Acessibilidade / Reportar erro

Idealismo e estratégia de negócios no software livre comercial

TESES E DISSERTAÇÕES

Idealismo e estratégia de negócios no software livre comercial

OLIVEIRA, Maria Helena Lima de. Idealismo e estratégia de negócios no software livre comercial. 2008. 96f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Esta dissertação discute a tensão entre a ideologia do open source e os interesses econômicos no interior das comunidades de desenvolvimento de software, através de um estudo de caso da empresa SugarCRM. Esta empresa especializou-se na modalidade descrita como software open source comercial, definindo uma estratégia de negócios que combina o desenvolvimento comunitário em rede e a distribuição de versões distintas do serviço. Uma das versões é básica em termos de funcionalidades e licenciada pelo modelo open source, as outras versões, acrescidas de funcionalidades, são comercializadas através de uma licença com maiores limitações. O referencial teórico, com base nas obras de Eric Beinhocker e Yochai Benkler, é utilizado para contextualizar e estruturar a compreensão da dinâmica no interior da empresa. O trabalho apresenta um panorama do tema, sob a ótica da Economia Política da Informação, dentro do campo da Ciência da Informação e utiliza a metodologia da revisão de literatura e do estudo de caso

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br