Acessibilidade / Reportar erro

LUGARES/OLHARES DES-LOCADOS E A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DO OUTRO EM ATONEMENT, DE IAN MCEWAN, E NA ADAPTAÇÃO FÍLMICA, DE JOE WRIGHT

DIS-PLACED SITES/SIGHTS AND THE CONFIGURATION OF OTHERNESS' SPACE IN IAN McEWAN'S ATONEMENT AND IN JOE WRIGHT'S FILM ADAPTATION1 1 Este trabalho é derivado da tese de doutorado intitulada "Jogo de Espelhos em Atonement: trajetórias e implicações da metaficcionalidade no romance e no filme", defendida em maio de 2013, sob a orientação da Profª Drª Genilda Alves de Azerêdo Rodrigues.

A problematização de categorias dicotômicas num mundo plural, heterogêneo e contraditório, cujas fronteiras sócio-artística-culturais são questionadas e confrontadas, impulsiona o artista a olhar para regimes estéticos que apropriadamente busquem o enfrentamento destas questões. A metaficção, como um fenômeno estético, intencionalmente autorreferencial e autorreflexivo, se adéqua às exigências da arte contemporânea. Associada à paródia, a metaficção produz uma forma artística de leitura sofisticada e também impõe um novo olhar crítico-teórico para alcançar esta complexidade. Neste trabalho, elegemos como recorte de análise a cena da fonte no romance Atonement, de Ian McEwan e na sua adaptação fílmica homônima, do diretor Joe Wright. Com o objetivo de refletir sobre o lugar e o olhar des-locados da personagem-escritora Briony Tallis e sua consequente jornada em busca de uma auto-justificação, investigamos a elaboração das narrativas metaficcionais nos recortes literário e fílmico e observamos que o conflito entre ética e estética resulta na configuração do espaço do outro.

metaficção; paródia; Atonement; filme; alteridade; espaço.


Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br