Acessibilidade / Reportar erro

A MÁSCARA E O CONTRARREGRA: A ARTE ÉPICO-CÔMICA DA AFETAÇÃO EM MACHADO DE ASSIS E HENRY FIELDING

THE MASK AND THE STAGEHAND: THE EPIC-COMIC ART OF AFFECTATION IN MACHADO DE ASSIS AND HENRY FIELDING

Resumo

O presente artigo visa aproximar os autores Henry Fielding e Machado de Assis a partir dos seguintes pontos de contato: o manejo sofisticado da forma do romance, a mistura de gêneros e estilos, a problematização da ideia de autoria e a importância do teatro como forma literária e visão de mundo. Por meio da análise e do comentário de excertos das obras Joseph Andrews (1742) e Tom Jones (1749), de Fielding, e Os deuses de casaca (1866) e Quincas Borba (1891), de Machado, busca-se delinear uma análise comparada que resgate o nome de Henry Fielding como uma referência crucial para a crítica machadiana, sobretudo a partir da forma épico-cômica.

Palavras-chave:
Machado de Assis; Henry Fielding; romance; teatro; afetação

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br