Abreu & Casotti (2018)Abreu, R. G., Casotti, L. M. (2018). Turismo na terceira idade sob a ótica da Transformative Consumer Research. Revista Turismo Em Análise, 29(2), 255-272. doi:10.11606/issn.1984-4867.v29i2p255-272 https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867....
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Título: “Turismo na terceira idade sob a ótica da Transformative Consumer Research: proposição de uma agenda de pesquisa”.
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Periódico (Qualis):Turismo em Análise (B1)
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Objetivo: Propor uma agenda para pesquisas relacionando a experiência do turismo com a terceira idade dentro da perspectiva da TCR.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C., & Ozanne, J. L. (2012). Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C. C., & Ozanne, J. L. (Eds.), Transformative consumer research for personal and collective well-being (pp. 31-52). London: Routledge.
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Metodologia utilizada: Ensaio teórico.
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Resultado: Foram identificadas lacunas teóricas relacionadas à experiência do turismo na terceira idade dentro da abordagem TCR. Além disso, foi proposta uma agenda de pesquisa.
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Sugestões de pesquisas futuras: Identificar como práticas do turismo na terceira idade podem proporcionar bem-estar para os consumidores; quais situações e problemas podem surgir, no contexto do turismo, em decorrência do processo de envelhecimento; entender a relação entre os grupos, políticas públicas, lazer e outras experiências.
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Limitações: Ressaltam a diversidade dos grupos, os quais não podem ser vistos apenas pelas características demográficas.
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Coelho & Abreu (2018)Coelho, P. F. C., Abreu, N. R. (2018). O deficiente visual e a escola: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor. Organizações & Sociedade, 25(86), 485-510. doi:10.1590/1984-9250867 https://doi.org/10.1590/1984-9250867...
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Título: “ O deficiente visual e a escola: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor”.
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Periódico (Qualis):Organizações & Sociedade (A2)
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Objetivo: Analisar o consumo de serviços educacionais do ensino fundamental por deficientes visuais.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Petkus Jr, E. (2010). Incorporating transformative consumer research into the consumer behavior course experience. Journal of Marketing Education, 32 (3), 292-299.
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Metodologia utilizada: Etnografia crítica.
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Resultado: Por meio da pesquisa foi possível identificar os atores que interferem no comportamento de consumo de deficientes visuais (colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as organizações não governamentais envolvidas com a causa). Foi possível compreender a percepção dos próprios alunos sobre o consumo de serviços educacionais. Além disso, a pesquisa visa a obter resultados práticos ao repassar os resultados teóricos alcançados para organizações de pesquisas.
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Sugestões de pesquisas futuras: Pesquisas baseadas em outros deficientes e consumidores vulneráveis.
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Limitações: Destacam a dificuldades por ser uma pesquisa pioneira.
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Almeida, Batinga, Ássimos, & Pinto (2018)
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Título: “Articulando a Transformative Consumer Research e a comunicação não-violenta em situações de insegurança alimentar em grupos vulneráveis”.
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Periódico (Qualis):Revista Eletrônica de Gestão Organizacional (B2)
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Objetivo: Busca explicar como a tecnologia social intitulada comunicação não-violenta (CNV) pode contribuir para o desenvolvimento da TCR.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C., & Ozanne, J. L. (2012). Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C. C., & Ozanne, J. L. (Eds.), Transformative consumer research for personal and collective well-being (pp. 31-52). London: Routledge.
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Metodologia utilizada: Ensaio teórico.
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Resultado: O estudo apresenta contribuições para situações de insegurança alimentar entre indivíduos vulneráveis; discute o conceito de transformação e potencial das pesquisas TCR; aborda também a interação compassiva e seu poder de transformação para bem-estar do indivíduo.
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Sugestões de pesquisas futuras: Pesquisa mais profunda sobre CNV, TCR e Agência e Estrutura; construção de uma nova agenda de pesquisas voltadas especificamente para TCR em Movimento (TCR-M).
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Limitações: O pioneirismo em pesquisa que relaciona a comunicação não-violenta e TCR; olhar restrito apenas à análise teórica.
