Acessibilidade / Reportar erro

Cariótipo, distribuição da heterocromatina e meiose de Zabrotes subfasciatus (Bohemann) (Coleoptera: Chrysomelidae, Bruchinae)

Zabrotes subfasciatus (Boh.) é estudada intensivamente em termos agronômicos e bioquímicos por causar danos aos grãos de leguminosas armazenados. No entanto, os dados publicados sobre o seu cariótipo são escassos e conflitantes. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever o cariótipo e a meiose desse inseto e analisar o padrão de bandas-C de seus cromossomos. Foram analisados os gânglios cerebrais de pré-pupas e os testículos de adultos e pupas com adaptação de uma técnica que permitiu boa qualidade de preparo dos cromossomos dessa espécie. Todos os indivíduos apresentaram 26 cromossomos nas metáfases mitóticas. Esses cromossomos foram classificados em: acrocêntricos (cromossomo X); submetacêntricos (pares 4 e 5); subtelocêntricos (par 12 e cromossomo y); metacêntricos (demais pares). O cromossomo 5 apresentou uma constrição secundária. Todos os cromossomos apresentaram heterocromatina próximo ao centrômero e os cromossomos 5, 9 e X, nos braços longos. O cromossomo X mostrou-se heteropicnótico durante toda a prófase da primeira divisão meiótica. As subfases da prófase I foram pouco distintas e a meiose II de difícil identificação. Os testículos de todos os machos apresentaram poucas células. Os bivalentes apresentaram a forma de bastão na metáfase I. O seu cariótipo constitui-se de 26 cromossomos, sendo as fórmulas cariotípicas 2n = 24 + XX nas fêmeas e 2n = 24 + Xyp e n = 12 + X ou n = 12 + y nos machos.

Insecta; caruncho-do-feijoeiro; cromossomo; banda-C; sistema Xyp


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br