Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do silício, aplicado em plantas de trigo, na biologia e comportamento alimentar do pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.) (Hemiptera: Aphididae)

Foi avaliado o efeito do silício, aplicado em plantas de trigo (Triticum aestivum L.) sobre o pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.) (Hemiptera: Aphididae). Plantas de trigo foram tratadas com silício incorporado no solo e aplicado nas folhas. Foram avaliadas as durações dos períodos pré-reprodutivo, reprodutivo e pós-reprodutivo, como também a fecundidade e a longevidade do pulgão-verde. O comportamento alimentar foi investigado utilizando-se a técnica de Electrical Penetration Graphs (EPG-DC) e "honeydew clock". Plantas tratadas com silício mostraram efeito adverso sobre o desenvolvimento do pulgão. A penetração dos estiletes não foi afetada pelos tratamentos com silício. Contudo, os estiletes foram retirados mais freqüentemente das plantas tratadas com silício, o que reduziu o tempo de prova. O xilema e o floema foram igualmente alcançados em todos os tratamentos e os pulgões permanecerem alimentando-se no floema por períodos similares. Entretanto, a excreção de honeydew foi reduzida no tratamento com silício, indicando menor taxa de ingestão ou maior retenção de seiva no corpo do pulgão. Portanto, alterações químicas e indução de resistência estão provavelmente envolvidas na redução da performance do pulgão, sem, entretanto, alterar seu período de alimentação.

Insecta; resistência; biologia; EPG


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br