Acessibilidade / Reportar erro

A geração de casas e crianças na Bahia: paternidade e relacionalidade no Baixo-Sul* * Agradecemos ao coletivo de pesquisadoras/es do Programa de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (MUSA/ISC/UFBA), que esteve presente nas discussões dos resultados e no apoio permanente que ofereceu para a realização desta pesquisa e deste trabalho. Este artigo deriva de pesquisa do doutorado realizada entre 2011-2015, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsa de doutorado sanduíche fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

The generation of houses and children in Bahia: paternity and relatedness in the Lower South

La generación de casas y niños en Bahía: paternidad y relacionalidad en el Bajo Sur

Resumo

“Riachão” é uma vila de pescadores e marisqueiras artesanais no Baixo-Sul da Bahia, onde o reconhecimento da paternidade ocorre entre concepção e o processo de tornar pública uma gravidez. As pessoas se relacionam como parentes e afins a partir das casas, que são agentes centrais na constituição de relacionalidade (relatedness). A discussão etnográfica evidencia como a relacionalidade emerge nas dinâmicas das relações amorosas, de iniciação sexual, da procriação e do fazer da paternidade, nos quais as casas estão sempre presentes. Para criar parentesco é necessário também gerar casa. O artigo contribui para o estudo do parentesco e reprodução como processo social no Brasil, problematizando as análises dos organismos biológicos e dos processos fisiológicos como apartados dos mundos materiais que habitam e dos objetos e coisas que os constituem. Simultaneamente, a discussão sobre a criação de conexões paternas em Riachão contribui para a literatura sobre “house-ing” através de um foco na imbricação entre processos de formação de novas pessoas, novas casas e relacionalidade.

Palavras-chave:
Reprodução; Paternidade; Casas; Relacionalidade; Gênero; Bahia-Brasil

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com