Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS E BARREIRAS: REFLEXÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

RESUMO

A pandemia de covid-19 em alguns países foi declarada encerrada. As atividades de aprendizagem começaram a ser transferidas presencialmente, como antes. Porém, o aprendizado online que durou quase 2 anos certamente deixou lembranças inesquecíveis. Durante a pandemia, os professores de educação física (EF) tornaram-se um dos que mais sentiram o forte impacto do ensino online. O objetivo deste estudo é explorar a experiência de ensino online de professores de EF. A variável desta pesquisa são as dificuldades percebidas pelos professores de EF ao ministrarem das aulas durante a pandemia. Esta pesquisa é uma pesquisa qualitativa que utiliza um desenho de análise narrativa. Um total de 8 professores de educação física do ensino fundamental e médio estão envolvidos no estudo. Realizamos entrevistas semiestruturadas para explorar as experiências dos professores durante o ensino online na era da pandemia. A experiência contida neste artigo está relacionada com problemas que são comumente encontrados pelos professores na Indonésia ao implementarem a aprendizagem online. Argumenta-se que a maioria dos problemas origina-se do lado do aluno. No entanto, os professores também admitiram que criaram desvantagens na aprendizagem on-line através de limitações nas competências informáticas, no design de aprendizagem e limitada adaptação na migração do curso de off-line para on-line. Esta investigação pode então ser utilizada por professores e partes interessadas para maximizar a aprendizagem em antecipação à possível pandemia que se aproxima.

Palavras-chave:
Aprendizado online; Educação física; Reflexão docente; Pandemia

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br