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Barbosa & Veloso (2017)Barbosa, O. T., Veloso, A. R. (2017). Vulnerabilidade da criança no varejo: um estudo sob a perspectiva da Pesquisa Transformativa do Consumidor. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 15(1), 1-10. doi:10.21714/1679-18272017v15n1.p1-10 https://doi.org/10.21714/1679-18272017v1...
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Título: “Vulnerabilidade da criança no varejo: um estudo sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor”.
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Periódico (Qualis):Revista Eletrônica de Gestão Organizacional (B2) Objetivo: Identificar as vulnerabilidades do consumidor infantil vivenciadas no consumo de varejo.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Petkus Jr, E. (2010). Incorporating transformative consumer research into the consumer behavior course experience. Journal of Marketing Education, 32 (3), 292-299.
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Metodologia utilizada: Investigação exploratória de natureza qualitativa.
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Resultado: A pesquisa apresenta como resultados situações que promovem maior perda de bem-estar das crianças no momento da compra; identificou-se que a vulnerabilidade da criança no varejo está mais associada a fatores externos do que com as características individuais.
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Sugestões de pesquisas futuras: Pesquisas com crianças de outras faixas etárias; percepção das crianças sobre vulnerabilidade; reação dos pais diante da vulnerabilidade dos filhos.
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Limitações: A ausência da pesquisadora na coleta de dados, impossibilitando maiores informações.
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Pinto, Batinga, Ássimo, & Almeida (2016)
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Título: “Transformative consumer research: reflexões, diretrizes e uma análise do campo no Brasil”.
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Periódico (Qualis):Revista Interdisciplinar de Marketing (B4)
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Objetivo: Apresentar e discutir questões atinentes ao movimento da TCR, destacando suas premissas, conceitos, objetos de estudo e outras questões.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C., & Ozanne, J. L. (2012). Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C. C., & Ozanne, J. L. (Eds.), Transformative consumer research for personal and collective well-being (pp. 31-52). London: Routledge.
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Metodologia utilizada: Ensaio teórico.
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Resultado: A obra apresenta um estado da arte sobre a produção nacional de TCR, as principais características encontradas e as dificuldades enfrentadas, tais como: falta de órgão de fomento para estudo na linha, as linhas de pesquisas nos programas de pós-graduação e periódicos limitados aos métodos tradicionais.
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Sugestões de pesquisas futuras: Não apresentam sugestões de pesquisas futuras.
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Limitações: Os autores não destacam as limitações do trabalho.
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Almeida & Casotti (2015)Almeida, T. G., Casotti, L. M. (2015). Turismo voluntário e o bem-estar do consumidor na pesquisa transformativa do consumo. Revista Ciências Administrativas, 21(2), 531-553. doi:10.5020/2318-0722.2015.v21n2p531 https://doi.org/10.5020/2318-0722.2015.v...
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Título: “Turismo voluntário e o bem-estar do consumidor na pesquisa transformativa do consumo”.
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Periódico (Qualis):Revista Ciências Administrativas (B2) Objetivo: Analisar o fenômeno do turismo voluntário, destacando como as lentes da TCR contribuem para o desenvolvimento da área.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C., & Ozanne, J. L. (2012). Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C. C., & Ozanne, J. L. (Eds.), Transformative consumer research for personal and collective well-being (pp. 31-52). London: Routledge.
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Metodologia utilizada: Ensaio teórico.
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Resultado: Além de elaborar uma agenda de pesquisas, os autores identificaram três oportunidades de construção teórica: teorização em nível metodológico, multicultural e em serviços transformativos.
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Sugestões de pesquisas futuras: Conhecer motivações, práticas e significados do consumo do turismo voluntário para os estrangeiros e/ou brasileiros que contratam os programas; conhecer a atuação dos operadores e facilitadores de turismo voluntário, bem como identificar seus problemas, compreender o processo de transformação dos agentes envolvidos.
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Limitações: Os autores não destacam as limitações do trabalho.
