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O humor como estratégia discursiva de resistência: as charges do SINTTEL/MG

Resumos

Este trabalho tem por objetivo analisar o humor nas charges produzidas pelo sindicato dos trabalhadores em telecomunicação de Minas Gerais, o Sinttel/Minas Gerais. O humor enquanto estratégia de ação produzia fissuras no discurso corporativo e o sindicato, enquanto um grupo de atores organizacionais da Telemig/Telemar-Minas, se posicionava com uma visão de mundo e de empresa contrária aos grupos dominantes - alta administração e gerência. Foram analisados 20 anos de charges, que apareceram nos jornais do Sinttel/MG, enquanto uma estratégia discursiva na construção da visão de mundo do grupo do sindicato contrapondo-se a alta administração da empresa. O uso de humor como estratégia discursiva materializa-se nas charges analisadas, interpenetrando os diversos discursos organizacionais, criando modos de resistência simbólica como formas de tentar difundir e inculcar aos participantes organizacionais os seus próprios valores. É sob um enfoque crítico que se processa a análise das charges e suas mini narrativas, revelando a habilidade do grupo do sindicato para desenvolver uma estratégia discursiva no campo organizacional.


This work has the objective of analysing the humour in the cartoons produced by the Union of Workers of the Telecommunication of Minas Gerais - Sinttel/Minas Gerais. The humour while action strategy produced fictions in the corporative speech and the Union, while was constituted by a group of organisational actors of the former Telemig/ Telemar-Minas, which possessed a worldview contrary to the one of the dominant groups - the company's high management and administration. Twenty years of periodical's cartoons - as well as the discursive strategy employed in the construction of the worldview of the union's group - have been analysed. The use of humour as a discursive strategy is very clear in the cartoons analysed, penetrating in a broad range of organisational speeches, creating modes of symbolic resistance and to inculcate Sinttel's values to the organizational participants. The analysis of the cartoons are processed under a critical approach, disclosing the ability of the Sinttel/MG to develop a discursive strategy at the organisational field.


ARTIGOS / ARTICLES

O humor como estratégia discursiva de resistência: as charges do SINTTEL/MG

Alexandre de Pádua Carrieri

Prof. CEPEAD/FACE/UFMG

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar o humor nas charges produzidas pelo sindicato dos trabalhadores em telecomunicação de Minas Gerais, o Sinttel/Minas Gerais. O humor enquanto estratégia de ação produzia fissuras no discurso corporativo e o sindicato, enquanto um grupo de atores organizacionais da Telemig/Telemar-Minas, se posicionava com uma visão de mundo e de empresa contrária aos grupos dominantes - alta administração e gerência. Foram analisados 20 anos de charges, que apareceram nos jornais do Sinttel/MG, enquanto uma estratégia discursiva na construção da visão de mundo do grupo do sindicato contrapondo-se a alta administração da empresa. O uso de humor como estratégia discursiva materializa-se nas charges analisadas, interpenetrando os diversos discursos organizacionais, criando modos de resistência simbólica como formas de tentar difundir e inculcar aos participantes organizacionais os seus próprios valores. É sob um enfoque crítico que se processa a análise das charges e suas mini narrativas, revelando a habilidade do grupo do sindicato para desenvolver uma estratégia discursiva no campo organizacional.

ABSTRACT

This work has the objective of analysing the humour in the cartoons produced by the Union of Workers of the Telecommunication of Minas Gerais - Sinttel/Minas Gerais. The humour while action strategy produced fictions in the corporative speech and the Union, while was constituted by a group of organisational actors of the former Telemig/ Telemar-Minas, which possessed a worldview contrary to the one of the dominant groups - the company's high management and administration. Twenty years of periodical's cartoons - as well as the discursive strategy employed in the construction of the worldview of the union's group - have been analysed. The use of humour as a discursive strategy is very clear in the cartoons analysed, penetrating in a broad range of organisational speeches, creating modes of symbolic resistance and to inculcate Sinttel's values to the organizational participants. The analysis of the cartoons are processed under a critical approach, disclosing the ability of the Sinttel/MG to develop a discursive strategy at the organisational field.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2004
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