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Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo do uso do Portal de Periódicos da Capes entre áreas do conhecimento

Use of digital libraries of scientific journals: a comparison of the use of the Portal Capes in different domains of knowledge

Resumos

A presente pesquisa relata o uso do Portal de Periódicos Capes por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas da UFMG. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou técnicas de entrevista e incidente crítico para investigar a razão dos comportamentos informacionais distintos de pesquisadores das três áreas, considerando, entre outros fatores, as diferenças na organização da literatura de cada área. Estiveram envolvidos os departamentos de Ciências Aplicadas à Educação, História e Psicologia (Ciências Humanas), Linguística, Fotografia, Teatro e Cinema e Artes Plásticas (Linguística, Letras e Artes), Parasitologia, Farmacologia e Microbiologia (Ciências Biológicas). Nessas unidades foram entrevistados 5 diretores e 18 pesquisadores. Investigaram-se as características do domínio de conhecimento, tais como o grau de dispersão, tamanho do domínio, tipo de fontes, tipo de conhecimento contido nas fontes, tipo específico de relevância do domínio. Outros fatores verificados foram aspectos do comportamento de busca, os motivos de uso e não uso, barreiras, recompensas e outros fatores que poderiam influenciar o uso do Portal. As análises mostram diferenças de comportamento dos docentes e dos fatores que interferem o uso e o não uso do Portal entre departamentos de uma mesma área e entre pesquisadores de um mesmo departamento. Os resultados da pesquisa qualitativa indicam que não se devem formular hipóteses genéricas para as grandes áreas do conhecimento e que os fatores de uso e não uso são específicos para cada disciplina.

Periódicos eletrônicos; Bibliotecas digitais; Portal de Periódicos da Capes; Comportamento de busca de informação; Estudos de uso


Research on use of digital libraries identify variations in information seeking behavior of users of different areas of knowledge. However, most of the studies do not use a domain approach to explain the factors that would justify these behavior differences. The present research investigated the use of Portal Capes , the largest Digital Library of Scientific Journals in Brazil, by scholars in Humanities, Linguistics, Arts and Biological Sciences at the Federal University of Minas Gerais. A qualitative study was undertaken with interviews and the critical incident technique to understand the reasons for different informational behaviors by researchers in the three areas. Five directors and 18 researchers of Institutes of the different areas were interviewed and among, other factors, differences in the organization of the literature of each area were considered. The characteristics of the domain of knowledge, such as degree of scatter, size of domain, kind of information resource, type of knowledge in the resources and domain specific relevance criteria were investigated. Other factors verified were: aspects of search behavior, reasons for use and non-use of the Portal, barriers encountered and rewards perceived. The analysis shows differences in behavior and in the factors that affect the use of Portal Capes among researchers from different departments of the same Institute/area or in the same department. The results indicate that for the great knowledge areas generic hypotheses should not be formulated, and that the factors of use and non-use are specific to each field

Electronic journals; Digital libraries; Capes Digital Library of Scientific Journals; Information seeking behavior; Use study


ARTIGOS

Adriana Áurea Lara CunhaI; Beatriz Valadares CendónII

IMestre em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais

IIProfessora Associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG

RESUMO

A presente pesquisa relata o uso do Portal de Periódicos Capes por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas da UFMG. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou técnicas de entrevista e incidente crítico para investigar a razão dos comportamentos informacionais distintos de pesquisadores das três áreas, considerando, entre outros fatores, as diferenças na organização da literatura de cada área. Estiveram envolvidos os departamentos de Ciências Aplicadas à Educação, História e Psicologia (Ciências Humanas), Linguística, Fotografia, Teatro e Cinema e Artes Plásticas (Linguística, Letras e Artes), Parasitologia, Farmacologia e Microbiologia (Ciências Biológicas). Nessas unidades foram entrevistados 5 diretores e 18 pesquisadores. Investigaram-se as características do domínio de conhecimento, tais como o grau de dispersão, tamanho do domínio, tipo de fontes, tipo de conhecimento contido nas fontes, tipo específico de relevância do domínio. Outros fatores verificados foram aspectos do comportamento de busca, os motivos de uso e não uso, barreiras, recompensas e outros fatores que poderiam influenciar o uso do Portal. As análises mostram diferenças de comportamento dos docentes e dos fatores que interferem o uso e o não uso do Portal entre departamentos de uma mesma área e entre pesquisadores de um mesmo departamento. Os resultados da pesquisa qualitativa indicam que não se devem formular hipóteses genéricas para as grandes áreas do conhecimento e que os fatores de uso e não uso são específicos para cada disciplina.

Palavras-Chave: Periódicos eletrônicos; Bibliotecas digitais; Portal de Periódicos da Capes; Comportamento de busca de informação; Estudos de uso.

ABSTRACT

Research on use of digital libraries identify variations in information seeking behavior of users of different areas of knowledge. However, most of the studies do not use a domain approach to explain the factors that would justify these behavior differences. The present research investigated the use of Portal Capes , the largest Digital Library of Scientific Journals in Brazil, by scholars in Humanities, Linguistics, Arts and Biological Sciences at the Federal University of Minas Gerais. A qualitative study was undertaken with interviews and the critical incident technique to understand the reasons for different informational behaviors by researchers in the three areas. Five directors and 18 researchers of Institutes of the different areas were interviewed and among, other factors, differences in the organization of the literature of each area were considered. The characteristics of the domain of knowledge, such as degree of scatter, size of domain, kind of information resource, type of knowledge in the resources and domain specific relevance criteria were investigated. Other factors verified were: aspects of search behavior, reasons for use and non-use of the Portal, barriers encountered and rewards perceived. The analysis shows differences in behavior and in the factors that affect the use of Portal Capes among researchers from different departments of the same Institute/area or in the same department. The results indicate that for the great knowledge areas generic hypotheses should not be formulated, and that the factors of use and non-use are specific to each field

Keywords: Electronic journals; Digital libraries; Capes Digital Library of Scientific Journals; Information seeking behavior; Use study.

