Acessibilidade / Reportar erro

CLASSIFICAÇÕES, RÓTULOS E GIROS: O PANORAMA DA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI

CLASSIFICATIONS, LABELS AND TURNS: THE OVERVIEW OF THE EPISTEMOLOGICAL DISCUSSION OF BRAZILIAN PHYSICAL EDUCATION IN THE 21ST CENTURY

CLASIFICACIONES, ETIQUETAS Y GIROS: EL PANORAMA DE LA DISCUSIÓN EPISTEMOLÓGICA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILEÑA EN EL SIGLO XXI

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o panorama da discussão epistemológica da Educação Física (EF) brasileira, no século XXI, com o intuito de contribuir com novas chaves de leitura para o debate. Para tal, além da análise da produção científica do campo sobre o assunto, foram realizadas entrevistas com oito pesquisadores que publicam artigos sobre o tema da epistemologia, sendo eles: Valter Bracht, Mauro Betti, Paulo Fensterseifer, Pedro Hallal, Felipe Quintão de Almeida, Juliano de Souza, Marcelo Moraes e Silva e Ricardo Rezer. A partir da produção científica e das entrevistas é possível concluir que a discussão epistemológica da EF brasileira avança rumo a uma condição de pluralidade que parece vir acompanhada de problemas em relação à formação científica.

Palavras-chave
Epistemologia; Educação Física; Linguagem; Ontologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br