the factors to consider in developing the information strategy to implement.
  • O DESIGN DA INFORMAÇAO COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR DA CURADORIA DIGITAL em CONTEXTOS COMPLEXOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Articles

    Jorente, Maria José Vicentini; Padua, Mariana Cantisani; Nakano, Natalia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva expor aspectos relacionados à criação, organização e uso formal dos conteúdos informacionais em ambientes híbridos. Propõe-se que o Design da Informação (DI) deva ser considerado nos seus desdobramentos de ciência, disciplina e metodologia como complementar nas ações de Curadoria Digital, área emergente da Ciência da Informação (CI). O estudo discorre sobre como o DI converge recursos da Web Social Semântica na Curadoria Digital para facilitar a interação e criação de novos conteúdos, essenciais para a memória coletiva e a cultura contemporâneas. Trata-se de uma discussão teórico científica, fundamentada na literatura da área e em praticas exploratórias. A discussão envolve os seguintes temas: o Design da Informação, a compreensão cibernética dos sistemas e a interoperabilidade imbricadas na Curadoria Digital, e por fim, a interoperabilidade de sistemas e a convergência de linguagens. Esta pesquisa discute, assim, conceitos que podem atuar como instrumentos e metodologias na Ciência da Informação. No contexto informacional contemporâneo a CI e o DI são interdisciplinares como recurso fundamental para otimizar a qualidade da informação e dos dados digitais em uma Curadoria Digital. Estas áreas interdisciplinares dialogam e estabelecem ações conversacionais entre saberes para melhorias constantes dos fluxos informacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to expose aspects related to the creation, organization and formal use of informational content in hybrid environments. It is proposed that Information Design (ID) should be considered in its dimensions of science, discipline and methodology as a complement to Digital Curation actions, an emerging area of ​​Information Science (IS). The study discusses how ID converts Social Semantic Web resources into Digital Curation to optimize interaction and creation of new contents, essential for collective memory and contemporary culture. It is a scientific-theoretical discussion, based on the literature of the area and exploratory practices. The discussion involves the following topics: Information Design, the cybernetic understanding of systems and interoperability imbricated in Digital Curation, and, finally, systems interoperability and language convergence. Hence, this research discusses concepts that can act as instruments and methodologies in Information Science. In the contemporary information context, IS and ID are interdisciplinary as a fundamental resource to optimize the quality of information and digital data in a Digital Curation. These interdisciplinary areas dialogue and establish conversational actions through knowledge for constant improvements in information flows.
  • Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico Articles

    Sanches, Tatiana

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA - considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Starting from the hypothesis of having a greater impact in the prevention of plagiarism if a significant intervention is carried out along the academic formation of the students, in particular in information literacy, it is intended to observe how the specific training in citations and references contributes to prevent plagiarism. A case study is presented, focusing on the analysis of questionnaire surveys for higher education students. A training module is described - To quote and refer with the APA style - considered strategic for the prevention of academic plagiarism, framed as a response to users' needs and supported in the teaching of competences in information literacy, as a strategy to prevent plagiarism. The library's training program, based on international standards for teaching information literacy, and devoted itself to instruction in research, selection, evaluation, use and presentation techniques, added a module whose evaluation and self-assessment results of acquired knowledge proved to be very positive. It is concluded that this case may serve as a reflection and inspiration for other libraries that seek to promote good practices in university student’s academic writing.
  • Bibliotecários/as em tempos de cibercultura: reflexões sobre atuação profissional e práticas bibliotecárias Articles

