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Editorial

Editorial

O número 25 da Revista Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia traz um conjunto de nove artigo; dois teóricos, seis relatos de pesquisa, uma revisão da literatura, além de uma resenha e de notícias de congressos.

Importante salientar que, nesta composição encontram-se vários trabalhos que são decorrentes de dissertações ou teses, o que põe em evidência o papel que vem desempenhando a Pós-Graduação na constituição da produção científica nacional, fenômeno que se manifesta em muitas áreas do saber. Outrossim, também é possível observar que cresceu significativamente a participação dos estudantes de graduação nas investigações realizadas e postas a público, permitindo que se infira a existência de grupos de pesquisa que se consolidam nas Universidades.

Assim, a Secção Teórica se inicia com um artigo sobre 'A construção da autonomia moral: a contribuição da teoria do desenvolvimento do ego de Jane Loevinger', da professora Maria Luisa Branco, que tem como objetivo apresentar uma combinação da abordagem cognitvo-desenvolvimental com a psicanálise ao discutir a autonomia moral enquanto resultado da dialética de separação inclusão (dissertação de mestrado da autora); o segundo trata do 'Conceito freudiano de representação em "sobre as Afasias", de Fátima Caropreso, sendo seu objetivo discutir hipóteses e apontar suas implicações para a formulação do conceito de representação e para o sentido que ele adquire no âmbito da reflexão metapsicológica (extraído da tese de doutorado da autora). A Secção de Relatos de Pesquisa traz primeiramente um trabalho sobre 'Internet: um novo desafio para os educadores', de Rosane Albuquerque dos Santos Abreu e Ana Maria Nicolaci-da-Costa, cujo objetivo é analisar o discurso de professoras sobre o tema, investigando, em profundidade, os fatores emocionais que estariam subjacentes a ele (decorrente da tese de doutorado da primeira autora); o segundo relato é sobre 'Avaliação de ambientes educacionais infantis', de Mariana Almeida de Oliveira, Rosângela de Assis Furtado, Fabiana Noronha e Mara Ignez Campos de Carvalho, num estudo que visa examinar a precisão à realidade brasileira de duas escalas norte-americanas que avaliam a qualidade da educação infantil; seguem-se os artigos 'Desenvolvimento de bebês nascidos pré-termo, no primeiro ano de vida'de Maria Beatriz Linhares, Ana Emília Vita Carvalho, Carolina Machado e Francisco Eulógio Martinez, que focaliza a questão do desenvolvimento vinculado a grupo de bebês prematuros de idade e peso, e 'Competência interpessoal, problemas escolares e a transição da meninice à adolescência, de Marli Aparecida Silva Campos e Edna Maria Marturano, com a finalidade de verificar se crianças com queixas escolares, avaliadas pelas mães como competentes no domínio interpessoal, mostram na adolescência melhor desempenho e ajustamento, ambos delineados como estudos longitudinais (o segundo decorrente da dissertação de mestrado da primeira autora); os dois últimos trabalhos da secção, 'Grupo de sala de espera: sentidos do envelhecimento humano' de César Sandoval e Marisa Japur, realizado com o objetivo de descrever o processo de produção de sentido (no diálogo) sobre o envelhecimento humano no contexto de um grupo de sala de espera e 'Ritual de despedida em familiares de pacientes com prognóstico reservado' de Mátria Lucrecia Lisboa e Maria Aparecida Crepaldi, que visou investigar os efeitos terapêuticos do ritual de despedida na iminência da morte de um familiar, também tiveram sua origem em dissertações de mestrado; finalmente, o artigo 'A adoção na mídia: revisão da literatura nacional e internacional' de Adriana Pellanda Gagno e Lidia Natalia Dobriansky Weber, que discutiu as representações da mídia sobre o tema da adoção a partir de uma análise da publicação brasileira e estrangeira, corresponde a parte da dissertação de mestrado (da primeira autora). E ainda os livros estão mostrando um crescimento, havendo uma produção nacional que vem ocupar um espaço fundamental e traz uma contribuição particular, atuando como base para o ensino da Graduação e Pós-Graduação, como mostra bem a resenha que faz parte deste número.

Comprova-se, pois, a afirmação acima; mas ela leva a que se faça um outro tanto de questões, quer sejam elas voltadas para um diagnóstico que focalize a importância e diversidade dos temas que estão sendo investigados, quer a pertinência das metodologias utilizadas e a qualidade dos dados obtidos.

De outro lado, parece importante que se busque fazer, uma avaliação de como estão se comportando os veículos de publicação, paralelamente ao trabalho executado pela Comissão estabelecida pela CAPES e que tem a função de determinar o Qualis para a área; entretanto, é sobretudo esta revista que interessa rever, a partir de sua primeira indexação na Base de Dados LILACS, em 1999 (volume 9, número 16); trata-se de uma análise que requer tempo e que deverá ser apresentada posteriormente, como também o questionamento de todos os aspectos que condicionam a manutenção da regularidade das revistas, a evolução na qualidade mais formal da publicação apresentada e sobretudo a importância das temáticas que vem sendo estudadas e colocadas para avaliação e utilização quer seja pela Comunidade Acadêmica quer pelo corpo de profissionais que atuam diretamente com a população em diferentes setores e instituições.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Jun 2003
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