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Informação nos ambientes virtuais de aprendizados (AVA)

TESES E DISSERTAÇÕES

Informação nos ambientes virtuais de aprendizados (AVA)

Paula, Lorena Tavares de. Informação nos ambientes virtuais de aprendizados (AVA). 152 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009

A presente pesquisa está inserida no cenário da Educação a Distância (EaD) no Brasil e é compreendida na interação com os princípios de organização da informação. Em decorrência desse ponto de referência os Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA), onde se realizam a mediação no ensino a distância, foi analisado numa perspectiva informacional. Com esse objetivo, buscou-se compreender as interações informacionais entre professores e alunos nos AVA's. O trabalho foi organizado em torno da seguinte questão: Compreender as relações informacionais dos professores e alunos nos AVA's pode favorecer a organização da informação em tais ambientes? Neste sentido, através do estudo das relações informacionais de professores e alunos buscou-se situar a possibilidade de consolidação de um modelo de AVA pautado nos princípios de organização da informação. Para tanto, buscou-se reunir e problematizar os elementos que estruturaram os Ambientes Virtuais de Aprendizado. A pesquisa teve como referencial teórico os fundamentos da organização da informação em ambientes digitais, os estudos de uso e usuários da informação, bem como a teoria dos sujeitos da linguagem de Charaudeau (2008). Em termos metodológicos, desenvolveu-se um estudo de caso envolvendo professores e alunos vinculados ao curso de pós- graduação latu sensu a distância em Administração de Sistemas de Informação (ASI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo baseou-se na análise de entrevistas e questionários, aplicados a alunos e professores do curso, baseados em estudos de usuários de informação. Esses questionários exploraram a argumentação dos professores e alunos sobre: a) sua relação cotidiana com o uso de tecnologias de internet, b) relação cotidiana com o Ambiente Virtual de Aprendizado; c ) suas percepções sobre a Educação a Distância. Na análise de dados, adotaram-se as categorias propostas por Charaudeau (2008) com o objetivo de avaliar as possibilidades comunicacionais dos sujeitos professor/aluno no AVA. Foram determinadas quatro categorias de análise: a) Parceiros comunicacionais professor e aluno: condição para comunicação; b) Fatores comuns no ato de comunicação: conhecimentos comuns; c) Motivação e interesses de comunicação; d) Conseqüências das interações comunicacionais: AVA numa perspectiva informacional. Por fim, em articulação com essas categorias, chegou-se à proposição de um modelo de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) orientado pelos reconhecimentos das interações comunicacionais (reconhecimento do saber, do fazer e saber fazer) e pela perspectiva informacional oriunda dos fundamentos da organização da informação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    Abr 2010
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