    Salort, Shirlei Galarça; Bilhão, Isabel Aparecida; Lopes, Daniel de Queiroz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de uma dissertação na qual busca-se aprofundar as reflexões sobre as práticas dos bibliotecários e identificar suas percepções e sentidos sobre a atuação profissional e sobre a biblioteca universitária no contexto da cibercultura. O estudo foi realizado em uma biblioteca universitária da área médica e nele apresentam-se a trajetória e as características dessa biblioteca e identificam-se, com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com oito bibliotecárias atuantes ou aposentadas, os sentidos atribuídos às práticas bibliotecárias. Percebe-se nas narrativas uma constante busca por reconhecimento e valorização da profissão, assim como a preocupação em manter a frequência dos usuários ao espaço físico da biblioteca estudada. Dentre as modificações percebidas nessa atuação, nota-se que o sentido de “mediador” passa a dar espaço ao sentido de “educador” e a postura de “esperar o usuário” passa a dar lugar a de “buscar o usuário”, o que demonstra uma inquietação com relação ao futuro da biblioteca e da atuação do bibliotecário. Assim como identificam-se sentidos que podem indicar estratégias de manutenção da cultura profissional e da permanência no mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents part of dissertation research results, in which it seeks to deepen the reflections on the practices of librarians and to identify their perceptions and senses about the professional performance and about the university library in the context of cyberculture. The study was carried out in a university library of the medical area and in it, the trajectory and the characteristics of this library are presented and the meanings attributed to the librarianship practices are identified, based on semi-structured interviews with eight active or retired librarians. In the narratives a constant search for recognition and appreciation of the profession, as well as the concern to maintain the frequency of the users to the physical space of the studied library. Among the perceived modifications in this performance, it is noticed that the sense of "mediator" gives way to the sense of "educator" and the "waiting for the user" posture starts to "seek the user", which shows a concern about the future of the library and the work of the librarian. As well as, we identify meanings that can indicate strategies of maintenance of the professional culture and the permanence in the job market.
  • Efeito Halo na Revisão por Pares: Explorando a Possibilidade de Viés Associado ao Sentimento de Pertencimento de Grupo Articles

    Sordi, José Osvaldo De; Meireles, Manuel Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Exploramos nesta pesquisa a possibilidade de viés no processo de avaliação de artigos, durante a revisão por pares, decorrente de grupo homogêneo de avaliadores pertencentes em sua maioria a uma mesma categoria profissional. As condições de contexto da revista consideradas para manifestação do viés são: a) artigos redigidos em idioma regional, distinto do inglês, que restrinja o grupo de avaliadores; b) temática específica, que demande avaliadores especializados no tema e pertencentes predominantemente a mesma categoria profissional; e c) publicação de artigos associados aos interesses da categoria profissional de pertencimento dos avaliadores. Nossa proposição é que nessas condições, artigos contendo mensagens alinhadas aos anseios e reivindicações do grupo de pertencimento dos avaliadores, podem obter maior empatia dos avaliadores, beneficiando-se assim do efeito halo. Utilizamos o estudo de caso como estratégia de pesquisa a partir da identificação de uma revista que atendesse as condições de contexto descritas. Aplicaram-se as técnicas de análise de conteúdo, aos textos de artigos pertinentes ao contexto da pesquisa. As análises indicam que interesses de grupos profissionais podem prevalecer sobre os interesses científicos, evidenciando a demanda por gestão e controle da necessária heterogeneidade do corpo de avaliadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study, we explore the possibility of bias in the article evaluation process during peer review, due to homogeneous groups of reviewers, most of whom belong to the same professional field. The conditions of the context of journals considered for the manifestation of bias are: a) articles written in a regional language other than English, which restricts the group of reviewers; b) specific theme, which requires reviewers who specialize in the theme and predominantly belong to the same professional group; and c) publication of articles associated with the interests of the professional group to which the reviewers belong. Our proposition is that under these conditions, articles containing messages in keeping with the concerns and demands of the group to which the reviewers belong, could be viewed more favorably reviewers, thereby benefiting from the halo effect. We use the case study as a research strategy, identifying of a journal that meets the described conditions of context. Content analysis techniques were applied to the texts of articles pertaining to the research context. The analyses indicate that the interests of professional groups can prevail over scientific interests, demonstrating the need to manage and control the necessary heterogeneity of the group of reviewers.
  • Museus de História Natural, Dispositivos Curatoriais e Informação: diafanizações de uma “ordem natural”. Articles

    Silva, Sabrina Damasceno; Loureiro, José Mauro Matheus

    Resumo em Português:

    Resumo Ao abordar singularidades nas narrativas sobre as ordenações do “mundo natural”, desenvolvidas nos espaços de informação e memória museológicos, considera-se que os processos curatoriais envolvidos são elementos teóricos e práticos integrantes de “dispositivo”, conforme a concepção de Michel Foucault. Nesse contexto, a curadoria passa a ser analisada como se fossem irrupções discursivas na “construção de verdades” e sua naturalização pragmática seja quanto à informação, seja quanto ao processo de comunicação social da ciência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research approaches the singularities that integrate the narratives constructions on the ordinances of “natural world” undertaken in information and memory museological spaces. The curatorial process evolved are understood as theoretical and practical elements that are integral parts of a “dispositive”, as developed in the theoretical framework of Michel Foucault. This study analyzed the curatorship as discursive irruption applied to the issue of the “truths” and naturalization of information process in social science communication.
  • Os conceitos de informação e comunicação: perspectivas das comunidades acadêmicas de ciências da informação, comunicação e informática Articles

    Sabelli, Martha

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentamos uma pesquisa exploratória que ocorreu entre os anos 2013-2015, focada nas percepções sobre Informação e Comunicação de 14 pesquisadores com doutorado, em dois centros interdisciplinares no Brasil e na Espanha. A pesquisa faz parte de uma nova linha de pesquisa iniciada em 2014 pelo Grupo de Pesquisa: Os conceitos de "Informação" e "Comunicação" das perspectivas de várias disciplinas (Comunicação, Ciência da Informação e Engenharia Informática - CIC. As dimensões de análise definidas pelo estudo das percepções dos acadêmicos são: formação acadêmica, abordagens sobre os conceitos de Informação e Comunicação, semelhanças e diferenças entre cada conceito E as referências teóricas. A estratégia de pesquisa é baseada em métodos qualitativos focados em entrevistas em profundidade com informantes qualificados. As entrevistas foram registradas em espanhol e português e transcritas em espanhol. Uma análise qualitativa foi realizada através de técnicas sistemáticas, incluindo a análise de conteúdo do discurso e interpretação do conteúdo presente no corpus das entrevistas. As percepções dos acadêmicos são categorizadas de acordo com os campos disciplinares a que pertencem. As conclusões sobre tendências gerais e específicas baseiam-se na necessidade de promover a reflexão e o debate nas comunidades científicas

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se presenta una investigación exploratoria que tuvo lugar entre los años 2013-2015, centrada en las percepciones sobre Información y Comunicación de 14 investigadores con PhD, en dos centros interdisciplinarios en Brasil y España. La investigación es parte de una nueva línea de investigación iniciada en 2014 por el Grupo de Investigación: Los conceptos ‘Información’ y ‘Comunicación’ desde la perspectivas de varias disciplinas (Comunicación, Ciencia de la Información y Ingeniería en Computación - CIC, en la Facultad de Información y Comunicación (FIC) de la Universidad de la República, Uruguay. Las dimensiones de análisis definidas por el estudio de las percepciones de los académicos son: formación académica, enfoques sobre los conceptos Información y Comunicación; similitudes y diferencias entre cada concepto y referentes teóricos. La estrategia de investigación se basa en métodos cualitativos centrados en entrevistas en profundidad a informantes calificados. Las entrevistas fueron grabadas en español y portugués y transcritas en español. Se realizó un análisis cualitativo a través de técnicas sistemáticas, incluyendo el análisis de contenido del discurso, así como la lectura e interpretación del contenido presente en el corpus de las entrevistas. Las percepciones de los académicos están categorizadas según los campos disciplinarios a los que pertenecen dichos académicos.Se presentan conclusiones sobre tendenciass generales y específicas, ambas fundamentan la necesidad de promover la reflexión y el debate en las comunidades científicas interdisciplinarias centradas en los conceptos Información y Comunicación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We present an exploratory research that took place between 2013 - 2015, focusing on the perceptions regarding Information and Communication of fourteen PhD investigators, in two interdisciplinary centers in Brazil and Spain. This research is part of a new line of investigation initiated in 2014 by the Research Group: The concepts ‘Information’ and ‘Communication’ from the perspectives of several disciplines (Communication, Information Science and Computer Engineering) - CIC, in the Faculty of Information and Communication (FIC) of the University of the Republic, Uruguay. The dimensions of analysis defined to study the perceptions of the academicians are: academic formation, approaches to the Information and Communication concepts; similarities and differences between such concepts and theoretical references. The research strategy is based upon qualitative methods focused on in-depth interviews with qualified informants. Interviews were recorded in Spanish and Portuguese and transcribed into Spanish. A qualitative analysis was conducted by means of systematic techniques including content analysis of the discourse as well as reading and interpretation of the content which was presented in the corpus of the interviews. The perceptions of the academicians were categorized according to the disciplinary fields to which they belonged. General and specific conclusions about tendencies are presented, both supporting the need to promote reflection and debate in the interdisciplinary scientific community, focusing on the concepts of Information and Communication.
  • Ações e práticas sustentáveis na Biblioteconomia: Biblioteca Univali Campus Balneário Camboriú Articles

