Acessibilidade / Reportar erro

Party cues no Brasil? Um teste crucial da capacidade do sistema de partidos brasileiro em influenciar a opinião pública

Party cues in Brazil? A crucial test on the ability of the Brazilian party system to influence public opinion

¿ Party cues en Brasil? Un test crucial de la capacidad del sistema de partidos brasileño para influir en la opinión pública

Party cues au Brésil ? Un test crucial de la capacité du système des partis brésilien à influencer l'opinion publique

Resumo

Este artigo apresenta um teste crucial da teoria das pistas partidárias ( party cues ) ao investigar a associação entre as posições legislativas do sistema de partidos políticos brasileiro, numa dimensão governo-oposição, e a avaliação governamental feita por seus simpatizantes. O contexto do teste é o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), marcado por sucessivas crises econômicas, o que tenderia a reduzir o poder de influência dos partidos sobre a opinião pública, frente ao tradicional poder explicativo das teorias do voto econômico e das funções de popularidade. Os resultados, baseados em modelos multiníveis a partir da análise de sete surveys , sugerem que as pistas partidárias funcionam inclusive num país como o Brasil e no contexto adverso escolhido nesse teste empírico. Os achados indicam ainda que as pistas partidárias são mais fortes segundo a relevância midiática de cada partido.

pistas partidárias; aprovação governamental; mídia; voto econômico; funções de popularidade; análise multinível

Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rop@unicamp.br