Acessibilidade / Reportar erro

Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de teses e dissertações: uma abordagem baseada na classificação facetada e taxonomias dinâmicas

TESES E DISSERTAÇÕES

PONTES, Flávio Vieira. Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de teses e dissertações: uma abordagem baseada na classificação facetada e taxonomias dinâmicas. 233f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

As bibliotecas digitais, em especial aquelas cujo acervo é composto de teses e dissertações, carecem de mecanismos mais adequados para exploração do acervo. Os usuários precisam elaborar expressões de consulta, sendo que a inabilidade em expressar precisa e claramente a informação de que se necessita, além de problemas relacionados à ambiguidade da linguagem natural, gera impacto negativo nos resultados. Esta pesquisa utilizou um modelo baseado na Teoria da Classificação Facetada para representação e organização do conhecimento em uma biblioteca digital de teses e dissertações, além de taxonomias dinâmicas, com o objetivo de compor o mecanismo de recuperação da informação. Foram desenvolvidos novos componentes de recuperação e acesso na forma de um protótipo computacional, que foi objeto de um estudo comparativo. O estudo comparativo, desenvolvido na forma de um experimento, buscou determinar a contribuição dos mecanismos de representação e organização do conhecimento, além do novo mecanismo de recuperação da informação, na facilitação da descoberta da informação, assim como no aumento da satisfação dos usuários da biblioteca digital. O mecanismo de busca dinâmica facetada, implementado no protótipo TDF-Bíblio, possibilitou melhorias na experiência do usuário relacionada à busca e à exploração do acervo da biblioteca digital. Essas melhorias puderam ser observadas, principalmente, em três cenários de uso: seleção pragmática de documentos, exploração e análise do acervo. No contexto da avaliação, que foi realizada na forma de um experimento, os resultados obtidos apontaram para melhorias relacionadas à recuperação da informação e à satisfação dos usuários da biblioteca. O mecanismo de busca dinâmica facetada fornece suporte a um novo paradigma de acesso, permitindo a exploração guiada do acervo e fazendo uma ponte entre os processos de busca e a navegação. Além disso, o uso desta abordagem se mostrou intuitivo e facilmente utilizado pelos usuários.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br