1 Introdução

Estudos na área da Ciência da Informação que investigaram o comportamento de busca de informação científica em bibliotecas digitais por membros da comunidade acadêmica mostram que a área do conhecimento influencia o comportamento informacional dos usuários. Especificamente no Brasil, podem-se citar várias pesquisas1 1 Por exemplo: CRESPO; CAREGNATO, 2006; GARCEZ; RADOS, 2002; CUENCA; TANAKA, 2005; GARCIA; SILVA, 2005; CAREGNATO, 2003; LOPES, 2005; MAIA, 2002; MARTINS, 2005; PINHEIRO; SILVA; DINIZ, 2006; MONTEIRO; CUNHA, 2006; DUTRA; LAPOLLI, 2004; MARTINS; FREIRE; PINHEIRO, 2006; REIS, 2005; SOARES, 2006; SAKABE, 2006; MONTEIRO, 2005; ALMEIDA, 2005. que traçam o comportamento de busca de informação de professores e de estudantes de pós-graduação de áreas e disciplinas diversas e que confirmam essa constatação.

Entretanto, a grande maioria dos estudos desse gênero limita-se a demonstrar as variações de comportamento através de análises de estatísticas de uso, de acesso, ou de preferências de uma determinada ou de várias áreas do conhecimento. Existem menos estudos que procurem explicar as diferenças de uso encontradas com base nas características dos diferentes domínios do conhecimento. As chamadas abordagens de análise de domínio para estudos de uso de informação eletrônica, envolvendo fatores tais como o tamanho do domínio, seu grau de dispersão e as especificidades dos critérios de relevância de cada área, encontram-se ainda em sua infância (TAJLA; MAULA, 2003).

Visando contribuir para os estudos existentes que adotam essa abordagem, o presente trabalho investigou porque o comportamento de busca de informação por usuários de bibliotecas digitais difere entre áreas do conhecimento. Em particular, o estudo considerou características da literatura (grau de dispersão e tipo de relevância da literatura) estudadas por Talja e Maula (2003) e utilizou aspectos do modelo de busca de informação proposto por Wilson (1997), que serão abordados adiante. Para atingir esses propósitos foram entrevistados usuários e não usuários do Portal de Periódicos da Capes de três áreas do conhecimento: ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências biológicas.

2 Hipóteses de Talja e Maula

Paisley (1968) afirma que não se pode compreender adequadamente o comportamento de busca de informação de uma área sem conhecer suas fontes e métodos de pesquisa disponíveis e usados. Talja e Maula (2003), ao estudarem o uso e não uso de periódicos eletrônicos e bases de dados em quatro áreas do conhecimento (enfermagem, estudos culturais e literatura, história e ciências ambientais), formularam duas hipóteses explicativas das variações observadas no comportamento de busca dos usuários. A primeira hipótese de Talja e Maula (2003) está apoiada nos conceitos de domínios de alta e baixa dispersão desenvolvidos por Mote (1962). Este autor alega que nos domínios de baixa dispersão os princípios mais importantes da área são bem desenvolvidos e estruturados, limitando o assunto e deixando a literatura mais organizada. Já os domínios de alta dispersão têm um número grande de diferentes tópicos de pesquisa e neles a literatura se apresenta pouco organizada. Aplicando esses conceitos ao uso de periódicos eletrônicos Talja e Maula (2003) apresentam a seguinte hipótese:

1. Em domínios de alta dispersão, o acesso a serviços de periódicos eletrônicos e bases de dados cobrindo vários domínios, ajuda a controlar a dispersão. Ou seja, nas áreas onde a literatura está dispersa, mas o acesso aos periódicos e base de dados é facilitado, a dispersão pode não ser um problema.

Para elaboração da segunda hipótese, considerou-se que os domínios, ou áreas de pesquisa, diferem nos aspectos teóricos, em paradigmas e nos pressupostos epistemológicos (HJORLAND, 2002). Dessa forma, os critérios de relevância, para a recuperação de documentos entre os domínios, podem também apresentar diferenças. Tuominen et al. (2003) completam que estas diferenças podem ocorrer dentro de um mesmo domínio, pois existem abordagens e escolas de pensamentos distintos sobre um mesmo tópico.

Levando em conta essas diferenças Talja (2002) definiu dois tipos de relevância: a relevância tópica, quando um documento descreve diretamente sobre o objeto de pesquisa e a relevância paradigmática, quando não há a descrição direta do objeto no documento, mas maneiras de se olhar o objeto e de analisá-lo. "A relevância paradigmática abrange os aspectos teóricos e metodológicos de um domínio" (TALJA; MAULA, 2002, p. 676).

Baseada nesses princípios, a segunda hipótese de Talja e Maula (2003) foi formulada:

2. Os periódicos eletrônicos e as bases de dados são suscetíveis de serem usados mais fortemente em campos nos quais a relevância tópica é o primeiro critério de relevância e menos em campos nos quais a relevância paradigmática é o primeiro critério de relevância.

Nas áreas de alta dispersão e com predominância da relevância tópica, espera-se que o Portal seja de maior utilidade para os pesquisadores e, portanto, mais usado.