    Silva, Danielle Pinho; Karpinski, Cezar

    Resumo em Português:

    Resumo A Universidade do Vale do Itajaí possui 11 bibliotecas em seu Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali - SIBIUN. Neste sistema, está a Biblioteca Comunitária Campus Balneário Camboriú inaugurada em agosto de 2011. De acordo com o discurso institucional, a construção desta Biblioteca seguiu os parâmetros da sustentabilidade e eficiência energética. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo descrever as ações sustentáveis desenvolvidas por esta Biblioteca. Especificamente objetivou-se compreender o conceito de sustentabilidade, pesquisar em bibliografia brasileira artigos que contemplem o assunto “sustentabilidade” e discorrer sobre algumas práticas e projetos da própria Unidade de Informação. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa, optando pelos métodos de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Discussões acerca da importância da adoção de práticas sustentáveis são apresentadas. Os resultados indicam que há a necessidade de compreender melhor o que é sustentabilidade como um conceito integrador de práticas sociais, econômicas e ecológicas; que houve um leve crescimento de produção de artigos na área da Ciência da Informação no ano de 2017; e que a Biblioteca analisada é um exemplo de uma biblioteca sustentável por atender os princípios básicos de sustentabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The University of the Itajaí Valley has 11 libraries in its integrated library system SIBIUN. In this system lies the Community library Campus Balneário Camboriú inaugurated in August 2011. According to the institutional discourse, the construction of this library followed the parameters of sustainability and energy efficiency. This article presents the results of a research that had as main objective to describe the sustainable actions developed by this library. Specifically aimed at understanding the concept of sustainability, research in Brazilian bibliography articles to contemplate the subject "sustainability" and to discuss some practices and projects of the information unit itself. Methodologically, the research is characterized as applied and exploratory, with qualitative approach, opting for the methods of documentary and bibliographical research, and case study. Discussions about the importance of adopting sustainable practices will be presented. The results indicate that there is a need to better understand what sustainability is as an integrated concept of social, economic and ecological practices; That there was slight growth in the production of articles in the area of information science in the year 2017; And that the analyzed library is an example of a sustainable library by meeting the basic principles of sustainability.
  • A diversidade na legislação sobre bibliotecas públicas no Brasil e Espanha Articles

    Oliveira-DelMassa, Heloá Cristina; Frías, José Antonio; Almeida, Oswaldo Francisco de

    Resumo em Português:

