Acessibilidade / Reportar erro

NAS PRIVADAS RECREAÇÃO, NAS PÚBLICAS EDUCAÇÃO: AS CARACTERÍSTICAS DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS AO LAZER NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IN PRIVATE RECREATION, IN PUBLIC EDUCATION: THE CHARACTERISTICS OF SUBJECTS RELATED TO LEISURE IN PHYSICAL EDUCATION COURSES

EN PRIVADAS RECREACIÓN, EN PÚBLICAS EDUCACIÓN: LAS CARACTERÍSTICAS DE LAS DISCIPLINAS RELACIONADAS COM EL OCIO EN LOS CURSOS DE EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

O objetivo deste artigo foi caracterizar as disciplinas relacionadas ao lazer dos cursos de Educação Física de instituições privadas e públicas. Foi utilizada metodologia mista e a técnica Análise Categorial. Como conclusões, as disciplinas relacionadas ao lazer ocupam maior espaço nas instituições públicas comparativamente às privadas e não têm localização semestral específica dentro desses currículos. Sobre os temas, as disciplinas nas instituições privadas se aproximam principalmente da recreação e nas públicas da educação. Já os enfoques são semelhantes nas instituições privadas e públicas e as disciplinas valorizam principalmente o enfoque na história, teoria ou conceito de lazer. Sobre as bibliografias, a obra mais constatada é “Introdução ao Lazer” de Victor Andrade Melo e Edmundo Drummond Alves Júnior e o autor mais citado é Nelson Carvalho de Marcellino.

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Currículo; Ensino Superior; Formação Profissional.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br