3 Modelo de busca de informação de Wilson

Sendo o comportamento de busca de informação estudado em várias áreas do conhecimento, os modelos de busca de informação também recebem influências de outras áreas. Alguns modelos são aplicados a grupos específicos de usuários, pois foram construídos a partir de testes ou observação dos mesmos. Outros podem ser mais genéricos e aplicáveis a um número maior de usuários ou grupos específicos. Alguns modelos são bastante conhecidos e aceitos pela literatura, como o de Kuhlthau (1991), Wilson (1997), Ellis (1989), Choo et al. (1999) e Marchionini (1995). Aqui será detalhado apenas o modelo de Wilson (1997) por ser bastante abrangente em relação à necessidade de busca por informação, fatores de motivação de busca (como enfrentar e lidar com os problemas informacionais) e fatores intervenientes que podem funcionar como barreiras à busca e uso da informação (fatores psicológicos, demográficos, pessoais, ambientais e características das fontes de informação). O modelo de Wilson pode ser apreciado na FIG. 1.


De acordo com Wilson (1997), a necessidade de informação é influenciada pelo contexto do indivíduo, pois cada indivíduo possui um motivo que antecede a necessidade e que pode levá-lo a buscar informação. Portanto a necessidade de informação é subjetiva.

Os mecanismos de ativação são explicados pelas teorias stress/coping e risco/recompensa. Stress acontece "quando o ambiente exige além das condições da pessoa, colocando em risco o seu bem estar" (FOLKMAN2 2 FOLKMAN, S. Personal control and stress and coping processes: a theoretical analysis. Journal of Personality and Social Psychology, n. 46, p. 839-852, 1984. , 1984 apud WILSON, 1997, p. 554). Folkman (1984) define que lidar com3 3 De acordo com o Longman Dictionary of Contemporary English Online (2008), coping pode ser definido como conseguir lidar, enfrentar, encarar um problema ou uma situação difícil. Neste trabalho, preferiu-se manter o termo coping. (coping) "é um esforço cognitivo e comportamental para reduzir ou tolerar demandas externas que são criadas por uma situação estressante" (FOLKMAN, 1984 apud WILSON, 1997, p. 554). O processo risco/recompensa é definido por Wilson como uma "descoberta de que tipos de riscos são percebidos pelos usuários de informação e como eles estão tratando disso para aproximar às recompensas antecipadas de descobrir a informação útil" (WILSON, 1997, p. 570).

As variáveis intervenientes propostas pelo modelo de Wilson (1997) podem funcionar como barreiras ou como incentivo à busca de informação. Elas podem ser de caráter pessoal, social ou ambiental. Podem impedir ou estimular a expressão do comportamento de busca. Segundo Wilson (1997) as variáveis podem ser caracterizadas como:

3. psicológicas - tais como reflexões da vida e sistema de valores, orientações políticas, conhecimento, estilo de aprendizado, variáveis emocionais, atitudes inovadoras, estereótipos, preferências, preconceitos, percepção própria, interesses e conhecimento de algum assunto, tarefa, informação ou sistema de busca;

4. demográficas - tais como sexo, idade, "status" econômico e social, educação e experiência de trabalho;

5. pessoais - que derivam de um indivíduo em particular, no sistema social ou em uma organização. Em relação ao papel profissional que ele desempenha podemos encontrar as características do trabalho, requerimentos, regulamentos e limitações; normas e padrões de comportamento estabelecidos (em uma categoria profissional particular), o lugar que uma pessoa ocupa em uma organização ou em todo sistema da organização; hierarquias típicas de valores; e níveis de responsabilidade;

6. ambientais - incluem legislação, situação econômica, nível de estabilidade, estrutura organizacional de um setor (dependências e competências), cultura informacional (tradicional versus inovativa; individual versus coletiva; nível de aceitação de desigualdades no acesso à informação), tecnologia, localização de fontes de informação, tipo de organização e cultura organizacional; e características da fonte - valor, adequação e confiabilidade da informação.

O modelo de Wilson, bastante completo, reuniu disciplinas de várias áreas para sua concepção, considerando não apenas a ciência da Informação mas também a comunicação, a psicologia e a sociologia. Entende-se que os mecanismos de ativação e as variáveis intervenientes, presentes no modelo, influenciam o comportamento do usuário na busca de informação. Essas considerações levaram à sua escolha para fundamentar o roteiro utilizado nesta pesquisa para identificação das razões para as diferenças de comportamento.

4 Metodologia

Para verificar e analisar as diferenças de comportamento entre as áreas utilizou-se como objeto de estudo o Portal de Periódicos da Capes. Criado pela Capes, uma instituição do governo que exerce papel fundamental no desenvolvimento da Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, o Portal é, atualmente, um dos mais importantes meios de divulgação e disseminação da comunicação científica. Em meados de 2009, oferecia, a aproximadamente 268 Instituições de Ensino Superior - IES de todo o país, acesso gratuito a mais de 15 mil revistas internacionais, nacionais e estrangeiras e cerca de 126 bases de dados, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A escolha das áreas investigadas, a seleção dos entrevistados, os instrumentos de pesquisa e a análise dos dados serão abordados a seguir.

4.1 Escolha das áreas

A escolha das áreas para estudo foi baseada na pesquisa de Maia (2005) intitulada "Um estudo sobre o uso de periódicos eletrônicos: O Portal de Periódicos da Capes na Universidade Federal de Minas Gerais", que abrangeu várias áreas do conhecimento. O autor fez a pesquisa com 152 docentes das áreas de Ciências Ambientais (17), Ciências Biológicas (31), Engenharias (22), Ciências Exatas e da Terra (22), Ciências Humanas (8), Ciências da Saúde (18), Ciências Sociais Aplicadas (18) e Linguística, Letras e Artes (16).