    Resumo As bibliotecas públicas se encontram frente a um público diversamente vivo, mesmo que muitas vezes oprimido. A proposta de uma atuação mediadora prevê uma relação de aproximação constante aos leitores a fim de promover políticas internas e atividades que busquem a apropriação da informação, respeitando e favorecendo a diversidade. Esse trabalho parte do questionamento: as bibliotecas públicas têm sido amparadas por uma legislação que promove e fortalece a diversidade cultural? Para responder, é proposta uma análise inicial da legislação para Bibliotecas Públicas do Brasil e Espanha, buscando a menção da questão da diversidade dentro das leis mais gerais de cada país. As leis qualitativamente selecionadas (sendo, para o Brasil, o Plano Nacional do Livro, a Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, e o caderno do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e, para a Espanha, o Regulamento de Bibliotecas Públicas del Estado y del Sistema Español de Bibliotecas - Real Decreto 582/1989, e as leis: Ley 10/2007, Ley 19/2006 e Ley 5/2012) foram analisadas com uso da Análise de Discurso. Após as análises foi possível identificar, no caso brasileiro, que os documentos assumem uma posição de livro, leitura e escrita que apresenta uma “poetização” do acesso e acaba por desconsiderar as nuances da apropriação e, no caso da Espanha, observou-se avanços na perspectiva deste estudo (mesmo que de forma isolada), que não só trazem o tema como relevante, mas também apresentam linhas de ação correspondentes. Concluiu-se a expressão da predominância do paradigma custodial e o insuficiente reconhecimento da diversidade cultural como um fator de impacto nas legislações avaliadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Public libraries are in face a diverse public, and often oppressed. The proposal of a mediating action foresees a constant rapprochement with readers in order to promote internal policies and activities that seek the appropriation of information, respecting and favoring the diversity. This work starts from the question: have public libraries been supported by a legislation that promote and strengthen the cultural diversity? To answer is proposed an initial analysis of the legislation for Public Libraries of Brazil and Spain, seeking to mention of the diversity within the most general laws of each country. Qualitatively selected laws (for Brazil, the National Book Plan, Law No. 13,696, of July 12, 2018, which establishes the National Reading and Writing Policy, and the National Book and Reading Plan - PNLL and for Spain, the Regulation of Public Libraries of the State and of the Spanish System of Libraries - Royal Decree 582/1989, and the laws: Law 10/2007, Law 19/2006 and Law 5/2012) were analyzed using Discourses Analysis. After the analyzes, it was possible to identify, in the Brazilian case, that the documents assume a position of book, reading and writing that presents a "poetization" of access and ends up by disregarding the nuances of the appropriation. In the case of Spain, in the perspective of this study (even if in isolation), which not only bring the theme as relevant, but also present corresponding lines of action. It was concluded the predominance of the custodial paradigm and the insufficient recognition of cultural diversity as an impact factor in the legislations evaluated.
  • Coerência na representação temática de artigos científicos na área de saúde pública Articles

    Santos, Fatima Cristina Lopes dos; Mollica, Maria Cecilia Magalhães; Guedes, Vânia Lisboa Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa investiga a coerência semântica na indexação de artigos de periódicos na área de saúde pública, em língua portuguesa, indexados no Repositório de Produção Científica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando contribuir com a interoperabilidade semântica entre os repositórios dessa Fundação. Para tal, foram analisados 10 artigos de periódicos científicos brasileiros, publicados em acesso aberto entre 2012-2014 e cadastrados no Repositório de Produção Científica da ENSP/Fiocruz. Os artigos foram processados nos softwares RankWord e WordSmith 6.0, aplicando-se depois as leis de Zipf e Ponto de Transição de Goffman para identificação dos termos de alta carga semântica dos textos. Os termos selecionados em cada artigo foram comparados nos 5 (cinco) indicadores utilizados na pesquisa: Região T de Goffman; Expressões WordSmith 6.0, Palavras-chave; DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e Título. Os resultados foram compilados utilizando-se o plano discursivo das orações, com ênfase em termos usados como figura (foregrounding) e em termos usados como fundo (backgrounding), auxiliando na verificação do grau de coerência entre os artigos. Os dados coletados revelam baixo grau de coerência semântica na maioria dos artigos estudados. Dessa forma, sugere-se uma investigação com amostra ampliada para confirmação dos dados obtidos, principalmente se tratando de artigos de periódicos publicados em português na área de saúde e sua importância na comunicação científica brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research investigates the semantic coherence in the indexing of journal articles in the public health area, in Portuguese, indexed in the Scientific Production Repository of the National School of Public Health Sergio Arouca (ENSP) of the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz) aiming to contribute to the semantic interoperability between the repositories of this Foundation. For that, 10 papers from Brazilian scientific journals, published in open access between 2012-2014 and registered in the Scientific Production Repository of ENSP / Fiocruz, were analyzed. The articles were processed in the software RankWord and WordSmith 6.0, after applying the laws of Zipf and Goffman Transition Point to identify the terms of high semantic load of texts. The terms selected in each article were compared in the 5 (five) indicators used in the research: Goffman's T region; Expressions WordSmith 6.0, Keywords; DeCS (Descriptors in Health Sciences) and Title. The results were compiled using the discursive plane of sentences, with emphasis on terms used as foregrounding and in terms used as background, helping to verify the degree of coherence between the articles. The data collected reveal a low degree of semantic coherence in most articles studied. Thus, we suggest an investigation with an expanded sample to confirm the data obtained, especially when dealing with articles published in Portuguese in the area of ​​health and its importance in brazilian scientific communication.
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br