Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização do trabalho do bibliotecário no campo jurídico em Belo Horizonte

TESES E DISSERTAÇÕES

Caracterização do trabalho do bibliotecário no campo jurídico em Belo Horizonte

ROSA, Regina Célia.Caracterização do trabalho do bibliotecário no campo jurídico em Belo Horizonte. 2007. 184f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.

As transformações ocorridas no Brasil, nas ultimas décadas, ultrapassam a dimensão econômica e estendem-se para todos os habitats humanos, ou seja, impõe-se nos campos social, político, familiar e escolar; além de provocarem significativas mudanças no Direito e no mundo do trabalho, interesses específicos desta pesquisa. No bojo de tais transformações, ocorre uma maior tomada de consciência do cidadão a respeito de seus direitos e deveres, relacionados a aspectos sociais como o direito à habitação, ao acesso à cultura, ao ingresso da mulher no mercado de trabalho, dentre outros. Este contexto de relações sociais provocou o aumento das demandas judiciais e da procura pela resolução mediada dos conflitos, ou seja, ampliam a atuação do Direito gerando sua expansão e o conseqüente aumento da massa documental a ele relacionada. Tal realidade, por sua vez, provocou a demanda pela correta organização e a rápida recuperação desta infinidade de documentos, função para a qual o bibliotecário é o profissional reconhecido pelo campo jurídico como devidamente qualificado para exercê-la. O objetivo deste trabalho é analisar a atuação do bibliotecário no campo jurídico buscando compreender a configuração deste nicho de mercado ainda pouco explorado por ele em relação a aspectos como relações de trabalho, condições do ambiente de trabalho e a formação necessária para que esta atuação se efetive de maneira eficiente, além da percepção que o bibliotecário e o profissional do Direito têm desta atuação. Os dados para a análise foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e análise de fontes secundárias e permitiram, sustentados, pelo referencial teórico exposto, concluir que no campo jurídico de Belo Horizonte, o bibliotecário é reconhecido e se reconhece como o profissional dotado de um conjunto específico de saberes que lhes são garantidos pela sua formação universitária que lhe qualifica para a organização da informação jurídica. A despeito dos embates entre a mudança do paradigma da Biblioteconomia para o da Ciência da Informação, este trabalho mostra que a demanda no mercado de trabalho é por qualificações que são próprias do bibliotecário.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Out 2007
  • Data do Fascículo
    Ago 2007
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br