Para a escolha das áreas do conhecimento a serem investigadas, o critério4 4 Os critérios utilizados para identificar as áreas de estudo foram elaborados pelas autoras. utilizado foi a intensidade de uso (alto, moderado e baixo) e a frequência de uso do Portal de periódicos eletrônicos. Para identificar áreas de baixo uso, utilizou-se a variável "Utilização do Portal de Periódicos da Capes" (TAB. 1). Para os critérios de alto e médio uso considerou-se a variável "frequência de uso" do Portal Capes (TAB. 2).

Conforme a TAB. 1, verificou-se que a área que menos utilizava o Portal de Periódicos da Capes foi a de Ciências Humanas, com 75% dos entrevistados afirmando nunca terem utilizado o Portal. O critério adotado foi a porcentagem de respostas "não".

Para identificar as áreas que têm alto uso do Portal somaram-se as porcentagens das colunas "Aproximadamente uma vez por semana" e "Quase ou diariamente". E para identificar as áreas que possuem uso moderado somaram-se as colunas "Irregularmente ao longo do ano" e "Aproximadamente 2 vezes por mês". Em cada critério (alto e moderado uso) foi escolhida a disciplina em que a soma das porcentagens ultrapassasse 60%, porém foram escolhidas para o estudo as que tiveram a maior porcentagem. A TAB. 2 mostra as áreas escolhidas.

Na categoria de uso moderado, foi escolhida a área de Linguística Letras e Artes por ser a maior porcentagem depois das Ciências Humanas, já que a última foi selecionada na categoria baixo uso. Sendo assim, as áreas escolhidas para investigação foram: Ciências Humanas (baixo uso), Lingüística, Letras e Artes (uso moderado) e Ciências Biológicas (alto uso).

4.2 Seleção dos entrevistados

Os entrevistados foram selecionados nos departamentos atuantes nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas escolhidas. Optou-se por entrevistar pesquisadores docentes com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)5 5 Existem outras instituições que fomentam pesquisas, tais como a Capes e a Fapemig, mas optou-se pelo CNPq por ser a maior instituição de pesquisa do Brasil, pelo fácil acesso às informações dos docentes e para obter uma homogeneidade na amostra. por supor que esses pesquisadores trabalham em regime de dedicação exclusiva na universidade, estão envolvidos com algum projeto de pesquisa, além de terem uma profissão que envolve pesquisa contínua, ao contrário dos discentes que podem estar vivendo um momento efêmero de pesquisa enquanto cursam graduação, mestrado ou doutorado.

As unidades e departamentos da área de Ciências Humanas estão listados a seguir:

Faculdade de Educação - FAE: Administração Escolar, Ciências Aplicadas à Educação - DCAE e Métodos e Técnicas de Ensino;

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Fafich: Filosofia, Sociologia e Antropologia, História, Comunicação Social, Psicologia e Ciência Política;

Instituto de Geociências - IGC: Cartografia, Geografia e Geologia;

Nas Ciências Humanas, existem, aproximadamente, 217 professores dos quais 69 com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq;

A área de Linguística, Letras e Artes se divide nas seguintes unidades e departamentos: Escola de Belas Artes: Artes Plásticas, Desenho e Fotografia, Teatro e Cinema - FTC;

Escola de Música: Instrumentos e Canto e Teoria Geral da Música;

Faculdade de Letras - FALE: Línguas Anglo-Germânicas, Letras Românicas, Lingüística, Semiótica e Teoria da Literatura.

Nas três unidades da Linguística, Letras e Artes, encontram-se cerca de 145 docentes, sendo 43 pesquisadores do CNPq com bolsa de produtividade.

Na área de Ciências Biológicas da UFMG estão as seguintes unidades e departamentos:

Instituto de Ciências Biológicas - ICB: Biologia Geral, Bioquímica e Imunologia, Botânica, Farmacologia, Fisiologia e Biofísica, Microbiologia, Morfologia, Parasitologia, Patologia Geral e Zoologia.

No ICB, atualmente, encontram-se cerca de 220 docentes, sendo 136 bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

A escolha dos departamentos a serem utilizados na pesquisa foi feita através dos dados da pesquisa de Cendón (2008)6 6 Dados não publicados. Utilizou-se apenas alguns dados da pesquisa de Cendón (2008). Os critérios de escolha dos departamentos a serem investigados nesta pesquisa foram elaborados pelas autoras. , que fez um estudo sobre o uso do Portal de Periódicos da Capes nas universidades brasileiras. Filtraram-se os resultados por universidade e assim foram obtidos os números de pesquisadores da UFMG que responderam à pesquisa e seus respectivos departamentos. Para a escolha dos departamentos foram utilizados os dados sobre uso e freqüência de uso do Portal.

Para a área de Ciências Humanas, foi analisada a tabela "Uso e não uso do Portal de Periódicos da Capes". Consideraram-se, entre os não usuários, os departamentos que tinham um número de respondentes igual ou superior a 10 e selecionaram-se os maiores percentuais de não usuários. Foram escolhidos os departamentos de História, Psicologia e de Ciências Aplicadas à Educação, conforme demonstrado na TAB. 3.

