Acessibilidade / Reportar erro

Análise arquivística e recomendações sobre documentos de arquivo do Estado de Minas Gerais

RESENHA

Mauricio Barcellos AlmeidaI; Marta Eloisa Melgaço NevesI; Livia Marangon Duffles TeixeiraII

IProfessores da Escola de Ciência da Informação da UFMG

IIAluna de mestrado do PPG-CI da Escola de Ciência da Informação da UFMG

ALMEIDA, M. B.; NEVES, M.E.M.; TEIXEIRA, L. M.D. Análise arquivística e recomendações sobre documentos de arquivo do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. 2007. 219p. Relatório.

A SEPLAG/MG-Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais vem empreendendo esforço significativo no sentido de melhorar as condições de funcionamento da máquina pública estadual. Nesse sentido, a Superintendência Central de Governança Eletrônica desenvolve avaliações que objetivam nortear o processo de investimento em áreas críticas. Alguns destes estudos são desenvolvidos em parceria com o Synergia-Laboratório de Engenharia de Software do DCC-Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Ao longo desse trabalho conjunto tornou-se evidente a necessidade de desenvolvimento de um sistema informatizado e de procedimentos de controle para os documentos produzidos e acumulados pelas atividades administrativas da SEPLAG/MG. Dois professores da ECI-Escola de Ciência da Informação da UFMG passaram a integrar a equipe, e assim foram definidas diretrizes para elaboração de um projeto visando à introdução de ações práticas.

Tais diretrizes diziam respeito à forma de condução do projeto, o qual seria orientado por conceitos de gestão de documentos arquivísticos; e ao escopo de um projeto piloto, ou seja, a delimitação do conjunto de documentos que seriam tratados inicialmente. O escopo do projeto piloto foi definido a partir de três elementos principais: i) identificação de instâncias criticas, isto é, das funções que demandavam prioridade no que diz respeito ao controle de informação, processos de produção e trâmite de documentos: elegeram-se os documentos que atestam as atividades de aposentadoria para o projeto piloto; ii) atendimento a legislação vigente, em especial o instrumento, publicado em 2001 pelo CONARQ, denominado Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativo as Atividades-Meio da Administração Pública, onde são contemplados Pessoal e Previdência, Assistência e Aposentadoria; iii) constatação de que, da forma como o processo vinha sendo executado, vislumbravam-se possibilidades expressivas de melhorias para o servidor e para Estado.

O projeto foi operacionalizado a partir de um sistema informatizado, a cargo do Synergia, e do projeto piloto, a cargo da ECI. Planejava-se generalizar a experiência obtida no projeto piloto em outros setores da administração pública estadual, de forma a desencadear uma melhoria global na gestão de documentos do Estado. As seguintes atividades foram previstas pela equipe da ECI:

Atividade 1: Relatório consolidado;

Atividade 2: Curso de capacitação dos funcionários da SEPLAG/MG;

Atividade 3: Orientação para elaboração de Plano de Classificação;

Atividade 4: Orientação para elaboração de Manual de Classificação;

Atividade 5: Acompanhamento da implementação do Manual de Classificação;

Atividade 6: Orientação para política de retenção e eliminação de documentos;

Atividade 7: Acompanhamento da elaboração de Tabelas de Temporalidade;

Atividade 8: Organização física de documentos de arquivo.

O trabalho em questão corresponde a Atividade 1: Relatório Consolidado, denominado Relatório Técnico: análise arquivística e recomendações sobre documentos de arquivo do Estado de Minas Gerais (projeto piloto com Processos de Aposentadoria). Como relatório, seu conteúdo abrange todas as fases do projeto, relatando os fatos e apresentando recomendações. O relatório está organizado em três fases: i) diagnósticos preliminares; ii) projeto piloto; iii) continuidade do projeto.

Tais fases estão descritas em seções do relatório: i) avaliações preliminares e legislação; ii) contexto da gestão de documentos na SEPLAG/MG; iii) diretrizes arquivísticas para a gestão de documentos, recomendações sobre as comissões para o projeto e para o Programa de Gestão de Documentos; iv) dados sobre a organização física de documentos e plano de ação emergencial; v) anexos com fotos dos depósitos de documentos e de documentos, lista de campos, modelos de formulários, especificação de sistema para o depósito, textos legislativos e glossários.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br