Acessibilidade / Reportar erro

APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE 1996-2019

APPROXIMATIONS BETWEEN PHYSICAL EDUCATION AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY: AN ANALYSIS OF BIBLIOGRAPHIC PRODUCTION IN 1996-2019

APROXIMACIONES ENTRE EDUCACIÓN FÍSICA Y PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA: UN ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN BIBLIOGRÁFICA DE 1996 A 2019

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a produção do conhecimento no Brasil sobre o tema pedagogia histórico-crítica e Educação Física, em um recorte temporal de 1996 a 2019. Identificamos 163 produções, das quais extraímos os seguintes aspectos: 1) Saltos quantitativos na produção do conhecimento; 2) O debate no interior de eventos científicos; 3) Instituições e regiões mais prolíficas; 4) Principais orientadores de teses e dissertações; 5) Obras/autores mais citados; 6) Relações entre os autores. Identificamos que, após 2012, a produção aumentou progressivamente, porém as relações de cooperação são restritas. Concluímos que, apesar dos avanços recentes, novos laços e parcerias devem ser edificados para a construção coletiva da Educação Física à luz desta teoria pedagógica.

Palavras-chave:
Revisão; Indicadores de Produção Científica; Educação; Educação Física

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br