Acessibilidade / Reportar erro

Análise da produção científica dos pesquisadores em Ciência da Informação nos periódicos Brasileiros

TESES E DISSERTAÇÕES

Análise da produção científica dos pesquisadores em Ciência da Informação nos periódicos Brasileiros

Castro, Júlio Vitor Rodrigues de. Análise da produção científica dos pesquisadores em Ciência da Informação nos periódicos Brasileiros. 2009. 128 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009.

Estudo da produção científica dos pesquisadores abrigados nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. O objetivo foi analisar a produção dos pesquisadores/docentes da Ciência da Informação veiculada em periódicos científicos, nos últimos nove anos, equivalente a três triênios de avaliação dos programas pela CAPES. Buscou-se identificar os pesquisadores ativos, os artigos oriundos de pesquisas, as temáticas preferenciais de pesquisa dos pesquisadores que integram a Ciência da Informação. A metodologia utilizada incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. A coleta dos dados foi feita em sua maioria nos sites dos programas de pós-graduação, da CAPES, na Plataforma Lattes do CNPq e nos periódicos consultados. Foram identificados 12 periódicos específicos da Ciência da Informação e dois interdisciplinares. Identificou-se um total de 128 pesquisadores/docentes que produziram a soma de 376 artigos veiculados em 14 periódicos. Desta mostra filtrou-se 186 artigos divulgados como frutos de pesquisa. As temáticas preferidas dos pesquisadores foram classificadas segundo a Taxonomia da Ciência da Informação de Donald T. Hawkins. O tema mais pesquisado com 8,6% do total foi Comunicação cientifica que integra a classe Produção Editorial e Distribuição. Em segundo lugar com 7,5% ficaram temáticas incluídas na classe pesquisa em Ciência da Informação. Os resultados mostraram um esforço da comunidade de pesquisadores em um maior comprometimento com a pesquisa e com a divulgação de artigos científicos. Mas apesar do aumento de pesquisadores docentes na maioria dos programas prevê-se a necessidade de intensificar compromissos na realização de pesquisas e crescimento do número de artigos por parte dos pesquisadores e dos programas de pós-graduação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    Abr 2010
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br