Acessibilidade / Reportar erro

Nossa Capa

Our Magazine Cover

NOSSA CAPA OUR MAGAZINE COVER

Günter Blobel

Prêmio Nobel de Medicina de 1999

Um grande número de proteínas que desempenham funções essenciais está constantemente sendo produzido e transportado para fora da célula ou para as organelas celulares. Como as proteínas recém-sintetizadas são transportadas através das membranas que envolvem as organelas, e como elas são direcionadas para a sua posição correta dentro das células?

Estas questões foram respondidas através do trabalho laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1999 e intitulado Proteínas têm Sinais Intrínsecos que Direcionam seu Transporte e sua Localização na Célula, de autoria do dr. Günter Blobel, um biólogo celular e molecular da Universidade Rockefeller, de Nova York. A pesquisa teve seu início na década de 1970, quando o professor Blobel descobriu que as proteínas recém-sintetizadas têm um sinal intrínseco que é essencial para direcioná-las através da membrana do retículo endoplasmático.

Durante os 20 anos seguintes, Blobel caracterizou em detalhes os mecanismos moleculares básicos desses processos. Ele também mostrou que endereços direcionam as proteínas para outras organelas intracelulares.

Os princípios descobertos e descritos por Günter Blobel tornaram-se universais, operando da mesma forma em fungos, plantas e células animais. Doenças hereditárias humanas são causadas por erros nestes sinais e mecanismos de transporte. A pesquisa de Blobel também contribuiu para o desenvolvimento de um uso mais efetivo de células como fábricas de proteínas recombinantes.

A HIPÓTESE DO SINAL

Blobel estudou como as proteínas recém-sintetizadas são transportadas para o meio extracelular ou são direcionadas para um sistema de membranas intracelulares especializado, o retículo endoplasmático.

Em 1971, o biólogo formulou a primeira versão da hipótese do sinal. Ele postulou que proteínas secretadas para o meio extracelular contêm um sinal intrínseco que dirige-as para e através das membranas. Blobel descreveu, em 1975, as várias etapas desses processos. Foi descoberto que o sinal consiste de um peptídeo, e também foi sugerido que a proteína atravessa a membrana do retículo endoplasmático através de um canal.

Durante os 20 anos seguintes, Blobel e colaboradores caracterizaram passo a passo os detalhes moleculares desses processos. Finalmente foi demonstrado que a hipótese de sinal estava correta e era universal, já que o processo operava da mesma maneira em fungos, plantas e células animais.

Em colaboração com outros grupos de pesquisa, Günter Blobel foi capaz de mostrar que sinais intrínsecos similares direcionam o transporte de proteínas também para outras organelas intracelulares. Com base em seus resultados, Günter Blobel formulou, em 1980, os princípios gerais para a classificação e o direcionamento de proteínas para um compartimento celular em particular.

Cada proteína carrrega em sua estrutura a informação necessária específica para sua própria localização na célula. Seqüências específicas de aminoácidos determinam se a proteína passará através da membrana para o interior de uma organela em particular, se ela será integrada à membrana, ou se será exportada.

Uma variedade de sinais que direcionam as proteínas para as diferentes partes das células tem sido identificada, mostrando que os princípios formulados por Blobel estão corretos. Estas seqüências que funcionam como uma marca são de fato uma cadeia de diferentes aminoácidos presentes como uma pequena porção do final da proteína, ou algumas vezes localizadas no meio da proteína.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Jun 2004
  • Data do Fascículo
    Fev 2004
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br