Acessibilidade / Reportar erro

Aos leitores

Desde as mais antigas formas de comunicação gestual e de uso da linguagem até os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, a produção, o armazenamento, a circulação e o compartilhamento da informação e conteúdo simbólico se caracterizam como aspectos centrais da sociedade. Razão pela qual, a cada edição da Revista Brasileira de CiênciaS da Comunicação – RBCC, procuramos retratar este vasto universo, seguindo duas metas principais: 1) contribuir para que a Comunicação Social ocupe, cada vez mais, lugar central nos estudos sociais atuais; e 2) democratizar e facilitar o acesso ao conhecimento científico produzido nesta área.

Assim, os três eixos temáticos dessa edição: “Mídia, democracia e liberdade de imprensa”; “A pesquisa em Comunicação e a difusão do conhecimento; e “Mídia, representação e participação em mídias sociais” reúnem uma “pequena”, porém, significante parte dos estudos realizados nessa área do conhecimento. Como o leitor poderá observar, os 13 artigos refletem não só a diversidade de assuntos abordados e pesquisados dentro da Comunicação, mas também um intercâmbio entre espaço e tempo, uma vez que procuramos agrupar pesquisadores de diversos países e universidades e pertencentes a diferentes gerações – o que sempre estimula novos olhares, novas práticas, diferentes tipos de formação e a troca de conhecimento.

Chamamos a atenção para a atualidade dos temas tratados espontaneamente pelos autores (o periódico não convoca edições temáticas) que nos permite um “passeio” pela situação dos meios de Comunicação na Europa e no Brasil, discutindo como pano de fundo as contradições no tocante à democratização da mídia e a liberdade de imprensa. Outro eixo interessante de artigos se ocupam em fazer uma pesquisa da pesquisa em Comunicação, tanto do ponto de vista das práticas de investigação quanto da circulação e difusão do conhecimento. Um terceiro grupo de artigos está mais voltado às práticas sociais de participação e representações midiáticas a partir de leitores de jornais e usuários de mídias digitais, bem como das práticas dos produtores de conteúdos midiáticos.

Como a revista está atenta ao novo e ao diferente, a seção “Arena” deste número contempla um emblemático artigo do pesquisador Maximiliano Martín Vicente (da Universidad Jaume I, de Valência – Espanha, e da Universidade Estadual Paulista, de Bauru – SP). Intitulado Comunicación y Paz Activa: un diálogo posible, relaciona a Comunicação com a cultura de paz, entendendo ambas como ferramentas dinamizadoras e transformadoras de realidades sociais. Outro destaque é a “Entrevista”, desta vez feita com o professor Josep María Català Domènech, da Universidade Autônoma de Barcelona, considerado atualmente um dos maiores especialistas europeus no estudo da imagem.

Por fim, a seção “Resenhas”, como tradicionalmente ocorre, traz resenhas críticas de alguns dos lançamentos bibliográficos recentes.

A partir desse material, esperamos que o leitor possa explorar as interconexões permitidas pela Comunicação, traçar-lhes contornos e considerar suas implicações de acordo com seus interesses de estudo, formação e prática na esperança de produzir luzes para o nosso mundo contemporâneo, simultaneamente saturado pela mídia e pela informação, além de “montanhas” de papers, mas carente de reflexões aprofundadas, seja dos canais midiáticos que desempenham um papel relevante na difusão da informação à sociedade, e mesmo da pesquisa em Comunicação que avança rapidamente, mas que, em grande parte, ainda carece de fortalecimento para a solidificação da área de conhecimento.

Equipe Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2015
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br