Para as áreas de Linguística, Letras e Artes e Ciências Biológicas, utilizou-se a tabela "Frequência de uso de periódicos do Portal Capes". Determinou-se que as categorias "Menos de 1 ou 1 vez por mês", "2 ou 3 vezes por mês", "1 vez por semana" e "Irregularmente ao longo do ano" caracterizavam frequência moderada de uso. Os departamentos que tiveram 100% das ocorrências distribuídos nessas categorias foram os de Linguística, Desenho, Fotografia, Teatro e Cinema e o Departamento de Artes Plásticas. Um quarto departamento da EBA foi escolhido porque o número de bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq não era representativo nos departamentos de Desenho e Artes Plásticas. A TAB. 4 mostra a frequência de uso do Portal Capes na área de Linguística, Letras e Artes.

A TAB. 5 mostra a frequência de uso do Portal Capes nos departamentos da área de Ciências Biológicas. Para caracterizar um alto uso dos periódicos do Portal, foram observadas ocorrências das categorias "1 vez por semana", "2 a 3 vezes por semana" e "Todo dia ou quase todo dia". Os departamentos de Microbiologia, Farmacologia, Parasitologia e Botânica tiveram 100% de uso concentrado nas categorias selecionadas. Com o objetivo de selecionar três departamentos apenas, excluiu-se o de Botânica por conter um menor número de respondentes (TAB. 5).

De cada área foram escolhidos três departamentos, com exceção da Linguística, Letras e Artes em que foram escolhidos quatro, como já explicado anteriormente. De cada departamento, selecionaram-se dois docentes bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq para as entrevistas, num total de 18 pesquisadores. Nas Ciências Humanas, foram entrevistados sete docentes, dos quais seis eram pesquisadores e uma era aluna do Doutorado por indicação de um dos entrevistados. Na Linguística, Letras e Artes, apenas 5 docentes participaram, pois uma pesquisadora não foi encontrada para marcar a entrevista até o momento do fechamento e não havia como substituí-la, já que ela era uma dos três bolsistas disponíveis na EBA. Nas Ciências Biológicas foram entrevistadas seis pessoas.

Após a definição dos departamentos, um contato foi feito com os diretores das respectivas escolas para marcar uma entrevista a fim de conhecer um pouco das características das áreas antes da entrevista com os docentes. As entrevistas com os diretores foram realizadas nas seguintes unidades: Escola de Belas Artes, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Letras e Instituto de Ciências Biológicas. Desse modo, a amostra constituiu-se de 23 pesquisadores.

4.3 Instrumentos de pesquisa e coleta de dados

A pesquisa de campo constituiu-se de 2 etapas, a saber:

a) Etapa 1 - Entrevista com os diretores

O objetivo destas entrevistas foi ter uma visão panorâmica das três áreas (representadas pelas cinco unidades) e de suas características literárias. O roteiro de entrevista foi estruturado em duas partes: a primeira parte continha dados de identificação do entrevistado. A segunda consistiu de 11 perguntas sobre a literatura da área. As perguntas abrangiam o escopo da área, interdisciplinaridade, informações sobre os pesquisadores, canais de divulgação da produção científica, uso de periódicos, congressos da área, domínio da área (tamanho da literatura) e o tipo de conhecimento produzido nas pesquisas realizadas na área.

b) Etapa 2 - Entrevista com os pesquisadores

Nesta etapa, desejou-se analisar a razão das diferenças do uso dos periódicos do Portal

Capes entre as áreas e especialidades de uma mesma área e conhecer as características literárias de forma mais específica. Utilizando também a técnica de incidente crítico foi pedido que os docentes relembrassem um trabalho de pesquisa atual para responder às questões do roteiro de entrevista.

O roteiro de entrevista foi elaborado com base em Wilson (1997) e Talja e Maula (2003), envolvendo aspectos tais como: contexto de necessidades de informação, mecanismos de ativação, variáveis intervenientes, características da literatura da área e outros aspectos considerados importantes para o cumprimento dos objetivos. A estrutura do roteiro compreende as seguintes seções:

Seção A - Identificação

Seção B - Literatura da área

Seção C - Uso do Portal Capes

1) Como usa e para quê

2) Por que usa / não usa

4.4 Análise dos dados

O processo de análise consistiu no agrupamento das entrevistas por área do conhecimento, para facilitar o estudo comparativo; transcrição integral das entrevistas, separadas por área e armazenadas em arquivos do Word; e categorização dos dados de acordo com a estrutura elaborada para a entrevista. Criaram-se categorias iniciais para representar as respostas encontradas em cada questão que, posteriormente, foram agrupadas em meta-categorias e reunidas em um quadro comparativo.

5 Apresentação e discussão dos resultados

Os resultados desta pesquisa elencam, principalmente, motivos de não uso do Portal de Periódicos da Capes entre as áreas estudadas e também apontam diferenças de comportamento entre pesquisadores de uma mesma área. Variáveis intervenientes e fatores de motivação aparecem como barreiras e estímulos para o uso do Portal, respectivamente, e a formulação de hipóteses genéricas, como as de Talja e Maula (2003), torna-se difícil na medida em que os comportamentos e as justificativas para o uso e não uso de periódicos, pelos pesquisadores entrevistados, apresentam grandes diferenças.

A seguir, destacam-se alguns comportamentos e razões que justificam o uso e o não uso do Portal pelos pesquisadores entrevistados por área do conhecimento.

5.1 Ciências Humanas

Nesta área, encontraram-se usuários e não usuários do Portal Capes. Pesquisadores da FAE declararam preferência por outras fontes, como livros, periódicos impressos, teses e dissertações. No departamento de História, arquivos, periódicos, jornais, livros, Internet e documentos são as fontes mais utilizadas pelos pesquisadores entrevistados. Já no departamento de Psicologia, encontraram-se docentes que utilizam periódicos intensamente, considerando estes uma fonte essencial para suas pesquisas, conforme relatou uma entrevistada:

Acabam sendo os artigos porque em termos de livros produzidos fora do Brasil fica caro. A gente compra livros, mas não dá pra todo mês fazer uma encomenda de livros. Eu acredito que, no Brasil, o livro ficou um pouco desvalorizado devido ao fato de a Capes ter começado a avaliar as revistas, agora estão discutindo como avaliar livros. Em nível internacional, nas Ciências Humanas, as pessoas continuam produzindo livros. Eu acho mais essencial os periódicos, atualmente (DOCENTE DA PSICOLOGIA, 2008).