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Coelho (2015)Coelho, P. F. C. (2015). A Pesquisa Transformativa do Consumidor: reflexões e diretrizes para pesquisadores brasileiros. Revista Economia & Gestão, 15(40), 4-27. doi:10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p4 https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015...
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Título: “A pesquisa transformativa do consumidor: reflexões e diretrizes para pesquisadores brasileiros”.
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Periódico (Qualis):Economia e Gestão (B1)
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Objetivo: Promover uma reflexão sobre os desafios e possibilidades da TCR para acadêmicos do Brasil.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C., & Ozanne, J. L. (2012). Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In Mick, D. G., Pettigrew, S., Pechmann, C. C., & Ozanne, J. L. (Eds.), Transformative consumer research for personal and collective well-being (pp. 31-52). London: Routledge.
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Metodologia utilizada: Ensaio teórico.
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Resultado: O artigo apresenta reflexões e desafios para pesquisadores que buscam estudar a TCR, além de estabelecer uma agenda para pesquisas futuras.
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Sugestões de pesquisas futuras: O autor salienta que temáticas como serviços educacionais, saúde pública, remédios, exercícios físicos e políticas públicas devem ser abordadas. Além disso, ressalta que os métodos tradicionais associados a outras abordagens podem fortalecer as pesquisas de TCR.
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Limitações: O autor não destaca as limitações da pesquisa, mas sim possíveis dificuldades para trabalhos futuros (as etapas do processo de pesquisa proposto podem ser incompatíveis com a realidade e as novas abordagens podem causar estranhamento aos avaliadores de periódicos nacionais).
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BASE SciELO
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Souza & Leão (2013)Souza, I. L. D., Leão, A. L. M. D. S. (2013). Movimento sensual: um estudo da narrativa mitológica na publicidade de uma marca de moda praia. Organizações & Sociedade, 20(67), 623-649. doi:10.1590/S1984-92302013000400004 https://doi.org/10.1590/S1984-9230201300...
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Título: “Movimento sensual: um estudo da narrativa mitológica na publicidade de uma marca de moda praia”.
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Periódico (Qualis):Organização e Sociedade (A2)
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Objetivo: Responder como o mito reproduzido na publicidade opera a significação da marca Movimento.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: TCR / TSR não é conceituada no artigo.
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Metodologia utilizada: Análise baseada na semiologia barthesiana
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Resultado: Os autores identificaram que a Movimento é uma marca que cultua o corpo, usando a sensualidade, mas sem assumir o erotismo explícito. Observaram que a marca vende mais pelo caráter simbólico do que pelas características utilitárias que representa. Com isso, é necessário desenvolver uma publicidade mais rica em histórias e voltada para o cotidiano, pois é nestas que residem o mito e seu poder de conquista.
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Sugestões de pesquisas futuras: Outros estudos com a mesma abordagem, mas analisando modalidades diferentes; pesquisas que analisem os mecanismos de criação e a recepção dos consumidores.
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Limitações: A construção do corpus foi baseada apenas na publicidade impressa, deixando de fora os catálogos; não consideraram a visão dos responsáveis pela criação e nem a percepção dos consumidores.
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Lübeck, Schröeder, & Wittmann (2018)
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Título: “Quais categorias se relacionam à imagem corporal na literatura de conduta do consumidor e psicologia?”.
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Periódico (Qualis):Pensamiento y Gestión (B1).
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Objetivo: Busca identificar as categorias associadas ao termo “imagem corporal feminina” e discutir as implicações dessas teorias para o bem-estar dos consumidores.
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Referência utilizada para conceituação de TCR/TSR: TCR / TSR não é conceituada no artigo.
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Metodologia utilizada: Análise de conteúdo.
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Resultado: Os autores conseguiram estabelecer uma hierarquia e inter-relação de categorias relacionadas ao conceito de body image .
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Sugestões de pesquisas futuras: Sugere-se a investigação empírica dos resultados e análise de questões mais específicas, como aspectos culturais.
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Limitações: Os autores destacam as dificuldades inerentes a uma pesquisa exploratória.
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