Resumo
Instrumentos de rastreio para detectar sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar ainda são necessários. O estudo teve por objetivo a construção da Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista (EC-TEA) de acordo com os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). A escala é composta por 31 itens, divididos em comunicação; interações sociais; comportamentos restritivos, repetitivos e rituais; e outros indicadores. A validade de conteúdo contou com cinco juízes especialistas e amostra piloto com 29 crianças entre seis e 12 anos. Os resultados se mostraram adequados, todos os itens alcançaram índices de concordâncias acima de 80% e Kappa de 0,84. As análises estatísticas exploratórias demonstraram Alfa de Cronbach igual a 0,78, valores de sensibilidade variando de 86 a 93% e especificidade de 34 a 100%. EC-TEA é de rápida aplicação, utiliza o professor como informante e contribui com a avaliação psicológica.
Palavras-chave:
transtorno do espectro autista; avaliação psicológica; crianças