Uma das grandes barreiras para o uso do Portal na FAE é que os periódicos indexados no Portal não são os mais importantes da área do pesquisador. No departamento de História verificaram-se, além da ausência de materiais, problemas com a interface e o idioma como um grande problema para o uso da ferramenta. Na Psicologia, os pesquisadores entrevistados apontaram a interface, a oferta de apenas resumos e a dificuldade de delimitar um assunto como os maiores problemas de interação com a biblioteca digital. Mesmo com estas limitações, o Portal é bastante utilizado pelos pesquisadores entrevistados deste último departamento.

Alguns pesquisadores sentem dificuldade para encontrar literatura em seus domínios, mesmo considerando fácil o acesso aos periódicos. Uma suposição para esta dificuldade é a ausência de materiais da área. Na FAE e na História onde o uso de periódicos tende a ser menor, a relevância paradigmática foi citada como o primeiro critério de relevância, o que está de acordo com a segunda hipótese de Talja e Maula (2003).

Nos três departamentos observaram-se grandes variações do tamanho do domínio e do grau de dispersão. Tal fato nos leva a crer que o conceito de dispersão parece ser variável de acordo com os tópicos de pesquisa de cada entrevistado e que pode não depender especificamente do acervo, mas de características específicas do usuário. Sendo assim, torna-se difícil a elaboração de hipóteses genéricas sobre o domínio e sua dispersão.

Foram identificadas variáveis intervenientes diretamente relacionadas com o usuário, como as variáveis psicológicas (dificuldade de delimitar um assunto) e as pessoais (preferências: contentamento com outras fontes de informação, resistência à Internet, prazer pelo papel, livro). Também foram significativas as variáveis ambientais (interface) e características da fonte (ausência de materiais, periódicos disponíveis não são os mais importantes da área, disponibilidade de apenas resumo, livro importado e livro esgotado) que estão relacionadas mais diretamente com o ambiente e os instrumentos de pesquisa. Foi criada uma nova variável denominada "Cultural" para representar alguns fatores que não se encaixavam nas variáveis criadas por Wilson (1997). Tal variável inclui, por exemplo, o idioma e a tradição da área em não utilizar periódicos, os quais são um obstáculo para o uso do Portal e de periódicos.

Os principais fatores de motivação identificados se referem às facilidades encontradas para lidar com problemas informacionais e às recompensas de descobrir e encontrar a informação de que se necessita. São eles: confiabilidade e utilidade do Portal; encontrar artigos de outras áreas; fácil acesso e acesso remoto; estar em contato com a produção recente; formação de comunidades de leitores; e artigos na íntegra.

A principal descoberta da área de Ciências Humanas foi a diferença de comportamento entre os departamentos. Os pesquisadores da FAE e da história acompanham a tradição da área em não utilizar periódicos. Declaram suas preferências por outras fontes de informação, como o periódico impresso e o livro e reafirmaram que muito do conhecimento que é utilizado nas pesquisas não podem ser encontrados em periódicos, mas em documentos de igrejas, paróquias, museus etc. Já os pesquisadores entrevistados do departamento de Psicologia reconhecem os periódicos como uma fonte essencial para suas pesquisas e consideram-nos importantes para a atualização profissional e competição em nível internacional.

5.2 Linguística, Letras e Artes

Na Linguística, Letras e Artes existem mais usuários do que não usuários, porém a freqüência de uso do Portal é a mais baixa entre os pesquisadores das áreas investigadas na corrente pesquisa. Tal fato foi relacionado com o tipo de fonte utilizado. Os pesquisadores entrevistados do departamento de Lingüística utilizam tanto livro quanto periódicos. Nos departamentos da EBA, o periódico não é uma fonte muito utilizada, mas os livros, as revistas, os filmes e entrevistas com artistas, conforme o depoimento de um dos entrevistados:

A maioria das minhas referências são livros mesmos e textos que saíram em catálogos de exposição, a gente usa muito nessa área de artes. Às vezes são textos importantes, mas que não foram publicados em livros e revistas. São textos de catálogos, às vezes entrevistas que outras pessoas fizeram. Às vezes jornal, notícias de jornal, alguma coisa deste tipo (DOCENTE DA EBA, 2008).

Os entrevistados apontaram a ausência de materiais antigos disponíveis e também a escassez de literatura como uma limitação do Portal nessa área. A ausência de materiais tanto antigos quanto correntes pode ser um obstáculo para o uso da ferramenta, e se o Portal comportasse os materiais de que precisam, pode ser que eles se tornariam usuários.

Os entrevistados da Lingüística alegaram que o procedimento de acesso ao Portal é complicado e por isso preferem utilizar outras formas de buscar informação. Apenas uma usuária não encontrou problemas de acesso ao Portal. Na EBA, o acesso ao Portal também é uma limitação bem como o desconhecimento de material da área disponível no Portal e a ausência de materiais da área do pesquisador. Abaixo, trechos do depoimento de dois não usuários do Portal.

