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Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor

Football, art and politics: catharsis and its effects in the fan representation

Resumos

O presente artigo acompanha os desdobramentos do conceito de catarse na tradição filosófica ocidental. Seu intuito é compreender como se deu a passagem do elemento catártico, originado nos domínios do teatro, para o universo esportivo na vida contemporânea. Para isto, analisa-se a maneira pela qual os princípios aristotélicos de representação dramática, cujo efeito sobre o público espectador seria o escoamento das tensões, foram deslocados das artes cênicas para os esportes no século XX. Tal deslocamento permite que se entenda o preconceito intelectual em torno do futebol, visto como fenômeno de alienação das massas, sucedâneo da religião como "ópio do povo". Com base nos apontamentos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, procura-se uma via alternativa dentro da própria tradição marxista, capaz de identificar na experiência dos esportes a desconstrução da "ilusão" cênica, o que se torna possível graças à nova percepção do papel do espectador na modernidade.

Arte; Filosofia; Literatura; Esporte; Espectador; Torcedor


The following article is about how the concept of catharsis has developed in western philosophical tradition. Its goal is to understand how the cathartic element evolved from its original field, which was drama, to the field of sports in contemporary life. Thus, it is analyzed how Aristotle's principles about dramatic representation and its effects on audiences' outflow of tension have moved from drama to sports in the twentieth century. This move favors to understand the reason why there is intellectual prejudice against soccer, a game frequently seen as mass alienation and as the substitute of religion in the role of "people's opium". Basing upon German play writer Bertolt Brecht and also on a new perspective about audiences in modern times, an alternative but still Marxist view is sought; one able to see in sports a deconstruction of scenic "delusion".

Arts; Philosophy; Sports; Audience; Fan


ARTIGOS

Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor

Football, art and politics: catharsis and its effects in the fan representation

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Pós-doutorando na Fondation Maison des Sciences de l'Homme

RESUMO

O presente artigo acompanha os desdobramentos do conceito de catarse na tradição filosófica ocidental. Seu intuito é compreender como se deu a passagem do elemento catártico, originado nos domínios do teatro, para o universo esportivo na vida contemporânea. Para isto, analisa-se a maneira pela qual os princípios aristotélicos de representação dramática, cujo efeito sobre o público espectador seria o escoamento das tensões, foram deslocados das artes cênicas para os esportes no século XX. Tal deslocamento permite que se entenda o preconceito intelectual em torno do futebol, visto como fenômeno de alienação das massas, sucedâneo da religião como "ópio do povo". Com base nos apontamentos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, procura-se uma via alternativa dentro da própria tradição marxista, capaz de identificar na experiência dos esportes a desconstrução da "ilusão" cênica, o que se torna possível graças à nova percepção do papel do espectador na modernidade.

Palavras-chave: Arte. Filosofia. Literatura. Esporte. Espectador. Torcedor

ABSTRACT

The following article is about how the concept of catharsis has developed in western philosophical tradition. Its goal is to understand how the cathartic element evolved from its original field, which was drama, to the field of sports in contemporary life. Thus, it is analyzed how Aristotle's principles about dramatic representation and its effects on audiences' outflow of tension have moved from drama to sports in the twentieth century. This move favors to understand the reason why there is intellectual prejudice against soccer, a game frequently seen as mass alienation and as the substitute of religion in the role of "people's opium". Basing upon German play writer Bertolt Brecht and also on a new perspective about audiences in modern times, an alternative but still Marxist view is sought; one able to see in sports a deconstruction of scenic "delusion".

keywords: Arts. Philosophy. Sports. Audience. Fan

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
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