Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo de duas classificações histopatológicas para carcinoma de células escamosas bucal

RESUMO

Introdução:

O carcinoma de células escamosas (CCE) é o tumor mais frequente entre todos os cânceres localizados na cavidade bucal. Apesar dos avanços, o prognóstico dessa neoplasia ainda é um desafio para os cirurgiões. Diante dessa situação, vários estudos tentam associar a análise histopatológica ao prognóstico, a fim de que os planejamentos terapêuticos se tornem mais precisos.

Objetivos:

Esta pesquisa teve como objetivo realizar o estudo epidemiológico dos CCEs e classificá-los histopatologicamente conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o modelo “Budding and Depth of Invasion” (BD). Um estudo retrospectivo foi realizado.

Metodologia:

Foram analisados dados dos prontuários arquivados no Hospital UOPECCAN entre 2009 e 2015. A amostra foi composta por 57 pacientes. Os dados epidemiológicos foram coletados e os blocos resgatados e cortados para análise histopatológica. As associações foram realizadas por meio do teste qui-quadrado, com nível de significância de 5% (p = 0,05) pelo programa GraphPad Prism. As duas análises histopatológicas foram correlacionadas por meio do teste estatístico de Spearman.

Resultados:

Após análise das amostras, verificamos mais prevalência de CCE nos pacientes fumantes do sexo masculino com idade superior a 40 anos. Não houve correlação entre os métodos BD e OMS. A classificação da OMS apresentou associação significante com a idade (p = 0,03) e a sequência de tratamento (p = 0,05). Já o modelo BD associou comprometimento linfonodal (p = 0,005) e estadiamento clínico (p = 0,005).

Conclusão:

A classificação BD foi mais objetiva para a análise histopatológica e pode ser uma importante ferramenta para análise do prognóstico do paciente, auxiliando na decisão do tratamento.

Unitermos:
carcinoma de células escamosas; prognóstico; estadiamento de neoplasias.

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br