Acessibilidade / Reportar erro

Alternância de temperatura e envelhecimento acelerado na mobilização de reservas durante a germinação de sementes de Carica papaya L.

Objetivou-se, neste trabalho, identificar as fases da absorção de água durante a germinação de sementes de Carica papaya e avaliar a influência da alternância de temperatura e do envelhecimento acelerado na mobilização de reservas durante a germinação. Foi avaliado o ganho de peso, obtendo-se a curva de embebição. A fase I da germinação compreende o período entre zero e cinco horas; a fase II, entre cinco e 120 horas; e a fase III se inicia após 144 horas. Sementes foram submetidas ao teste de germinação sob temperaturas de 25 ºC e de 20-30 ºC (16/8 h), e antes e após o envelhecimento acelerado (43 °C / 72 h). Durante o teste de germinação, no tempo inicial, após 4, 10, 120 e 240 horas de embebição, foram determinados os teores de açúcares solúveis, amido, lipídeos e proteínas totais. Observou-se maior germinação sob alternância de temperatura. Nesta condição há redução dos carboidratos, lipídeos e proteínas na fase I, flutuações nos teores de lipídeos e aumento nos teores de proteínas durante as fases II e III. A mobilização dos lipídeos em sementes de mamão não sofre influência do envelhecimento acelerado, mas as sementes submetidas ao envelhecimento apresentam menor teor de proteínas na fase III.

embebição; mamão; açúcares solúveis; amido; lipídeos; proteínas


ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br