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TESES E DISSERTAÇÕES

CRUZ, Ruleandson do Carmo. Redes sociais virtuais de informação sobre amor: comportamento e cultura informacional de usuários do Orkut. 320f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2011

Estuda as redes sociais virtuais de informação sobre amor formadas por usuários do site Orkut, focando-se no comportamento e na cultura informacional de tais usuários, bem como na representação social do amor por eles criada. Tem como objeto de estudo cinco das comunidades virtuais sobre amor existentes no referido site: -Se é amor q... seja verdadeiro!, -Amor e sexo em debate, -Eu ACREDITO no amor, -Amor, Respeito e Confiança e -O mito do amor romântico. Considera como universo empírico: em análise geral, as listagens de tópicos e de enquetes presentes nas referidas comunidades; em análise específica, cinco tópicos de definição do amor e 103 dos perfis de usuários mais ativos nas comunidades em estudo. Estrutura-se metodologicamente como um estudo de casos múltiplos incorporados. Triangula as metodologias dos estudos de usuários da informação, da análise de redes sociais e do estudo das representações sociais. Triangula os dados obtidos na análise documental dos fóruns e perfis, bem como das respostas dos questionários dos 103 usuários em análise e das entrevistas com dois dos proprietários das comunidades em avaliação. Constrói seu referencial teórico mediante algumas das principais teorias e teóricos de seis eixos temáticos: redes sociais, comportamento informacional, cultura informacional, representações sociais, amor, e Orkut. Identifica as principais representações sociais do amor apresentadas pelos usuários, como amor líquido, amor romântico, poliamor, amor enquanto sentimento tão incerto que se precisa recorrer ao sobrenatural, amor enquanto relação prática entre dois indivíduos, mito de Eros e Psique, e amor enquanto sentimento indefinível. Traça o perfil informacional amoroso dos usuários, em sua maioria, adultos, mulheres, envolvidos em relacionamentos amorosos, desejosos por se casar, e que utilizam informações sobre amor para personalizarem seus perfis no Orkut. Caracteriza o comportamento informacional como sendo motivado, principalmente, pelos sentimentos de saudade da pessoa amada, extrema felicidade e extrema tristeza no amor e pelo interesse em estudar o amor. Configura a cultura informacional como sem normas e orientações explícitas na maioria das comunidades. Desenha as redes sociais virtuais de informação sobre amor e considera-as como redes de baixa densidade, centralidade e intermediação, apesar de algumas das redes serem de alta densidade informacional. Conclui, dentre outras constatações, que as redes sociais em estudo fornecem informação de ajuda e suporte aos seus usuários e funcionam como comunidades-cabide.

GUEDES, Roger de Miranda. A abordagem dialógica na indexação social. 186f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2011

A indexação social é um modelo de indexação orientada pelo usuário, caracterizada pela descentralização dos processos de organização da informação no ambiente World Wide Web bem como dos papeis dos sujeitos envolvidos nas esferas de gerenciamento, fluxos e acesso à informação. A prática da indexação social se mostrou viável e proveitosa nos ambientes sociais semânticos mantidos pelas ferramentas sociais implementadas com a Web 2.0 (ou Web Social). O modelo de organização encadeado pela liberdade das ações de representação de informações concedida aos indivíduos no ciberespaço ficou conhecido por folksonomia. Seria uma abordagem de organização caracterizada pelo alto grau de interação entre os sujeitos, onde todos os membros do sistema desempenham ações de iguais ponderações semânticas no universo conceitual organicamente construído, realizando uma espécie de classificação distribuída. Apesar de sua rápida aceitação como estratégia de organização da informação no cenário Web, as ações de indexação desse modelo de organização carecem de fundamentos teóricos que poderiam contribuir para compreensão dos fenômenos da informação bem como para o aprimoramento dos objetos, processos e produtos gerados pela ciência da informação. Buscou-se nos pressupostos do pensamento dialógico, de Mikhail Bakhtin (1895-1975), insumos teóricos que pudessem elucidar a natureza das ações interdiscursivas recorrentes na indexação social. Pautou-se em alguns dos principais conceitos da teoria dialógica para desenvolver as reflexões, a saber, alteridade; enunciado; enunciação; voz; polifonia; dialogismo. As investigações empíricas centraram-se no software social, gerenciador de bookmarks, Delicious, onde foi possível coletar dados dos usuários e de seus comportamentos. Lançou-se mão de três métodos de coleta de dados, sendo eles, a observação não-participante; a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Dessa forma, este estudo configurou-se por ser uma pesquisa de âmbito descritivo e exploratório possibilitando melhor compreender os fenômenos e atores em estudo. O posicionamento linguístico-filosófico acerca da língua, do pragmatismo da linguagem e da interdiscursividade, defendido por Mikhail Bakhtin, revelou-se de grande auxílio na compreensão dos fenômenos que envolvem a prática da indexação social

LIMA, Pedro Calixto Alves de. Políticas públicas de gestão do conhecimento como estratégia de integração com a sociedade. 104f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010

