Acessibilidade / Reportar erro

Fórmulas de Martin, Friedewald e Cordova comparadas com a dosagem direta do LDL-C no sul do Brasil

RESUMO

Introdução:

Recentemente, foi recomendada a flexibilização do jejum para a determinação laboratorial do perfil lipídico. Quando os triglicerídeos (TG) estiverem acima de 400 mg/dl, deve ser utilizada a fórmula proposta por Martin et al. para a estimativa do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), contudo, essa fórmula não foi avaliada em nossa população.

Objetivos:

Avaliamos o desempenho da equação de Martin para a estimativa do LDL-C em comparação com as fórmulas de Cordova & Cordova e Friedewald em uma população da região sul do Brasil.

Métodos:

A amostragem foi composta por 10.664 indivíduos brasileiros (5.847 mulheres) com idades entre 1 e 93 anos, com TG, colesterol total (CT), colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e LDL-C medidos diretamente.

Resultados:

A fórmula de Martin apresentou valores significativamente mais altos de LDL-C em pacientes com TG < 300 mg/dl, subestimando os valores quando TG > 400 mg/dl, inclusive com valores negativos; também foi superestimado o LDL-C em todas as faixas de CT, com maior desvio padrão. Ainda apresentou um erro médio maior nos intervalos estratificados e um menor coeficiente de correlação.

Conclusão:

A equação de Martin não tem acurácia para a estimativa do LDL-C em nossa amostragem, a menos que o TG esteja entre 300 e 400 mg/dl. Recomendamos que a fórmula Cordova & Cordova seja utilizada como uma alternativa para determinar o LDL-C quando sua medida direta não estiver disponível e que a fórmula de Martin não seja aplicada indiscriminadamente em outras populações sem ser adequadamente avaliada e comparada com outras equações disponíveis.

Unitermos:
colesterol; LDL-colesterol; fórmulas; aterosclerose; fatores de risco

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br