Acessibilidade / Reportar erro

O ESPORTE ORIENTAÇÃO COMO COMPONENTE PEDAGÓGICO

RESUMO

O Esporte Orientação (EO) se destaca pelo potencial pedagógico e formativo, pois engloba aspectos físicos, cognitivos e sociais que contribuem para a formação integral dos estudantes. A sua reprodução ou recriação no contexto escolar pode ser uma experiência concreta de transformação e estímulo às ações de protagonismo estudantil. O objetivo do presente estudo é indicar as possibilidades de inserção do EO nas unidades escolares, em todos os anos de ensino da Educação Básica, apresentando-o como modelo de esporte educacional. Trata-se de um estudo descritivo de característica propositiva. Buscou-se apresentar as especificidades do esporte fundamentas na perspectiva relacional de Pierre Bourdieu, no modelo analítico do 5E’s de Wanderley Marchi Junior e na análise documental da Base Nacional Comum Curricular, ressaltando o conteúdo rico que pode ser contemplado nas aulas de Educação Física durante o processo educacional.

Palavras-chave:
Orientação; Contexto Escolar; Esporte Educacional; Educação Física

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br