A gestão do conhecimento já um tema recorrente nas discussões acadêmicas e empresariais. No entanto o debate voltado para o setor público ainda é pequeno. Algumas políticas e iniciativas já estão sendo desenvolvidas pelos governos e pretendemos então aprofundar essa discussão. Diante dessa premência, questionamos, quais são os eixos estratégicos fundamentais em uma política de gestão do conhecimento no setor público? Pretendemos responder essa questão analisando políticas de gestão do conhecimento já desenvolvidas nos governo do estado de São Paulo e no governo federal dos Estados Unidos, por meio de um estudo de caso. E a partir daí desenvolver também um framework de gestão do conhecimento no setor público. Os eixos estratégicos foram categorizados em aspectos formais, aspectos culturais e aspectos gerenciais. Após uma análise e discussão foi desenhado um modelo que permite compreender de forma ampla e objetiva como a gestão do conhecimento pode ser uma ferramenta potencial para aproximar governo e sociedade e como se deve trabalhar as possibilidades de forma a torná-la uma realidade e de fato promover mudanças que impactem a vida dos cidadãos.

SANTOS, Andrea Pinheiros dos. Impactos da tecnologia móvel e sem fio nos sistemas de informação empresariais sob a perspectiva dos atores sociais - estudo de caso. 128f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2011

O estudo focaliza os impactos da tecnologia móvel e sem fio, sob a perspectiva de seus usuários, em um sistema de informação empresarial. A partir de uma abordagem multidisciplinar, a pesquisa se fundamenta no paradigma social da ciência da informação e no prisma teórico e metodológico da fenomenologia e da hermenêutica. Os resultados destacam, como impactos positivos, a ampliação do acesso aos sistemas de informação, a redução de erros operacionais, o aumento da confiabilidade da informação, a agilidade na comunicação, bem como o maior compartilhamento da informação no processo decisório e das informações sobre o ambiente mercadológico. Os efeitos negativos são a grande dependência da tecnologia para o trabalho, a escravização e o stress emocional, assim como a dificuldade de interação com sistemas de informação humanos, entre outros impactos.

SILVA, Alessandra Rodrigues da. Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Ranganathan - entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea. 193f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010

A categorização - o processo cognitivo de compreensão das caracteristicas dos objetos por criterios de similitude ou dessemelhanca - constitui-se na biblioteconomia e ciencia da informacao (BCI) como uma acao intrinseca a organizacao dos registros do conhecimento e representa a tematica central deste trabalho. No ambito teorico, a logica categorial apontada como a mais influente na BCI e a matriz, por quase dois mil anos, para trabalhos em diversas areas do conhecimento e a teoria classica de categorizacao, idealizada pelo filosofo grego Aristoteles. Alguns estudiosos da BCI a visualizam em consonancia com os trabalhos realizados pelo bibliotecario indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan (1892-1972), em especial as categorias fundamentais por ele propostas, expressas pelo acronimo PMEST (personalidade, materia, energia, espaco e tempo). Nao se observa na literatura uma apropriacao experimental de como se deu esta derivacao e se ela realmente ocorreu. Em conformidade com isso, a partir da decada de 1970, as analises na BCI passam a associar-se aos elementos cognitivos, que neste trabalho recebem a designacao de gesto categorial. Objetivou-se, dessa forma, investigar a relacao entre as teorias de categorizacao (classica e cognitiva contemporanea) com os principios categoriais de Ranganathan, observando a categorizacao enquanto um processo cognitivo, e compreender como se da o gesto categorial nas diferentes instancias de categorizacao na BCI (o classificador e o classificacionista) pautado nos escritos de Ranganathan. Partiu-se da pesquisa exploratoria com a imersão teorica na tematica dos conceitos, da classificacao e da categorizacao. Observou-se nesta que a categorizacao se configura de maneira distinta conforme o periodo retratado e, ainda, a necessidade do resgate dos estudos orientados as categorias na BCI, ja que se caracterizam como o fundamento na relacao dos sujeitos com o ambiente. Abordou-se os princípios categoriais presentes na teoria classica, na estrutura PMEST e na abordagem cognitiva comtemporanea. No ambito empirico, empregou-se o protocolo verbal aos classificacionistas e aos classificadores atraves da realizacao de uma tarefa em um instrumento de recuperação da informacao elaborado conforme os principios categoriais de Ranganathan - o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira (TFCPB), seguido pela entrevista semiestruturada. Na analise do gesto categorial desses sujeitos, percebeu-se a existencia de pontos que oscilam entre as diferentes propostas categoriais, bem como a ocorrencia de certo enfraquecimento da estrutura PMEST na categorizacao que realizam, o que contraria um dos pressupostos tracados na pesquisa. Dessa forma, cre-se que os indicios cognitivos presentes nos princípios categoriais de Ranganathan transitem entre a teoria classica e a abordagem cognitiva contemporanea, de forma que se miscigenam conforme o tipo de faceta que as categorias retratam, alem do ja mencionado enfraquecimento da estrutura PMEST no emprego pratico da categorizacao na BCI.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2011
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