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CONCEPÇÃO DE CORPOREIDADE/SUBJETIVIDADE HUMANA: CONTRIBUIÇÃO DA EPISTEMOLOGIA COMPLEXA PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

CONCEPCIÓN DE CORPOREIDAD/SUBJETIVIDAD HUMANA: CONTRIBUCIÓN DE LA EPISTEMOLOGÍA COMPLEJA AL CAMPO DE LA EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Este ensaio tem como objetivo avançar nos diálogos entre a epistemologia complexa e o campo de conhecimento da Educação Física, a partir da concepção de corporeidade/subjetividade humana. Trata-se de um estudo teórico realizado mediante pesquisa bibliográfica da obra de Edgar Morin, sobretudo, dos seis volumes de O método, com o qual se fundamentou a referida proposta. Contextualizou-se o cenário dos debates acerca do tema da corporeidade no campo da Educação Física, no qual se intenciona introduzir a concepção em questão. Esta concepção é o resultado da articulação teórica dos conceitos de corporeidade/subjetividade do indivíduo e de subjetividade social. Com essa proposição, que assume o paradigma dos sistemas complexos auto-organizados, espera-se estabelecer diálogos com outras perspectivas teóricas, pontes com outras áreas do conhecimento e apontar caminhos para pensar a prática pedagógica nas suas diferentes áreas de atuação.

Palavras-chave:
Corpo humano; Epistemologia; Educação Física.

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