É isso, preguiça. Você tem que aprender e você já tem que aprender tanta coisa, decorar tantas senhas. É senha para entrar no site da faculdade, é senha para a biblioteca, é senha para isso, é senha para aquilo, provavelmente para o Portal Capes vai ter mais uma senha, então, realmente eu não me animei ainda [...] (DOCENTE DA LINGUÍSTICA, 2008).

A Capes deve dar mais ênfase nas Exatas, nas Biológicas. Nossa área é uma área muito incipiente na pós-graduação, então não é uma área assim de peso. Se eles forem investir, eles não vão investir em artes certamente. Isso é muito claro, não é novidade pra ninguém (DOCENTE DA EBA, 2008).

Na Linguística, Letras e Artes, a primeira hipótese de Talja e Maula (2002) foi apoiada pelos dados do departamento de Linguística de acordo com o depoimento de um pesquisador que afirmou ser seu domínio muito disperso sem considerar tal dispersão um problema para a busca de informação. Os outros pesquisadores consideram seus domínios pouco dispersos, apesar de extensos.

Nota-se que pesquisadores com tópicos de busca claramente definidos não encontram problemas para recuperar uma informação, sejam quais forem as fontes, o domínio ou o tamanho do domínio. Nesses casos, o grau de dispersão de um domínio parece não influenciar suas buscas.

A segunda hipótese de Talja e Maula (2002), que considera que os periódicos tendem a ser menos usados em áreas em que a relevância paradigmática é o primeiro critério de relevância, pareceu se sustentar no departamento de Linguística e na EBA, ao observar-se que a maioria dos entrevistados utiliza poucos periódicos.

Assim como nas Ciências Humanas, foram identificadas ocorrências de quase todas as barreiras propostas por Wilson (1997), psicológicas (preguiça, desânimo), pessoais (contentamento com outras fontes de informação), ambientais (interface e procedimentos para acesso ao Portal complicados), características da fonte (ausência de materiais da área, periódicos disponíveis não são os mais importantes da área do pesquisador e artigos pagos). Da mesma forma, foi criada a variável "cultural" para representar a tradição da área em não utilizar periódicos e o idioma como uma barreira. Sendo assim, os obstáculos para o uso do Portal têm naturezas diversas, tanto relacionadas ao usuário quanto relacionadas ao ambiente de pesquisa.

Apesar da existência de algumas barreiras que inibem o uso do Portal pelos pesquisadores, algumas recompensas (fatores de motivação) foram visualizadas pelos usuários do Portal. Os desafios são enfrentados, principalmente, pela confiabilidade e utilidade do Portal na comunicação científica. Os artigos em texto completo, bem como os periódicos importantes da área do pesquisador também influenciam a decisão do docente em pesquisar artigos de periódicos no Portal Capes.

Destaca-se nesta área a especificidade de materiais e as características literárias do campo que não remetem à necessidade contínua de utilização de periódicos. Na Linguística, Letras e Artes, não há muita tradição no uso de periódicos pelos participantes, em especial na EBA, porque a área possui objetos de pesquisa sobre os quais as fontes de informação não são os periódicos e sim outras fontes, tais como catálogos de exposição, filmes, notícias de jornais e revistas. Neste sentido, sugere-se a criação de Portais específicos com projetos de digitalizações de materiais característicos dessas áreas. Há também um apelo dos pesquisadores para que a área seja reconhecida como uma área de pesquisa igual às demais que produz conhecimento e que necessita de recursos físicos e financeiros para elevar sua produção e reconhecimento como uma área de caráter fortemente científico.

5.3 Ciências Biológicas

Entre os pesquisadores entrevistados nas Ciências Biológicas todos utilizam o Portal diariamente e consideram-no a fonte mais confiável e importante da comunicação científica. Um entrevistado departamento de Microbiologia comparou os periódicos com os livros:

Os periódicos são mais importantes porque o livro pega uma compilação de dados de alguns anos anteriores e demora um tempo para ser publicado, normalmente uns 2 anos até um livro ser publicado. O periódico não, você manda um artigo pra publicar e um mês e meio depois este artigo já está online, pelo menos online você tem acesso ao artigo (DOCENTE DA MICROBIOLOGIA, 2008).

As únicas barreiras citada para o uso do Portal foram a falta de material da área, difícil acesso a textos antigos (departamento de Farmacologia) e o tempo para fazer treinamentos e otimizar o uso do Portal.

Percebe-se que nas Ciências Biológicas o acesso aos periódicos é bastante fácil. De acordo com os resultados encontrados, os pesquisadores da Parasitologia e da Microbiologia alegam que seus domínios são extensos, porém não o consideram dispersos, conforme constatado em um dos depoimentos.

O conhecimento está disperso, mas ele está, se a gente quiser, fácil de encontrar em muitos lugares diferentes daquele que eu supunha. Então, ao mesmo tempo em que ele está disperso, ele pode estar interligado e com uma certa facilidade de buscar, dependendo da forma que eu busco. Se eu buscar de forma limitada, eu vou achar que ele está tão disperso, que eu não encontro o que eu quero, mas se eu buscar diversificando a busca, eu vou perceber que aquilo que eu diversifico também pode estar muito mais interligado do que eu penso (DOCENTE DA MICROBIOLOGIA, 2008).

Sendo assim, a primeira hipótese de Talja e Maula (2003), sugerindo que em domínios de alta dispersão mas com acesso facilitado aos periódicos, a dispersão pode ser controlada, se aplica nos departamentos de Parasitologia e Microbiologia. Na Farmacologia, as pesquisadoras afirmaram que seus domínios são pequenos e pouco dispersos.

