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Dos objetos da Comunicação à comunicabilidade sensível: experiência estética e epistemologia da Comunicação* * Versões anteriores deste trabalho foram apresentadas no evento “10 anos FiloCom: a Nova Teoria nos 44 anos da ECA”, na Escola de Comunicações e Artes da USP, em novembro de 2010 e, posteriormente, no GT de “Epistemologia da Comunicação”, no XXI Encontro da COMPÓS, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em junho de 2012. Sou especialmente grato às interações com os colegas que ajudaram no aperfeiçoamento das ideias deste texto no decorrer de sua elaboração, em especial a Ciro Marcondes Filho, José Luiz Braga, Paulo Masella e Cesar Guimarães.

De objetos de Comunicación a comunicabilidad sensible: la experiencia estética y epistemología de la Comunicación

Resumo

O texto examina as ideias que dão núcleo a uma discursividade estética, nas pesquisas em Comunicação: partindo da identificação entre estética e uma axiologia dos juízos sobre produtos da cultura mediática, as teorias da Comunicação vincularam o núcleo estético dos fenômenos do campo ao seu caráter de “artisticidade”. Em vista de uma suposta “virada estética” em ramos mais recentes das teorias da Comunicação, propões-se aqui demarcar os novos significados do “estético”, em sua assimilação à dimensão afetiva e sensorial da sociabilidade, com os corolários de uma comunicabilidade da experiência sensível, na formulação de Herman Parret e Jean-François Lyotard.

Palavras chave:
Estética; Comunicação; Sensibilidade

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