Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de informação: o caso de uma empresa portuguesa do setor imobiliário

Development and implementation of an information strategy: the case of a real estate Portuguese company

Resumo

Neste trabalho analisamos uma empresa de mediação imobiliária, procurando situar a sua atividade nas cinco forças competitivas de Porter. Procedemos ao seu enquadramento sintético, histórico e sócio-económico, e à descrição sumária do setor de atividade onde a empresa atua. Descrevemos alguns instrumentos que permitem identificar as necessidades de informação da empresa na atividade desenvolvida, assim como o papel fundamental da informação como fomentadora de vantagens competitivas. Descrevemos a informação como fator de importância estratégica para qualquer organização e como recurso cuja gestão influencia o bom desempenho das organizações. A gestão de informação inserida na estratégia empresarial revela ser um fator chave na obtenção de vantagens competitivas para a organização. Salientamos a importância do envolvimento da gestão ao mais alto nível de forma a possibilitar o efetivo envolvimento de toda a organização. Para desempenhar convenientemente a sua função, o gestor de informação deve ter à sua disposição toda a informação interna relevante, pois só conhecendo de forma aprofundada a organização poderá encontrar as melhores soluções de informação. Para concluir, algumas chamadas de atenção para os elementos a considerar na elaboração da estratégia de informação a implementar.

Palavras-chave:
Gestão estratégica da informação; informação interna e externa; information overload; setor imobiliário; sistemas e tecnologias de informação; vantagem competitiva

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br