Nas Ciências Biológicas, os dados apóiam a segunda hipótese de Talja e Maula (2003), segundo a qual o alto uso de periódicos tende a ocorrer nos campos onde a relevância tópica é o primeiro critério de relevância. Nos 3 departamentos, todos os pesquisadores têm um alto uso de periódicos e se encontrou ocorrência da relevância tópica entre os usuários, pois todos alegaram que os periódicos recuperados trazem exatamente o tópico de pesquisa.

As variáveis intervenientes encontradas nas Ciências Biológicas referem-se ao ambiente de busca (limitações físicas: poucos computadores para acesso ao Portal), às características da fonte (ausência de material da área do pesquisador) e apenas uma barreira identificada (ausência de treinamentos para o uso racional do Portal) se refere à variável pessoal. Isto é um indício de que os docentes das Ciências Biológicas quase não têm resistência para acessar o Portal, mas alertam que alguns pontos devem ser melhorados para que a satisfação de acesso continue crescendo.

Quanto aos fatores de motivação os entrevistados apontaram que a exposição constante ao Portal torna a sua interface familiar, o que motiva ao uso. Outro fator motivador é ter informações reunidas em um só local. Apontaram que as grandes recompensas pelo uso são os artigos em texto completo e a confiabilidade do seu conteúdo. Consideram muito importante, também, ter um Portal brasileiro.

As Ciências Biológicas é uma área em que o uso de periódicos está consolidado entre os pesquisadores. Existe consenso quanto à necessidade da rápida divulgação do conhecimento produzido. Isso torna natural o uso de periódicos nesta área. O Portal é uma ferramenta aceita e visivelmente importante nesta área. No departamento de Farmacologia, apesar da deficiência de materiais da área, o Portal, ainda assim, é bastante utilizado.

6 Conclusão

Ao contrário de muitos estudos que privilegiam aspectos quantitativos e estatísticos e generalizam comportamentos de várias áreas do conhecimento, o presente trabalho buscou detalhar e explorar através de pesquisa qualitativa as diferenças de comportamento entre áreas diversas e subáreas.

Os resultados da pesquisa mostram ser desejável a adaptação do conteúdo, com introdução de outros recursos informacionais, e interface do Portal a fim de incrementar o uso e a satisfação dos seus usuários. Fica também patente a necessidade de adequação das revistas assinadas e da ampliação do fornecimento de texto completo, já que um dos grandes interesses do usuário em ter um Portal gratuito é a obtenção do artigo na íntegra.

Como recomendações e apontamentos para estudos futuros, sugerem-se que:

  1. Mais pesquisas sejam feitas abordando todas as áreas do conhecimento e respectivas subáreas para descobrir as especificidades de cada disciplina;

  2. Pesquisas com não usuários sejam feitas para detalhar os motivos de não uso do Portal;

  3. Estudos sejam realizados para investigar como o Portal poderia ser adaptado em seu conteúdo para que pesquisadores de áreas como a Linguística, História e Artes passassem a utilizá-lo. Esta pesquisa mostrou que tais áreas utilizam primordialmente conhecimentos que não estão armazenados em periódicos;

  4. Futuras pesquisas sobre comportamento de busca sejam feitas considerando-se contextos e áreas específicas para o desenvolvimento de modelos de busca de informação diferenciados. Atualmente, encontram-se modelos bastante genéricos e esta pesquisa mostrou que dentro de uma mesma área existem comportamentos distintos;

  5. Mais estudos qualitativos sejam feitos nesse tópico em que têm predominado métodos quantitativos;

  6. Se busque um melhor entendimento de como a organização e estrutura da literatura científica impactam a utilização de bibliotecas digitais.

Recebido em 19.11.2009

Aceito em 05.03.2010

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  • Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo do uso do Portal de Periódicos da Capes entre áreas do conhecimento

    Use of digital libraries of scientific journals: a comparison of the use of the Portal Capes in different domains of knowledge
  • 1
    Por exemplo: CRESPO; CAREGNATO, 2006; GARCEZ; RADOS, 2002; CUENCA; TANAKA, 2005; GARCIA; SILVA, 2005; CAREGNATO, 2003; LOPES, 2005; MAIA, 2002; MARTINS, 2005; PINHEIRO; SILVA; DINIZ, 2006; MONTEIRO; CUNHA, 2006; DUTRA; LAPOLLI, 2004; MARTINS; FREIRE; PINHEIRO, 2006; REIS, 2005; SOARES, 2006; SAKABE, 2006; MONTEIRO, 2005; ALMEIDA, 2005.
  • 2
    FOLKMAN, S. Personal control and stress and coping processes: a theoretical analysis.
    Journal of Personality and Social Psychology, n. 46, p. 839-852, 1984.
  • 3
    De acordo com o
    Longman Dictionary of Contemporary English Online (2008),
    coping pode ser definido como conseguir lidar, enfrentar, encarar um problema ou uma situação difícil. Neste trabalho, preferiu-se manter o termo coping.
  • 4
    Os critérios utilizados para identificar as áreas de estudo foram elaborados pelas autoras.
  • 5
    Existem outras instituições que fomentam pesquisas, tais como a Capes e a Fapemig, mas optou-se pelo CNPq por ser a maior instituição de pesquisa do Brasil, pelo fácil acesso às informações dos docentes e para obter uma homogeneidade na amostra.
  • 6
    Dados não publicados. Utilizou-se apenas alguns dados da pesquisa de Cendón (2008). Os critérios de escolha dos departamentos a serem investigados nesta pesquisa foram elaborados pelas autoras.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jul 2010
    • Data do Fascículo
      Abr 2010

    Histórico

    • Recebido
      19 Nov 2009
    • Aceito
      05 Mar 2010
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