Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como o foot ball esteve presente no programa de Educação Física e foi utilizado como instrumento modelador de corpos no Colégio Diocesano Pio X, no período de 1910 a 1954. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa, privilegiando os discursos médicos e pedagógicos que circularam nas páginas de jornais e revistas produzidos na Paraíba, durante o recorte proposto pela pesquisa. Como aporte teórico-metodológico, fiz uso das contribuições de Michel Foucault através do conceito de Poder Disciplinar, a fim de refletir sobre a construção do projeto de educação do corpo do Colégio. Assim, dialogo com os campos da História da Saúde, Educação e Corpo, para lançar luz sobre esses objetos de estudo. Como conclusão, destaco que o foot ball e a Educação Física foram responsáveis por colocar em prática um projeto de educação que atuava sobre o corpo dos jovens, modelando-o, disciplinando-o, adestrando-o, medicalizando-o e pedagoziando-o.
Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento; História; Saúde; Medicalização