Acessibilidade / Reportar erro
Nova Economia, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2024
  • A Publicação Contínua e os modos de leitura dos periódicos científicos Editorial

    Cunha, Alexandre Mendes
  • Determinantes do consumo cultural das famílias: evidências para as regiões metropolitanas brasileiras a partir de uma análise probit bivariada Artigo Original

    Pereira, Fernanda Souza; Brito, Danyella Juliana Martins de; Silva, Marcus Vinícius Amaral e

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais. A metodologia empregada engloba a aplicação de um modelo probit bivariado. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral, os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to evaluate the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as linked to the consumption of other cultural goods and services. The methodology used encompasses the application of a bivariate probit model. To this end, data from the 2017-2018 Family Budget Survey (POF) is used. In general, the results obtained for the model indicate that the consumption of direct cultural goods and services outside the home and the consumption of other cultural goods and services are positively correlated, highlighting the issue of inequality in cultural consumption due to certain social barriers (education, income, access to credit, among others).
  • Erratum Erratum

Nova Economia FACE-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-901, Tel.: +55 31 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ne@face.ufmg.br